A
chegada de 2018 foi marcada por mudanças em setores importantes da economia,
serviços e locomoção. Desde os primeiros dias do ano já passaram a valer
alterações na necessidade de declaração de transações financeiras,
possibilidades de financiamento de imóveis e até para o envio de encomendas.
No
que diz respeito ao trânsito, uma novidade pode alterar de forma significativa
o comportamento de pedestres e ciclistas. Uma resolução do Conselho Nacional de
Trânsito (Contram) publicada ainda em outubro do ano passado regulamenta os
procedimentos para autuação e multa de pedestres e ciclistas. A punição para as
duas categorias já era prevista no Código de Trânsito. Porém, necessitava de
regulamentação para ser colocada em prática – justamente o que é feito, agora,
pelo Contram. A resolução passa a ter validade após 180 dias de sua publicação,
o que se dá em abril deste ano. Após isso, os órgãos municipais de trânsito
também precisarão fazer regulamentações. locais.
CÓDIGODe
acordo com o Código de Trânsito, os pedestres podem ser multados, dentre outras
situações, caso permaneça ou ande “nas pistas de rolamento, exceto para
cruzá-las onde for permitido”. Já os ciclistas podem ser multados ao “conduzir
bicicleta em passeios onde não seja permitida a circulação desta, ou de forma
agressiva”.
Ciente
da criação da resolução, o ajudante de pedreiro Jefferson Wendel, 31 anos, está
insatisfeito com as mudanças que ela pode promover. “Isso está errado porque
nós (ciclistas) não temos a mesma segurança que tínhamos antigamente”, avalia,
ao se referir à avenida Almirante Barroso, no perímetro entre a Tavares Bastos
e o Entroncamento, onde a ciclovia é compartilhada com a calçada. “Se não dão
condições para a gente andar, como podem querer multar?”.
O
vendedor ambulante Antônio Pinto, 52 anos, também reclama da falta de segurança
sofrida pelos ciclistas. Ele, que não estava sabendo da resolução do Contram,
utiliza a bicicleta para se locomover para o trabalho há pelo menos 20 anos e
não vê razão para multar os ciclistas. “É uma coisa ruim porque não oferecem
estrutura para a gente andar”, considera. “Eu mesmo já quase morri porque um
carro me atropelou quando eu estava com a bicicleta na ciclovia”.
Informada
sobre a possibilidade de multa para pedestres e ciclistas, a dona de casa Maria
de Lima, 61 anos, concordou com a medida. Para ela, a multa seria uma forma de
educar a todos. “É uma boa para ver se as pessoas respeitam e passam a
atravessar apenas quando o sinal já estiver fechado e sempre na faixa”.
Já
que pelo menos mais sete importantes alterações em diferentes segmentos ainda
devem entrar em vigor no primeiro semestre do ano, é preciso atenção para não
ser surpreendido pelas novas regras.
Fonte:
Diário do Pará
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