A MELHOR INFORMAÇÃO

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Concessão florestal: 4 empresas irão explorar na região.

Ideflor assina contratos da segunda concessão florestal Estadual.


Região - A segunda concessão florestal do Pará, o primeiro Estado a avançar no processo de concessão florestal no Brasil, assinou no último dia 26, os contratos de concessão da Flota Paru. Os contratos foram assinados pelo diretor geral do Instituto de Desenvolvimento Florestal (Ideflor), Thiago Valente Novaes, com as empresas vencedoras no processo licitatório de concessão florestal nas áreas localizadas nos municípios de Almeirim e Monte Alegre, na região do Baixo Amazonas, Calha Norte do Pará.
O Ideflor concedeu à quatro empresas vencedoras da licitação, cerca de 320 mil hectares, na Flota Paru, onde as empresas irão explorar produtos madeireiros e não madeireiros de forma regulamentada, no período de 30 anos. Segundo o diretor Thiago Valente, esse é um passo muito importante para afinar os laços com as empresas concessionárias. " Cada dia mais pessoas buscam pelo processo de concessão, e hoje estamos estreitando os laços para utilização dos recursos da segunda área estadual a ser licitada para concessão florestal", diz.
Moradores denunciam assoreamento no Lago do Juá; vídeo
Vetos no Código Florestal atingem grandes produtores
Bertolini: tanque causa vazamento de óleo no Rio Tapajós

Saiba como e onde jogar fora pilhas e baterias inúteis

Região pode ter a primeira Floresta Modelo do Pará


O primeiro lote de Unidades de Manejo Florestal (UMFA) a serem licitadas estão localizadas no conjunto de glebas Mamuru-Arapiuns, no oeste paraense, no ano de 2011, visando o manejo de forma sustentável, menor impacto, melhorias sociais e maior verticalização do processo madeireiro na região. "Duas das três empresas vencedoras da licitação da Mamuru-Arapiuns, já estão licenciadas e atuando na área", conta o diretor do Ideflor.


Da arrecadação com a concessão florestal, 40% será destinado para o Fundo de Desenvolvimento Florestal do Estado (Fundeflor), para serem aplicados em projetos de cunho ambiental, preferencialmente nas áreas concedidas, 30% estão destinados para os municípios e 30% para o Estado utilizar em monitoramento, controle e futuras concessões florestais. Semasa Indústria, comércio e exportação de madeiras Ltda, Cemal Comércio Ecológico de madeira Ltda, Madeireira Segredo Ltda, EPD e RRX Mineração e Serviços Ltda ME são as empresas vencedoras das seis unidades de manejo da Flota Paru.

 

Fonte: Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário