A MELHOR INFORMAÇÃO

terça-feira, 12 de março de 2013

Hospital e Pronto Socorro Municipal contarão com novo sistema de acesso.


Glayton Rodrigues, diretor do HMS/PSM, diz que carros de funcionários serão adesivados

Para prestar um atendimento de saúde de qualidade à população santarena e aos pacientes dos 20 municípios do Oeste do Pará, a direção do Hospital Municipal (HMS) e Pronto Socorro Municipal (PSM) está implantando novo sistema de acesso às unidades de saúde (HMS/PSM). O novo esquema deverá funcionar a partir do dia 15 de março. “A intenção da gestão é trabalhar de forma que todos tenham acesso ao Hospital e Pronto Socorro Municipal de forma organizada. Não colocando em risco a saúde de pacientes, equipes médicas, familiares e profissionais da imprensa. Não queremos expor pacientes a contatos que possam agravar o seu estado de saúde. Além disso, vamos melhorar o fluxo dos funcionários para agilizar o atendimento e trabalharmos sempre a higienização do local”, esclarece o diretor executivo do HMS/PSM, Glayton Rodrigues.

Inicialmente os veículos de funcionários estão recebendo adesivos para utilização de estacionamento interno. A identificação será apresentada à guarita que funcionará 24h por dia para coordenar a entrada nas dependências do órgão. Por lei, cada paciente tem direito a um paciente para acompanhar o tratamento, com exceção da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Setor de Reanimaçãoque podem ter até dois acompanhantes. A direção quer contar com a colaboração de toda a população, para prestar um serviço cada vez mais humanizado.

SEMSA PROMOVE AÇÕES EM COMEMORAÇÃO AO DIA MUNDIAL DO RIM

Em comemoração ao Dia Mundial do Rim, comemorado em 14 de março, a Secretaria Municipal de Saúde uniu instituições na promoção de ações em saúde e educação. As equipes são formadas por profissionais das Unidades de Básicas de Saúde da Família (UBSF), acadêmicos do Iespes, Uepa e FIT. As atividades serão voltadas a população, gratuitamente, nesta terça-feira, 12, nos períodos da manhã e tarde.

Serão disponibilizados no: Belo Centro, Praça de São Francisco (Caranazal), Praça do Santíssimo, Praça da Nova República, Palácio Senador Jarbas Passarinho – sede do Executivo Municipal. Em cada local será feita verificação de pressão arterial, medição do índice de massa corporal, teste de glicemia, distribuição de panfletos informativos, além da distribuição de informações e orientações sobre a doação de rins.

I ENCONTRO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INTEGRADA: PROJETOS CASINHA DE LEITURA E ARTE NA ESCOLA

A Secretaria Municipal de Educação e Desporto – SEMED – realiza o I Encontro de Formação Pedagógica Integrada dos Projetos Casinha de Leitura e Arte na Escola. O Encontro será realizado de 11 a 13 de março, na Escola do Parque Municipal, na parte da manhã. Os educadores participam de palestras e oficinas. À tarde haverá planejamento estratégico. O objetivo da ação é manter a formação continuada dos educadores de arte, além de reestruturar e dinamizar as atividades para o ano letivo de 2013.

COLETA DE LIXO NAS ESCOLAS DA VÁRZEA

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) promove no período de 12 a 15 de março, a coleta de lixo nas escolas da região de várzea. O objetivo é deixar as escolas limpas para a subida dos rios (enchente). De acordo com o assessor da SEMED na região de rios, professor João Magalhães, o material descartável será reciclado. Ao todo 34 escolas participarão da ação.

DUAS CATEGORIAS SERÃO HOMENAGEADAS NO DIA DO ARTESÃO

A Secretaria Municipal de Cultura realiza no dia 19 de março homenagem ao artesão. Duas categorias receberão troféus: artesão revelação e artesão destaque. As atividades relacionadas à valorização do artesão santareno começam vão de 21 a 24 de março com a realização da Semana do Artesão. De acordo com o chefe da Divisão de Políticas Culturais, Eduardo Dias, haverá exposição de diversos trabalhos e apresentação de grupos folclóricos.

Para a programação está prevista a montagem de uma estrutura com 30 barracas, onde serão expostos produtos artesanais, além de um palco na Praça São Sebastião.

Cadastro Geral: Iniciou na manhã desta segunda-feira (11), o Cadastro Geral na Secretaria Municipal de Cultura. Esse processo visa facilitar os contatos de sete categorias artísticas e viabilizar atividades relacionadas ao Calendário de Eventos da Semc. Todos os cadastramentos vão ser realizados  nas dependências da secretaria, localizada na Rua do Imperador, 640 – Prainha, esquina com a Travessa São Cristóvão.

SEMINFRA RECUPERA VIAS DE GRANDE MOVIMENTAÇÃO EM SANTARÉM

Esta semana é a vez do bairro Área Verde receber a equipe de terraplenagem que tem recuperado as linhas de ônibus do Município. A ação também é desenvolvida no bairro Santo André. Na área central, o serviço de tapa-buraco está na Travessa Moraes Sarmento, no trecho entre as Avenidas Borges Leal e Rui Barbosa. O tapa-buraco, também, deve reiniciar a manutenção da Avenida Moaçara, cumprindo o planejamento feito com base em orçamento para a via.

FUTEBOL AMADOR: SEMJEL VAI FORTALECER CAMPEONATOS

Em reunião que contou com a participação de mais de 100 dirigentes de clubes e coordenadores de campeonatos da zona urbana, planalto e região de rios, o secretário municipal da Juventude, Esporte e Lazer, Erasmo Maia, apresentou as propostas da SEMJEL para fortalecer as competições de futebol amador no município de Santarém. De acordo com o secretário, a Semjel, inicialmente, ajudará os clubes na elaboração do regulamento dos campeonatos, formação de comissão disciplinar e material impresso para divulgação dos certames esportivos.

Os dirigentes tiveram a oportunidade de apresentar sugestões e falar das demandas de seus clubes para a realização dos campeonatos. Eles agradeceram a iniciativa da Semjel e pediram mudanças, por exemplo: no formato da competição entre os diversos clubes da cidade, quando a disputa for pelo Campeonato Santareno de Bairros e extinção dos polos, como acontecia até o ano passado. Eles também reclamaram das condições dos campos onde os jogos são disputados e pediram mais incentivo aos jovens talentos do futebol.  Uma nova reunião será realizada, desta vez, só com os coordenadores de campeonatos para que seja feito um cadastro das competições e dos clubes participantes. A segunda etapa será a confecção dos regulamentos e a definição de calendários de cada campeonato.

Ao final dos campeonatos de bairros e comunidades, os campeões devem participar de uma espécie de Copa. A ideia é que os clubes vencedores recebam o reforço dos melhores atletas de cada equipe que tiver disputado o campeonato do bairro ou comunidade. Ao final do encontro, o secretário Erasmo Maia informou que está em andamento um projeto para construção de um Centro de Iniciação Esportiva, provavelmente, em uma área do Minha Casa, Minha Vida, que atenderá toda a grande área do Santarenzinho e bairros do entorno. O projeto será financiado pelo Ministério dos Esportes.

Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário