A MELHOR INFORMAÇÃO

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026

CÂMARA ANALISA PROJETO DE LEI QUE RESTRINGE DESTRUIÇÃO DE MÁQUINÁS APREENDIDAS EM FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL

 

CÂMARA ANALISA PROJETO DE LEI QUE RESTRINGE DESTRUIÇÃO DE MÁQUINÁS  APREENDIDAS EM FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL, A Comissão de Minas e Energia da  Câmara dos Deputados aprovou um projeto que pode mudar o ... 

A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados aprovou um projeto que pode mudar o destino de máquinas apreendidas no garimpo ilegal.

A proposta — relatada pelo Coronel Chrisóstomo (PL-RO), a partir do PL 3758/25 do deputado Defensor Stélio Dener — proíbe a destruição imediata de bens de alto valor, como aeronaves, embarcações e tratores.

🔎 O que pode acontecer com esses equipamentos?

✔ Leilão público, com recursos destinados à fiscalização ambiental e recuperação de áreas degradadas;
✔ Incorporação ao patrimônio público;
✔ Doação para instituições de ensino técnico ou superior.
 

A destruição só será permitida em casos de risco à segurança ou quando um laudo técnico comprovar impossibilidade de remoção ou risco ambiental grave.

Em Novo Progresso, onde operações frequentemente resultam na queima de máquinas, o tema gera debate: por que não destinar esses equipamentos para obras públicas, recuperação de estradas ou serviços à população?
O projeto ainda será analisado nas comissões de Meio Ambiente e de Constituição e Justiça. Para virar lei, precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
 

 O debate está aberto: destruir ou transformar em benefício coletivo?