A MELHOR INFORMAÇÃO

sexta-feira, 21 de agosto de 2020

LIDERANÇAS KAYAPÓ QUEIMAM DOCUMENTO RECEBIDO DA FUNAI E DIZEM QUE BLOQUEIO DA BR-163 NÃO TEM PREVISÃO PARA ACABAR


Os Kayapós liberaram, por volta das 17h, desta quarta-feira(19) o tráfego de veículos na BR-163, no quilômetro 332, em Novo Progresso. Foi bloqueada novamente a pista as 07 hrs desta quinta-feira(20), agora sem previsão de acabar.

 

Havia um planejamento inicial de bloquear a BR até as 16 hrs de hoje quinta-feira(20), quando seria liberada, para que os indígenas participassem de uma grande festa na Aldeia. Mas esses planos foram desfeitos com a chegada de uma carta da FUNAI, que causou revolta nos  indígenas, pois o conteúdo segundo os Kaiapós não atendeu as solicitações.

 

O documento foi lido e queimado em seguida pelo cacique geral Beproti, que representa todas as lideranças indígenas.

 

Um documento assinado por todos os indígenas, será encaminhado ào presidente da FUNAI e ao Governo federal, em resposta á carta recebida.

 

Em entrevista a rádio Cultura FM, na manhã desta quinta-feira, o cacique Be Proti Kaiapó disse que não pretendem liberar mais a rodovia, enquanto os chefes da FUNAI, IBAMA, DNIT e Ministério da Infra estrutura não comparecerem em Novo Progresso para negociar a pauta da manifestação e trazer soluções concretas.

 

REDAÇÃO CULTURA FM 87,9  - Édio Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário