A MELHOR INFORMAÇÃO

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Prorrogada permanência da Força Nacional em Belo Monte

Homens da Força Nacional irão ficar por mais 180 dias em Belo Monte. Decisão visa garantir segurança nos canteiros de obras da usina

compartilhe twitter  Facebook  Live  Google Bookmarks  Del.icio.us 
Altamira - O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, prorrogou a permanência da Força Nacional de Segurança Pública na Usina Hidrelétrica de Belo Monte, localizada em Vitória do Xingu, no sudoeste do Pará. A prorrogação será por mais 180 dias, conforme portaria publicada na última segunda-feira (8) no Diário Oficial da União
leia também...

Belo Monte: Justiça nega pedido de suspensão de desocupação
Justiça determina saída de índios do canteiro de Belo Monte
Belo Monte: Índios pedem diálogo com presidente Dilma
Justiça nega pedido de reintegração de posse em Belo Monte
Índios invadem canteiro de obras de Belo Monte

A medida atende à solicitação do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e conforme o Decreto nº 5.289/2004, o prazo poderá ser prorrogado por mais vezes, se houver necessidade.

Desde março deste ano, a Força Nacional tem desenvolvido operações em Belo Monte para garantir a segurança dos trabalhadores, a proteção patrimônio público e a manutenção da ordem tanto nos canteiros de obras quanto nos locais em que se desenvolvem demarcações e serviços.

O envio de homens da Força Nacional até a localidade ocorreu após índios de diversas etnias darem início a uma série de protestos nos canteiros de obras da usina hidrelétrica, impedindo o avanço das construções. Eles também protestam contra um projeto do governo de construir uma outra hidrelétrica, no Rio Tapajós, e a de Teles Pires, em Mato Grosso.

Entenda o caso

A usina hidrelétrica Belo Monte está sendo construída no rio Xingu, no sudoeste do Pará. O empreendimento tem oposição de ambientalistas e do Ministério Público Federal, que acredita que a obra irá trazer consequências irreversíveis para o ecossistema da região, trazendo impactos negativos para as comunidades tradicionais que vivem próximas ao local da barragem.

FOnte: G1 PA


Nenhum comentário:

Postar um comentário