A MELHOR INFORMAÇÃO

sexta-feira, 26 de abril de 2013

População revoltada com governador Simão Jatene


Decreto assinado por Simão Jatene, revoltou garimpeiros do Tapajós


Simão Jatene
Simão Jatene
A publicação de um decreto no Diário Oficial do Estado proibindo a atividade garimpeira na região conhecida como “Província Aurífera do Tapajós” revoltou a população e autoridades de Itaituba, no Oeste do Pará. O decreto proíbe a concessão de novas licenças ou autorizações ambientais para atividade garimpeira em áreas do Rio Tapajós. Segundo a população de Itaituba, a iniciativa “nada hospitaleira” do governador Simão Jatene vai deixar centenas de famílias sem sua base de subsistência: A extração do ouro. Temendo ficar sem o principal segmento da economia, a extração do ouro, autoridades de Itaituba cobram a revogação da Lei de Simão Jatene.
Preocupado com a situação, o deputado Nélio Aguiar (PMN) defendeu, na terça-feira, 22, um debate conjunto do poder público com os representantes dos garimpeiros para garantir a volta de atividade de garimpo no rio Tapajós, em Itaituba, mas de forma sustentável, preservando o meio ambiente. Ele disse que há necessidade urgente da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente, Geologia, Mineração e Energia (Cemagme) da Assembléia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) reunir com a classe trabalhadora e os órgãos envolvidos, como Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Departamento Nacional de Produção Mineral do Pará (DNPM) e, Secretaria de Meio Ambiente de Itaituba, para discutir decreto publicado no Diário Oficial do último dia 15/04, que proíbe a concessão de novas licenças ou autorizações ambientais para atividade garimpeira em áreas do rio Tapajós.



“Entre linhas, o referido decreto proíbe a concessão de novas licenças ambientais para atividades garimpeiras em áreas do rio Tapajós e seus afluentes, prejudicando as inúmeras famílias que dependem exclusivamente da atividade garimpeira na região, gerando grandes problemas sociais”, disse Nélio Aguiar.



O parlamentar também solicitou a descentralização da Sema para àquela região. “Há necessidade urgente de uma regional da Secretaria no Município, não somente para dar agilidade aos processos de concessão e renovação de licenças ambientais, mas, sobretudo, garantir a fiscalização da atividade garimpeira, entre outras que envolvam o meio ambiente”, disse.



Nélio Aguiar alertou que em decorrência da exigência legal, centenas de grupos estão se mobilizando naquela região, com intuito de realizar protestos, inclusive com fechamento de estradas essenciais para a economia da região.



DEPUTADO TRAÇA METAS PARA A REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DE JURUTI: 


Em reunião realizada na segunda-feira, 22, na sala do Ministério Público Estadual (MPE), anexo ao Theatro Victória, em Santarém, o deputado estadual Zé Maria (PT) debateu com diversas autoridades a regularização fundiária do Município de Juruti, no Oeste do Pará. Participaram do encontro representantes dos Ministérios Público Estadual (MPE) e Federal (MPF), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), da Prefeitura Municipal de Juruti, da Câmara Municipal de Juruti e das associações que representam os assentados, além do Iterpa e da Procuradoria Geral do Ministério Público do Estado do Pará.

O deputado Zé Maria explica que existe um grupo de trabalho coordenado pela Assembléia Legislativa do Pará (Alepa), sob sua representação e, que juntamente com representantes do MPE, Iterpa, Incra, Prefeitura de Juruti, Câmara Municipal de Juruti e as associações de assentados, reivindicam a regularização fundiária de Juruti.


A reunião, de acordo com o deputado Zé Maria, foi realizada para retomar uma pauta dos trabalhadores rurais da região do Planalto Mamurú, para debater especificamente sobre a retomada da negociação para que seja criado o assentamento na referida área. Zé Maria disse que a região do Planalto Mamurú faz parte da Gleba Vila Amazônia, onde vivem atualmente mais de 600 famílias, as quais necessitam da regularização fundiária.



“Grande parte dessa área já foi transformada em assentamento. Essa parte onde vivem 600 famílias no Planalto Mamurú não foi resolvida a situação. As famílias continuam lá produzindo e morando há muitos anos, sem ter uma destinação do que vão fazer daqui pra frente”, analisa o parlamentar.



Segundo o deputado Zé Maria, existe uma ação que está em andamento de uma negociação com o Incra, o Iterpa e os ministério públicos Estadual e Federal, para que acompanhem a


situação dos agricultores. Ele afirma que quer potencializar a ação do MPE e do MPF, para dar continuidade ao processo que vem sendo feito tanto pelo Incra quanto pelo Iterpa.


“A partir disso temos outra reunião marcada para o dia 29 de abril, com a presença do Incra nacional, as ouvidorias agrárias estadual e nacional, para dar continuidade aos trabalhos que foram feitos anteriormente”, adianta o Deputado, reafirmando que a ação foi formulada há alguns anos, mas que foi paralisada por um tempo e, que está retornando agora.




Fonte: RG 15/O Impacto

Carvoarias de Novo Progresso estão interditadas pelo IBAMA


O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) de Barretos interditou as carvoarias que funcionavam em situação irregular no setor Industrial II de Novo Progresso, próximo à estrada da Prainha. A Operação realizada no último dia 12/04, embargou os fornos de carvão, lavrou autos de infração e aplicou multas.


Imagem ilustrativa de fiscalização do IBAMA e carvoarias
O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Manoel Malinski, afirma que as carvoarias não tinham licença ambiental para funcionar, porém o IBAMA só realizou a fiscalização após uma denúncia, motivada por uma briga de vizinho por causa de uma divisa de terreno.  A falta de licença traz riscos, pois não há controle sobre a produção do carvão. “Quando não há licença, não é possível saber qual a destinação dos resíduos produzidos pelo forno. Também há riscos de poluição, pois não há nenhum tipo de controle. Porém o IBAMA não está focado no setor carvoeiro, eles estão no município para combater desmatamento, a denúncia causou a ação.” disse Malinski.
Os carvoeiros que procuraram a Secretaria de Meio Ambiente da prefeitura receberam assessoria para conseguir livrar-se das multas, depois que ficou comprovado que a renda do carvão para aquelas pessoas eram cruciais para sua subsistência e que a madeira utilizada era de aproveitamento de serrarias e não eram oriundos de desmatamento. Mesmo assim a atividade carvoeira no município ficou embargada, agora a única solução é procurar legalização para desembargar a atividade e conseguir licença ambiental.
Segundo Manoel Malisnki, outro problema da falta de licença é ausência de critérios para a instalação dos fornos. “Encontramos  carvoarias em Novo Progresso, mesmo sendo no setor industrial é próximo a residências e estão atrapalhando. O risco ali é grande”, diz. “Para conceder o desembargo e futuro licenciamento, a SEMA vai analisar todos os impactos possíveis e o que diz a lei sobre o assunto.” Além do embargo dos fornos, o IBAMA apreendeu a produção com dezenas de sacos de carvão que deixaram os carvoeiros como fiéis depositários.
Além do Secretário de Meio Ambiente Manoel Malisnki, os vereadores na sessão de terça-feira, 16/04 demonstraram grande preocupação com a situação dos carvoeiros e colocaram-se a disposição do SEMA, para fazerem o que for preciso para solucionar a questão.
Por Édio Rosa

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Vereador Chico Souza anuncia conquista de 10 Casas de Farinha para Novo Progresso


Foi anunciada na noite de terça-feira, 16/04 em plenário da Câmara Municipal pelo vereador Chico Souza (PMDB), que um projeto seu, luta antiga, vai virar realidade em Novo Progresso, as Casas de Farinha Comunitária.


O vereador após mencionar os graves entraves sofridos atualmente pelo setor extrativista do garimpo e madeira, pressionados e multados pelo IBAMA, apontou o caminho do fortalecimento da agricultura familiar como uma das ações para combater o desemprego. “Para onde vão os garimpeiros, os carvoeiros, os trabalhadores das madeireiras? Não podemos deixar essa gente venha parar nas nossas portas como pedintes, temos que oferecer opções econômica viáveis.” Discursou Chico Souza(PMDB).


Chico anunciou que esteve na Secretaria Estadual de Agricultura, onde juntamente com o presidente do PMDB, sr. Neri Prazeres, pleiteou com sucesso junto ao secretario Hildegard Nunes a liberação de 10 Casas de Farinha Comunitárias para o município de Novo Progresso. Anexo a essa conquista, o secretário vai liberar recursos para se implantar um programa de incentivo ao plantio da mandioca, que servirá de matéria prima para as Casa de Farinha. “Já viram o preço da farinha, R$ 6,7 e até R$ 8 reais o quilo” analisou o demonstrando aos seus colegas a viabilidade e importância do projeto.


As 10(dez) Casas de Farinha comunitária de Novo Progresso serão construídas pelo Estado em parceria com as associações de produtores rurais em diversos pontos do município. 

As inscrições dessas associações já começaram na Câmara de Vereadores com o vereador Chico Souza, mas uma equipe técnica estará vindo ao município para realizar os estudos dos locais mais adequados e viáveis. Não foram informados pelo Edil o custou aos cofres do governo do estado das Casas de Farinha pois em geral essas mini industrias são compostas de: Forno Elétrico, Prensa, Roçador, Descascador, Moinho, tanques, dentre outros equipamentos.


“A construção dessas 10 Casas de Farinha Comunitária podem representar dias melhores para quem acredita no esforço coletivo, visando conquistas para o município. Pelo menos uma notícia boa, em meio a tantas ruins, como multas do IBAMA, fechamento de garimpos e carvoarias” finalizou Chico Souza.


Por Édio Rosa – Tribuna do Povo

PF cumpre 52 mandados de prisão contra tráfico de droga em 4 estados


Uma operação foi deflagrada nesta quinta-feira (18) pela Polícia Federal em Mato Grosso, Pará, Tocantins e Maranhão contra o tráfico de drogas. Ao todo, devem ser cumpridos 52 mandados de prisão. Das prisões decretadas, 31 devem ser efetuadas em Pontes e Lacerda, a 483 quilômetros de Cuiabá, onde foi dado início à Operação Comboio. Também devem ser cumpridos 30 mandados de busca e apreensão nos quatro estados.

De acordo com a PF, cerca de 200 agentes da PF foram designados para atuar na operação. As investigações começaram há um ano após a identificação de uma nova rota de tráfico de entorpcente. A organização criminosa passava com pasta base de cocaína e maconha pela BR-070, com destino aos estados do Pará e Maranhão. Os presos devem ser levados para a Delegacia da PF de Cáceres, a 250 km de Cuiabá, que faz fronteira com a Bolívia.

A droga, conforme a polícia, era comprada na Bolívia e distribuída em vários estados brasileiros. Nas investigações, a polícia colheu informações de um grupo de pessoas envolvidas com o tráfico interestadual de cocaína que estaria atuando na região de Pontes e Lacerca e cidades vizinhas com o envio de cargas de droga para o Maranhão e Pará.

Durante o inquérito, 13 pessoas foram presas em flagrante, sendo que a maioria por atuar como 'mula', ou seja, no transporte da droga, e quase 600 quilos de entorpecente apreendidos. 

(G1)

Por: Marcos Santos

NOVO PMD GANHA FORÇA EM SANTARÉM - NÉLIO ASSUME PROVISORIAMENTE


DEPUTADO NÉLIO AGUIAR ASSUME O NOVO PMD EM SANTARÉM

O deputado Nélio Aguiar foi a Brasília participar da fusão do PPS e PMN, que ocorreu na terça feira (16) e registrado em Cartório como MD, (Mobilização Democrática), com o número 33, a fusão sepulta de vez o PPS e PMN.

No Pará a presidência do Partido da Mobilização Democrática, ficou provisoriamente com o deputado federal Arnaldo Jordy, que era do finado PPS, e em Santarém o PMD com o deputado estadual Nélio Aguiar do ex-PMN.

Nélio se fortaleceu, pois a fusão aumenta a bancada com o novo PMD unindo os dois vereadores, Marcílio Cabral ex-PMN, Dayan Serique ex-PPS, outro santareno que soma e muito nesta fusão é a figura do vice-governador do Pará Helenilson Pontes ex-PPS.


Nélio Aguiar que deverá vir para a reeleição em 2014, apesar de ter expectativas positivas pelo aumento da bancada dó Pará Brasília, hoje percebe novas possibilidade de sair candidato para a esfera federal.

A fusão deu a Nélio fôlego e força na Câmara de Santarém, com dois vereadores o MD está entre as maiores bancadas do legislativo e com possibilidades de ampliação se houver uma recontagem dos votos proporcionais conforme as coligações da última eleição municipal.


Carvoarias de Novo Progresso estão interditadas pelo IBAMA.


O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) de Barretos interditou as carvoarias que funcionavam em situação irregular no setor Industrial II de Novo Progresso, próximo à estrada da Prainha. A Operação realizada no último dia 12/04, embargou os fornos de carvão, lavrou autos de infração e aplicou multas.


O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Manoel Malinski, afirma que as carvoarias não tinham licença ambiental para funcionar, porém o IBAMA só realizou a fiscalização após uma denúncia, motivada por uma briga de vizinho por causa de uma divisa de terreno. A falta de licença traz riscos, pois não há controle sobre a produção do carvão. “Quando não há licença, não é possível saber qual a destinação dos resíduos produzidos pelo forno. Também há riscos de poluição, pois não há nenhum tipo de controle. Porém o IBAMA não está focado no setor carvoeiro, eles estão no município para combater desmatamento, a denúncia causou a ação.” disse Malinski.


Os carvoeiros que procuraram a Secretaria de Meio Ambiente da prefeitura receberam assessoria para conseguir livrar-se das multas, depois que ficou comprovado que a renda do carvão para aquelas pessoas eram cruciais para sua subsistência e que a madeira utilizada era de aproveitamento de serrarias e não eram oriundos de desmatamento. Mesmo assim a atividade carvoeira no município ficou embargada, agora a única solução é procurar legalização para desembargar a atividade e conseguir licença ambiental.


Segundo Manoel Malisnki, outro problema da falta de licença é ausência de critérios para a instalação dos fornos. 

“Encontramos carvoarias em Novo Progresso, mesmo sendo no setor industrial é próximo a residências e estão atrapalhando. O risco ali é grande”, diz. “Para conceder o desembargo e futuro licenciamento, a SEMA vai analisar todos os impactos possíveis e o que diz a lei sobre o assunto.” Além do embargo dos fornos, o IBAMA apreendeu a produção com dezenas de sacos de carvão que deixaram os carvoeiros como fiéis depositários.


Além do Secretário de Meio Ambiente Manoel Malisnki, os vereadores na sessão de terça-feira, 16/04 demonstraram grande preocupação com a situação dos carvoeiros e colocaram-se a disposição do SEMA, para fazerem o que for preciso para solucionar a questão.


Por Édio Rosa

Fiscalização Cerrada - IBAMA vai montar 10 acampamentos na região de Novo Progresso


IBAMA ficará no município até a Copa do Mundo de 2014


Manoel Malinski, Secretário Municipal de Meio Ambiente de Novo Progresso falou na terça-feira,16/04 com os vereadores na Câmara Municipal e forneceu detalhes da fiscalização do IBAMA no município.


Segundo disse Malinski, A operação começou em fevereiro e permanece na região de Novo Progresso até a Copa do Mundo de 2014. A tentativa é evitar desmatamentos que proliferam na região especialmente nos meses de agosto e setembro. 

Nos desdobramentos da operação, áreas de floresta, madeireiras e a origem do produto estão sob fiscalização por funcionários do Ibama e ICM Bios. O órgão vai utilizar um sistema diferente de trabalho esse ano, além de utilizar o prédio da Base Operativa na cidade, pretende montar 10 acampamentos, sendo um deles dentro da Flona Jamanxim e outros em locais estratégicos no interior do município.


Em Novo Progresso, considerado um dos municípios mais desmatadores da Amazônia , as multas aplicadas chegam a cifras milionárias, 82 propriedades estão embargadas, pelo menos 15 destas já com ordem para retirada de gado. 


“O governo lança seus decretos e suas ações sem prévio aviso para nós, autoridades locais para que possamos alertar e ajudar as pessoas a se regulamentar antes de serem fiscalizadas e multadas” lamentou o Secretário.


Por Édio Rosa p/ Tribuna do Povo

Salve Jorge da Vida Real: EM REPORTAGEM, JORNAL EXPÕE PROSTITUIÇÃO INFANTIL E TRÁFICO DE ADOLESCENTE


Segundo o Jornal Tribuna do Povo(www.tribunanp.com.br), pretende publicar na sua próxima edição dia 01 de maio trechos da Reportagem:

Redes criminosas fazem tráfico de adolescentes para serem exploradas em prostíbulos ao longo da BR-163 no Pará. 

O trabalho é dos repórteres Marques Casara E Tatiana Cardeal – Ong Na Mão certa de 2007, reportagem que mostra a realidade do tráfico de pessoas e prostituição infantil aliciadas pelas “Livias, Wandas e Rosangela da vida real”, de cidades do Norte do Mato Grosso como Matupá/MT para se prostituirem em bares em Castelo de Sonhos e região.

O noticiário apontou Castelo de Sonhos e a região garimpeira como destino de meninas prostituídas, aliciadas no Mato Grosso, especialmente em matupá, com promessas de um futuro melhor no Pará. Foi apresentadas entrevistas com mães, pais e adolescentes e também com Conselheiros Tutelares e policiais.


Um dos pontos mais graves da reportagem foi o depoimento da mãe de uma adolescente de 15 anos, que fez ponto em bar em plena Avenida de Castelo de Sonhos. Lideres comunitários sob proteção por denunciar a quadrilha e um escandaloso caso de sumiço de inquérito da delegacia de polícia da época(2007) em Guarantã do Norte.


Muitos podem perguntar-se: - Porque publicar um noticiário de 2007? Simples, porque é preciso chamar a atenção das autoridades sobre o assunto, pois com a conclusão eminente da pavimentação da BR – 163 até Novo Progresso, com rápido e expressivo aumento de tráfego de caminhões a prostituição infantil pode tornar-se um negócio cada vez mais rentável nesta região, de olho no movimento de caminhoneiros na BR 163 e pontos de parada da rodovia e nos bordéis das cidades das margens. O Governo Federal prometeu ações para prever e amenizar o problema, mas se essas ações estão sendo executadas, são quase imperceptíveis pela sociedade.

Por Édio Rosa
Foto Ilustrativa

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Vereador Luizão e Prefeito Romanholi voltam de viagem com as novidades da redefinição da Flona Jamanxim.

O mais recente capítulo da longa “novela da vida real” que se transformou a tentativa de redefinição da Flona Jamanxim, aconteceu entre os dias 02 a 06 de abril, quando estiveram na Capital Federal – Brasília, uma comissão de políticos e representantes dos produtores rurais da região afetados pela criação da reserva. Nesta rodada de negociações, os membros da comissão foram o Vereador Luiz Helfestein e Osvaldo Romanholi Prefeito em Novo Progresso, Mônica dos Santos Presidente da Associação dos Produtores das Glebas Imbaúba e Gorotire, Edson Mariano Assessor Técnico da Comissão, Nelci Rodrigues(Preta) e Edivana ambas representantes de Castelo de Sonhos pela Associação Vale do Garça e João Capeletti representante do Grupo Serra Azul .


As reuniões com o Governo Federal aconteceram na sede do ICMBios – Instituto Chico Mendes de Biodiversidades em Brasília, onde a Comissão foi recebida pelo presidente do órgão, Sr. Roberto Vicentin. Participaram também das negociações pelo Governo Federal, representantes da Casa Civil da Presidência da República, Ministério do Meio Ambiente e do IBAMA.


Alguns políticos participaram ativamente das conversas entre a Comissão e o Governo Federal, em especial o Sr. Blairo Maggi Senador e Presidente da Comissão do Meio Ambiente no Senado, Deputado Federal Zé Geraldo, que será o futuro relator da Medida Provisória da Redefinição da Flona Jamanxim e Paulo Rocha, atualmente sem cargo, mas permanece como importante articulador político do PT junto a bancada paraense no Congresso Nacional.


Segundo o Vereador progressense Luiz Helfenstein (Luizão)-PMDB, que participa dessas reuniões desde o início dessa luta pela redefinição da Flona, existem propostas de ambos os lados, “agora o que vemos é uma forte queda de braço entre nós e o Governo Federal, cada um defendendo aquilo que considera de seu interesse” disse Luizão à reportagem do Jornal Tribuna do Povo. Os produtores da região afetada pedem pelo menos 405 mil hectares, e o ICMbios oferece uma diminuição de 250 mil hectares na Flona Jamanxim.


Questionado sobre o que evoluiu nas negociações, o vereador Luizão explicou que o Governo Federal, ao contrário de conversas anteriores, pode até redefinir a Flona Jamanxim conforme nossa proposta, mas para isso precisamos comprovar com dados oficiais, levantamentos técnicos e provas concretas que o município de Novo Progresso precisa dessa redefinição.


Para tentar provar ao Governo Federal a viabilidade e até a necessidade da diminuição da Flona Jamanxim em pelo menos 400 mil hectares, o prefeito de Novo Progresso Romanholi, acompanhado do vereador Luizão viajaram a Curitiba,PR, onde deixaram praticamente acertada a contratação da empresa de Assessoria Técnica – STCP, a mesma empresa que fez para o Governo Federal, levantamento da área do Jamanxim que depois foi transformada em Flona, agora estará a serviço do município de Novo Progresso, nessa intensa luta pela redefinição da reserva, que inviabiliza centenas de propriedades rurais entre Novo Progresso e Castelo de Sonhos.



quarta-feira, 10 de abril de 2013

Novo diretor de Esportes da início ao Campeonato Municipal


Aconteceu ontem (08/04) ás 19:00h, nas dependências do ginásio de esporte, reunião presidida pelo diretor de esporte Sr. Maikel, onde marcou presença (10) representantes de times para o futsal masculino municipal, representantes do futsal feminino e futsal veteranos, onde também confirmou presença a escolinha vida e saúde, com partidas preliminares. Foi entregue as fichas e o congresso técnico será nesta quarta-feira dia (10/04), ás 19:00 horas no ginásio de esportes, onde todos deverão entregar suas fichas e confirmar a participação do campeonato, que também será sorteado as chaves dos times.


Fonte/Fotos: Skilatte

terça-feira, 9 de abril de 2013

Feira de Saúde do Lions Clube promoveu centenas de exames de graça em Novo Progresso

Por iniciativa dos Lions Clube de Novo Progresso, aconteceu na manhã de domingo (7) – Dia Mundial da Saúde – a Feira de Saúde, no saguão e salas da Escola Municipal João Carlos Batista.

Foram ofertados vários exames preventivos, entre eles, teste de glicemia (diabetes), avaliação da pressão arterial, teste de acuidade visual (exames de vista) com triagem para doação de óculos e cirurgias de cataratas e pterígio nos olhos. Dependendo do resultado, a pessoa passará por cirurgias, a previsão do Lions é realizar pelo menos 65 exames de cataratas e pterígio em Novo Progresso. A novidade da Feira deste ano foram exames de Papanicolau (preventivo de colo de útero), teste de HIV e uma palestra sobre Hanseníase e Tuberculose. Todos os exames, assim como as orientações, foram realizados por voluntários do Lions, profissionais e profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.

Feira da saúde do Lions Clube

Os testes preventivos foram abertos à comunidade da cidade e interior do município. Os trabalhos começaram bem cedo, com grande volume de pessoas, as ações se estenderam até o meio-dia.

A Feira Lions de Saúde que conta sempre com a parceria da Prefeitura de Novo Progresso, teve a proposta  alcançada oferecendo diversos exames e orientações à população como forma de prevenção à saúde e os resultados numéricos superaram as expectativas, “ Quando vi a quantidade de pessoas que chegavam para serem atendidas minha preocupação era com o  espaço, mas o resultado foi muito satisfatório” comentou Sandra Mignosi uma voluntárias do Lions que trabalhou no evento.

Ainda não foi divulgado o balanço final dos atendimentos, mas essa edição contou com aproximadamente 900 pessoas que participaram das diversas ações oferecidas,  “Esse resultado nos dá a certeza de que a população precisa cada vez mais dessas ações que proporcionam oportunidade aos que mais precisam.” disse o companheiro José Mauro Diretor vice-Presidente do Clube em Novo Progresso e um dos organizadores do evento.

Muito contente com o sucesso do evento a “primeira-dama” do Lions Clube de Novo Progresso, Marilza Manzano completa, “O apoio da prefeitura e dos voluntários é essencial para o sucesso, esperamos poder sempre contar com esse comprometimento para podermos oferecer novas oportunidades a cada ano”.

Por: Édio Rosa – www.tribunanp.com.br

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Corpo de líder comunitário deve ser exumado

Ele foi encontrado morto no último dia 26 de março, na comunidade São José, que fica localizada na região da Gleba Nova Olinda, três dias após ter desaparecido.

Manoel Crisomar foi encontrado morto no dia 26 de março Santarém - (Atualizado às 17h48)

A Polícia Federal e o Ministério Público Federal pediram na Justiça Federal a exumação do corpo do líder comunitário, Manoel Crisomar dos Santos Costa, 60 anos.

Ele foi encontrado morto no último dia 26 de março, na comunidade São José, que fica localizada na região da Gleba Nova Olinda, no Rio Maró, em Santarém, oeste do Pará. O corpo dele foi encontrado três dias após ter desaparecido.
leia também...

Enterro de liderança comunitária dificulta investigações
PF investiga morte de líder comunitário indígena
Líder comunitário é encontrado morto no Arapiuns

Os motivos da morte ainda são desconhecidos. A polícia trabalha com a hipótese de afogamento, mas também com a possibilidade de que Crisomar tenha sido assassinado. Os motivos da morte são desconhecidos pelo fato de o corpo ter sido enterrado antes de a Polícia Federal e o Instituto Médico Legal chegarem aquela região, o que dificultou as investigações.

A área onde Manoel Crisomar vivia, segundo a Fundação Nacional do Índio (Funai) está delimitada, faltando porém a portaria declaratória do Ministério da Justiça reconhecendo a terra como de uso tradicional dos indígenas. Ainda falta a demarcação física e a homologação pela presidente da República.

Redação Notapajos

Corpo de líder comunitário deve ser exumado

Ele foi encontrado morto no último dia 26 de março, na comunidade São José, que fica localizada na região da Gleba Nova Olinda, três dias após ter desaparecido.

Manoel Crisomar foi encontrado morto no dia 26 de março Santarém - (Atualizado às 17h48)

A Polícia Federal e o Ministério Público Federal pediram na Justiça Federal a exumação do corpo do líder comunitário, Manoel Crisomar dos Santos Costa, 60 anos.

Ele foi encontrado morto no último dia 26 de março, na comunidade São José, que fica localizada na região da Gleba Nova Olinda, no Rio Maró, em Santarém, oeste do Pará. O corpo dele foi encontrado três dias após ter desaparecido.
leia também...

Enterro de liderança comunitária dificulta investigações
PF investiga morte de líder comunitário indígena
Líder comunitário é encontrado morto no Arapiuns

Os motivos da morte ainda são desconhecidos. A polícia trabalha com a hipótese de afogamento, mas também com a possibilidade de que Crisomar tenha sido assassinado. Os motivos da morte são desconhecidos pelo fato de o corpo ter sido enterrado antes de a Polícia Federal e o Instituto Médico Legal chegarem aquela região, o que dificultou as investigações.

A área onde Manoel Crisomar vivia, segundo a Fundação Nacional do Índio (Funai) está delimitada, faltando porém a portaria declaratória do Ministério da Justiça reconhecendo a terra como de uso tradicional dos indígenas. Ainda falta a demarcação física e a homologação pela presidente da República.

Redação Notapajos

Pescador que estava desaparecido é encontrado com vida


Ele foi encontrado por comunitários agarrado ao galho de uma árvore no meio do rio.

Região - Um pescador foi encontrado no final da manhã desta segunda-feira (1º), na região do Ituqui, próximo ao município de Monte Alegre, no oeste do Pará.

Ele era um dos pescadores que estavam sendo procurados pelo Corpo de Bombeiros, após ter sumido durante uma pescaria no final de semana.
leia também...

Corpo de Bombeiros procura dois pescadores desaparecidos

Everton dos Santos Silva, de 19 anos, havia desaparecido no último sábado. Ele foi encontrado com vida por comunitários agarrado ao galho de uma árvore no meio do rio. O resgate aconteceu por volta de 10 horas da manhã.

Outro homem, identificado pelo Corpo de Bombeiros como Reinaldo Costa, continua desaparecido. Ele sumiu durante uma pescaria no final de semana, no Lago do Maicá.

As buscas já foram encerradas por hoje.

Redação Notapajos