A MELHOR INFORMAÇÃO

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

PROJETO CORINGA – MINERADORA CHAPLEAU RECEBE VISITA DA IMPRENSA.

A imprensa de Novo Progresso fez uma visita a empresa CHAPLEAU Exploração Mineral Ltda, para conhecer o Projeto Coringa.No primeiro momento foi apresentado os procedimentos de como a empresa trabalha, apresentando os aspectos de como funcionar a segurança da empresa tanto para os visitantes como para os funcionários e também a preocupação da empresa com o meio ambiente.

Foi apresentado um dos locais onde foi feito a extração do ouro de maneira artezanal e rudimentar pelos garimpeiros entre as décadas de 1970 a 1990. Na àrea apresentada existe um grande buraco com uma extensão de 400 metros comprimento e 50 metros de profundidade.

        Depois foi apresentado o local conhecida como bacia, àrea  esta,  onde os  garimpeiros utilizaram  produtos quimícos para separa o ouro das rochas , este processo de separação do ouro, criou um grande depósito de lixo contaminado com produtos quimicos a céu aberto que só foi possivel  neutralizar essa poluição ao meio ambiente  com a chegada da empresa Chapleau.

            Foi também apresentado o local conhecido como arquivo vivo, lugar onde está armazenado todas as informações do processo de exploração do projeto. Este material é coletado pelos serviços de sondagens que estão sendo realizado na àrea. Somente após a conclusão dos serviços é que a empresa poderá construir as galerias para a extração do ouro. Todavia  para que a empresa possa atingir essa etapa de  construção das  galerias,  ela precisará de todas as Licenças Ambientais.

            O que foi apresentado para nós da imprensa é que a empresa não está realizando extração de ouro e sim a sondagem do solo com objetivo de aprofundar os estudos geólogicos  e de viabilidade econômica e fiananceira do local onde a CHAPLEAU fará a extração do ouro somente após adquirir todas as Licenças Ambientais.

            A empresa hoje está empregando 70 pessoas diretas e 120 indiretas que são os contratados e tercerizados, neste grupo total de funcionários existe um número significativo de pessoas moradoras no município de Novo Progresso.

            Em termos gerais estas 190 pessoas que estão trabalhando no Projeto Coringa estão contribuindo para a geração de emprego e renda no Municipio de Novo Progresso. Porque estas pessoas necessitam de moradias ( constribuindo para a geração de emprego na construção civil ) realizam suas compras no comércio local tendo como resultado o aumento de recursos financeiro no comércio.

            Quando comerçar a extração do ouro na mina ela irá contratar 200 pessoas diretas e 500 pessoas indiretas, estas futuras contratação irá contribuir de maneira significativa para o crescimento da econômia do município de Novo Progresso.

            A empresa também está comprometida com o desenvolvimento da Cidade de Novo Progresso porque ela tem uma politica de adquirir todos os produtos que ela necessita no comércio local, realizando compras em outos locais somente quando os produtos que ela necessita não tiver no mercado local.

            Outro fator muito importante é que a empresa está construindo um diálogo com os moradores do assentamento, ouvindo as necessidades dos moradores e ao  mesmo tempo a CHAPLEAU está passando informação dos produtos que os assentados poderão fornecer para a empresa, e ela tem a expectativa de que os assentados no futuro forneça os alimentos que serão consumindo na  empresa e tambem forneça trabalhadores para o projeto.

            Hoje a empresa está recuperando e melhorando a estrada de acesso no entorno do projeto através de acordos entre a empresa e os municípios de Novo Progresso e Altamira com apoio das comunidades locais.  O  Secretário do Meio Ambiente do Municipio de Novo Progresso visitou in loco uma cascalheira que seu material será utilizado para cascalhar a estrada. Hoje estão sendo  construindas pontes de concreto para da maior segurança  as pessoas que utiliza a estrada, além disso o serviço de internet está sendo fornecido por um provedor de Novo Progresso e que já está beneficiando outros usuários da região, inclusive brevemente a escola municipal localizada próxima ao Projeto Coringa. A empresa também irá necessitar de energia que também podera ser utilizado pelos assentados, viabilizando tambem o projeto da bacia leiteira já que os tanques resfriadores e as ordenhas necessitam de enérgia.

            A CHAPLEAU está comprometida no desenvolvimento do Projeto Coringa com responsabilidade sócio ambiental, respeitando as leis brasileiras e as normas internacionais para a mineração de pequeno porte. A empresa está empenhada em construir relações com as comunidades e as autoridades locais, baseadas no respeito mútuo e dialogo, orientada no sentindo de apoiar as metas de desenvolvimento local e sustentável a longo prazo.

            A visita foi muito proveitosa e ajudou para que a imprensa local tenha conhecimento de como está o funcionamento do projeto hoje. O nosso presidente da Associação  Progressense de imprensa do Municipio de Novo Progresso – APIM,  o jornalista Denis Macedo, agradeceu pelo convite realizado pela CHAPLEAU e a todos os técnicos da empresa que acompanharam e explicaram o projeto – ANA/ HELIVANIA – responsalve pela segurança e saúde, BRENDA – responsavel pelo meio ambiente, Renato – Geólogo, HELINHO – gerente administrativo e relações comunitarias, ERIC – gerente de projeto.


Escrito por: Gilberto Alvarenga/Edson Santos           

Nenhum comentário:

Postar um comentário