A MELHOR INFORMAÇÃO

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

IBAMA SE REÚNE COM PREFEITOS DE ÁREAS CRÍTICAS DE DESMATAMENTO NO ESTADO

Nesta semana, o superintendente do Ibama em Mato Grosso, Marcus Keynes, visitou os prefeitos da chamada área crítica do desmatamento no estado, na região Noroeste, entre elas Juína, Cotriguaçu, Colniza, Castanheira e Aripuanã.


No início do próximo mês, haverá reuniões com prefeitos de municípios localizados na região Norte, conforme informações da assessoria repassadas ao Nortão Notícias.


Durante o encontro, Keynes informou que as operações continuarão rigorosas e haverá reforço no efetivo de agentes. Segundo ele, a estratégia agora inclui averiguar indústrias madeireiras e produção em áreas embargadas. Todos os créditos de madeira de todas as madeireiras serão rastreados, assim como os pátios das empresas serão vistoriados.  O combate ao desmatamento irregular prevê também a destruição de bens utilizados em ilícitos ambientais.


Os programas restringem-se à regularização das áreas de preservação permanente, reservas legais e de uso restrito, que poderão ser efetivadas mediante recuperação, recomposição, regeneração ou compensação. Os proprietários ou possuidores de imóveis rurais deverão inscrever seus imóveis no Cadastro Ambiental Rural (CAR). As multas relativas à supressão irregular de vegetação em áreas de preservação permanente, de reservas legais e de uso restrito cometidas antes de 22 de julho de 2008 poderão ser convertidas em serviços de preservação, melhoria e recuperação da qualidade do meio ambiente desde que o interessado cumpra, integralmente, com as obrigações estabelecidas no termo de compromisso ambiental firmado no âmbito do Programa de Regularização Ambiental.


No próximo dia 10 de outubro será realizada uma reunião com prefeitos, sindicatos rurais e produtores em Juína, para esclarecer dúvidas e falar sobre os benefícios da adesão aos programas propostos pelo governo federal para regularização de áreas degradadas. “É importante a presença do Ibama enquanto instituição, pois mostra que não queremos apenas reprimir os crimes ambientais mas também orientar as pessoas para que elas saibam que é possível se utilizarem da natureza de forma sustentável”, disse Keynes.


Da Redação

Link da materia: http://www.nortaonoticias.com.br/regional/109188/Íbama+se+reune+com+prefeitos+de+areas+criticas+de+desmatamento+no+Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário