A MELHOR INFORMAÇÃO

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Missas marcam a Quaresma e as cinzas.

Centenas de fiéis lotaram a Catedral de Belém para assistir a missa - celebrada pelo arcebispo metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira - e receber as cinzas que marcam o início da Quaresma.
As cinzas que os cristãos recebem é um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, lembrou dom Alberto em sua homilia. Ele disse que é preciso conversão num mundo em que “há uma absoluta desvalorização da vida que é considerada como lixo”, como se vê todos os dias nas páginas policiais dos jornais. “E a gente parece fazer ouvido de mercador porque estamos acostumados com a maldade”.
Ele também se referiu ao tema da Campanha da Fraternidade deste ano: “Fraternidade e saúde pública”, que tem como lema “Que a saúde se difunda so
bre a terra!”. Segundo ele, a igreja reconhece os esforços do governo e quer ajudar a m
elhorar o atendimento da população.
Para muitos cristão, as cinzas - um antigo símbolo de arrependimento do Oriente Médio - é também o momento de recordar a condição transitória e efêmera da vida humana. “É o momento de lembrarmos que todos nós nos igualamos na morte”, afirmou um devoto que preferiu ficar no anonimato.
Para o motorista Leno Trindade, 37, é o momento de “arrependimento, de renovação da fé em um só Deus”. A dona de casa Cleonice Ferreira Correa, 40, diz que para ela as cinzas trazem “um sentimento de paz e alegria e de renovação da fé”. Ela também aproveitou a ocasião para agradecer pela decisão de dois, dos seus oito filhos, de seguir a carreira religiosa. A encarregada de farmácia Ângela Santos estava muito feliz com a filha nos braços.
“Quero agradecer por ela”.
A quarta-feira de cinzas ocorre 40 dias antes da Páscoa (sem contar os domingos, que não são incluídos na Quaresma) e 44 dias antes da Sexta-feira Santa contando os domingos. O padre marca a testa de cada participante com cinzas para lembrar que
“somos pó e ao pó voltaremos”.
QUARESMA
A Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré ficou lotada na manhã de ontem com a celebração da missa que inicia o período da Quaresma. O período da Quaresma é a preparação dos fiéis para a celebração da ressurreição de Jesus Cristo. Durante a celebração da missa, às 8h30, pelo padre Paulo Catel, ele falou sobre a importância da renovação da fé e a preparação dos fiéis durante os próximos 40 dias.
Padre Paulo explicou o simbolismo da celebração. “É como diz a primeira escritura do Êxodo, é convocar uma reunião geral para que todos façam a penitência. A penitência o que é? É a conversão, e a conversão é dar nosso coração a Deus. É se afastar do prazer, da comida, do poder, etc.
É colocar Deus como o centro do amor e renegar ao egoísmo”.
Nesse período, o cristão, segundo os preceitos da Igreja Católica, deve se dedicar para três práticas fundamentais. “Esmola: É uma pessoa atenta à necessidade dos outros. Oração: É o encontro com o senhor. A penitência: É retirar o que há de negativo na minha vida.
Mas o tema principal é uma conversão do coração”, diz o padre.
Os fiéis também veem a Quaresma como uma época para a reflexão e engrandecimento espiritual, até a celebração da Páscoa, com a ressurreição de Jesus Cristo. A dona de casa Rosina Lima Almeida falou sobre a importância da Quaresma. “A Quaresma é a penitência, jejum e também muita oração. É fazer nossas orações todos os dias porque precisamos mesmo.
Essa é a data mais importante para nós”.
Para o aposentado Antonio Maria Alves, a Quaresma é o período em que a fé dos cristãos se fortalece, se renova. “A Quaresma é renovação, a renovação da nossa fé em Deus, em Cristo. É quando nos penitenciamos pelas nossas falhas e pedimos perdão para podermos celebrar a ressurreição de Nosso Senhor”. E dona Maria da Graça Ferreira resumiu em apenas três palavras o que representa a Quaresma para os fiéis. “Fé, penitência, perdão”.

(Diário do Pará)


Caravana do PMDB iniciará em Belém
O presidente em exercício do PMDB, Valdir Raupp (RO), iniciará no dia 15 de março uma maratona de viagens pelo país para promover as candidaturas do partido nas eleições municipais. O primeiro destino será Belém (PA), onde o PMDB deve lançar José Priante na disputa.
A intenção de Raupp é visitar todas as regiões do país em dois meses. Em alguns dos destinos deverá contar com o reforço do vice-presidente da República, Michel Temer. O plano do PMDB é ter candidatura própria a prefeito em quase todas as capitais. “Nossa meta é lançar 22 candidatos nas capitais”.
OUTRAS CIDADES
Além de Belém, o presidente peemedebista vai visitar, nos dias 15 e 16 de março, as cidades de Macapá (AP), Boa Vista (RR) e Manaus (AM). Apenas em Boa Vista o partido já tem uma candidatura encaminhada, a de Teresa Surita, ex-mulher do líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR).
Partido que ocupa a vice-presidência da República, o PMDB tem usado uma tática agressiva na busca por manter seu posto de legenda com o maior número de prefeituras no país. O temor do partido é que, com a máquina federal, o aliado PT lhe tome o posto.
No maior colégio eleitoral do Brasil, São Paulo, o PMDB terá Gabriel Chalita como candidato enfrentando o petista Fernando Haddad. O PMDB tenta compor com partidos do governo e da oposição, como DEM e PTB, mas a possibilidade de José Serra ser o candidato do PSDB pode dificultar as alianças.

(Agência Estado)


MPF denuncia prefeito de Belterra por contas
MPF denuncia prefeito de Belterra por contas (Foto: Reprodução/Diário do Pará)
(Foto: Reprodução/Diário do Pará)
O prefeito de Belterra, Geraldo Irineu Pastana de Oliveira, foi denunciado pela Procuradoria Regional da República da 1ª Região - unidade do Ministério Público Federal (MPF) que atua nos casos de competência da Justiça Federal em segunda instância - por atraso na prestação de contas em um convênio com o Ministério da Educação. Recursos oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) foram repassados ao município para a compra de um ônibus escolar, mas a documentação comprobatória foi entregue com atraso.
Mesmo após as notificações do Ministério da Educação, o prefeito atrasou a prestação de contas dos R$ 125 mil que recebeu do FNDE. O convênio foi firmado em 27 de maio de 2008 e o prazo máximo para o envio de documentos comprobatórios estava previsto para 20 de fevereiro do ano seguinte. Apenas em 3 de agosto de 2009 a prefeitura entregou a prestação de contas, que foi enviada ao FNDE com a documentação incompleta.
Descumprir as datas de convênios federais, por si só, configura crime de responsabilidade. “O denunciado cometeu o crime de se omitir de prestar contas no prazo legal, como é dever do titular do mandato de prefeito à data de cada obrigação”, afirma o procurador regional Blal Yassine Dalloul. Se condenado, Geraldo Irineu Pastana pode pegar pena de detenção de três meses a três anos, além de ficar inabilitado para exercer cargos públicos durante cinco anos.

SEM SINAL

O DIÁRIO contatou a assessora de imprensa da Prefeitura de Belterra, Mônica Almeida, que tentou contato com o prefeito Geraldo Pastana, mas ele se encontrava em sua residência, na praia do Pindobal, onde não existe sinal de telefone celular, nem convencional. A assessora garantiu que o prefeito vai se pronunciar sobre o assunto nesta quinta-feira. 

(Diário do Pará)


Mãe põe veneno de carrapato em mamadeira de bebê

Gostei86%Não gostei14%
A dona de casa Thaís Helena Ferreira, de 29 anos, foi presa no final da noite de ontem em Sorocaba (SP) acusada de pôr veneno de matar carrapato na mamadeira do próprio filho, um bebê de apenas três meses. O crime aconteceu na casa da família, no bairro Jardim Tropical, zona oeste da cidade. O marido, que dava para a criança a mamadeira preparada pela mãe, sentiu um cheiro estranho e percebeu que havia algo misturado no leite. Ele suspendeu a amamentação e questionou a mulher, localizando na cozinha um frasco do carrapaticida.
A Polícia Militar (PM) foi chamada e encaminhou o bebê para a emergência do Hospital Modelo. A criança recebeu tratamento para desintoxicação e foi medicada. O bebê recebeu alta hoje e foi para casa com o pai. A mulher, detida pelos policiais, foi levada ao plantão da Polícia Civil. Ela alegou que o bebê nascera de uma gravidez não desejada. A dona de casa foi autuada em flagrante por tentativa de homicídio. Ela foi encaminhada para a Cadeia Feminina de Votorantim. A mamadeira e o frasco de veneno foram submetidos à perícia. O laudo deve ficar pronto amanhã.
                                                                          
Por: JOSÉ MARIA TOMAZELA, estadao.com.br,

Nenhum comentário:

Postar um comentário