Empresas de sucesso criam relacionamentos interpessoais entre os seus colaboradores.
Vendedor de Sucesso 11/01/2021 12h 31min Fonte: Portal Giro
(Foto: Reprodução)
Em um mundo cada vez mais digital, terão sucesso as empresas
que conseguirem humanizar o relacionamento com seus clientes.
Porém, esse foco não deve estar apenas nas relações da loja
para fora – o relacionamento interno entre a equipe também precisa estar
centrado em ações e características humanas.
Como fazer isso? Tim Leberecht, especialista em liderança e
autor do livro Romantize seus negócios, indica que para criar relacionamentos
significativos entre os profissionais de uma empresa é essencial adotar os
quatro posicionamentos citados a seguir:
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(Foto: Reprodução)
Em um mundo cada vez mais digital, terão sucesso as empresas
que conseguirem humanizar o relacionamento com seus clientes.
Porém, esse foco não deve estar apenas nas relações da loja
para fora – o relacionamento interno entre a equipe também precisa estar
centrado em ações e características humanas.
Como fazer isso? Tim Leberecht, especialista em liderança e
autor do livro Romantize seus negócios, indica que para criar relacionamentos
significativos entre os profissionais de uma empresa é essencial adotar os
quatro posicionamentos citados a seguir:
(Foto: Reprodução)
1 – Faça o que não é necessário
Muitas organizações são focadas em fazer apenas o que é
estritamente necessário. Nada que não traga algum resultado concreto e objetivo
entra para a lista de prioridades. Porém, Leberecht destaca que ações
inesperadas têm um poder imenso para engajar as pessoas.
O especialista aconselha a sempre pensar muito bem na hora de
cortar o que você considera “desnecessário”, pois um simples gesto fora do
comum pode ser fundamental para criar um vínculo mais forte com seus
profissionais.
Na prática:
Ações como distribuir um vale-presente para os colaboradores
em um dia comum, oferecer um presente inesperado ou escrever à mão um bilhete
de agradecimento, por exemplo, pode parecer algo desnecessário, mas o impacto
que isso trará na forma como os profissionais se sentirão é imenso.
2 – Crie intimidade
“O pesquisador na área de casamentos John Gottman diz que o
segredo para uma relação saudável não são os grandes gestos ou promessas, mas
sim os pequenos momentos de afeto e ligação. Em outras palavras, intimidade”,
frisa Leberecht.
Nesse mesmo sentido, ele comenta que diversos estudos mostram
que a forma como nos sentimos em relação ao nosso ambiente de trabalho depende
diretamente dos relacionamentos que temos com nossos colegas. Daí a importância
de, assim como no casamento, criarmos intimidade também na forma como nos
relacionamos no trabalho.
Na prática:
O gestor da loja pode ajudar criando oportunidades para que
os profissionais (incluindo ele mesmo) conheçam melhor uns aos outros e para
que eles atuem de forma mais colaborativa. Seja por meio de uma atividade como
uma celebração, evento ou viagem, ou mesmo em dinâmicas de grupo com o objetivo
de integrar a equipe (como as indicadas aqui: bit.ly/dinamicas-comunicacao).
(Foto: Reprodução)
3 – Exponha o que é “feio”
Expor o que é feio significa enfrentar os problemas de
frente. É comum que algumas empresas tenham medo de pedir a opinião dos
funcionários (ou dos clientes) com medo do que eles possam dizer.
Segundo Leberecht, se você quer criar uma cultura mais
positiva em sua empresa, é fundamental que esteja disposto a escutar e expor
não só as qualidades da operação, mas também os problemas que a organização
enfrenta. A chamada “verdade nua e crua”.
O escritor frisa que o que é “feio”, muitas vezes, pode ser o
que fará a empresa evoluir. Trazendo para o seu contexto, podemos dizer que ao
expor e enfrentar os problemas que sua loja precisa resolver, você estará,
junto com os colaboradores, fazendo o seu negócio ser cada vez melhor e, assim,
vocês poderão crescer juntos.
Na prática:
Reúna os profissionais da loja e não tenha medo de perguntar
a eles quais são as dificuldades que eles enfrentam no dia a dia e o que eles
acham que poderia melhorar na estrutura do negócio. Para deixá-los ainda mais à
vontade, você pode criar um esquema para que eles deem sugestões de forma
anônima.
4 – Seja incompleto
Ser uma empresa incompleta pode não parecer uma coisa boa.
Mas Leberecht ressalta que ser incompleto significa estar em busca de
desenvolvimento e evolução constante e, isso, por sua vez, pode ajudar a criar
um relacionamento mais forte com os colaboradores.
Os profissionais de sua loja se sentirão mais fortemente
parte da organização se eles perceberem que estão contribuindo para os
resultados do negócio. É esse tipo de sentimento que faz os colaboradores
verdadeiramente “vestirem a camisa” da empresa.
Na prática:
Nesse sentido, envolva os funcionários em ações focadas no
crescimento da empresa. Por exemplo: compartilhe metas e inclua os
profissionais da loja nas decisões e na criação de estratégias. Mostre a eles
os objetivos que a empresa tem, para onde ela está indo, e peça ajuda deles
para chegar lá.
Segundo Leberecht, esses quatro posicionamentos são também
características comuns em qualquer relacionamento humano e também é o que nos
faz chamar um lugar de lar. Em casa, nos sentimos à vontade para criar intimidade,
fazer gestos “desnecessários”, falar a verdade e sermos “incompletos”. Com
essas dicas, ele espera que mais e mais empresas possam ter colaboradores que
se sintam em casa também no ambiente de trabalho.
Colocando em prática essas dicas com a sua equipe a sua
empresa crescerá em nível de relacionamento humano e atingirá as metas que
fazem parte da organização devido à união do time.
Fonte: Portal Giro
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