A MELHOR INFORMAÇÃO

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Comitiva da Alemanha reúne com Prefeito e secretários, em Santarém.

Parceria entre Município e Distrito alemão de Reno-Sieg discutirá gestão de resíduos sólidos e mudanças climáticas


Comitiva da Alemanha com Prefeito e secretários
Comitiva da Alemanha com Prefeito e secretários
A delegação do Distrito alemão de Reno-Sieg está de volta ao Município de Santarém para dar continuidade à parceria, firmada entre Santarém e o Distrito no último mês de julho através do Programa 50 Parcerias para o Clima (Programa financiado pelo Ministério da Cooperação Econômica do Governo Alemão). 


Nesse momento, o objetivo das cidades é concentrar as atividades no que concerne à gestão de resíduos sólidos, com a construção do Plano Municipal Integrado de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PMIGRS), e o Plano Local de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas. Outros temas como: mobilidade, energia limpa, água potável e intercâmbio entre instituições educacionais também devem ser debatidos durante os próximos encontros. 

Participaram da reunião, que marca o reinício das atividades da parceria, o prefeito Alexandre Von, os secretários de Meio Ambiente, Podalyro Neto; Planejamento e Desenvolvimento, Valdir Matias Jr.; Agricultura e Incentivo à Produção Familiar, Rosivaldo Colares; o coordenador de Saneamento Básico, Hugo Aquino; o chefe de Gabinete, Jaci Barros; o coordenador do Projeto Iara, Wolfgang Meyer; o especialista em gestão de Resíduos Sólidos de Reno-Sieg, Sascha van Keeken; e o coordenador de Mudanças Climáticas do Distrito, Rainer Koetterheinrich.


O prefeito Alexandre Von ressaltou que a parceria vai permitir ao Município avançar, em temas como gestão de resíduos sólidos, com a implantação da coleta seletiva regular e, também, na compostagem do material orgânico.
“Tenho a plena convicção que o ano de 2014 será de grandes mudanças no que diz respeito a gestão de resíduos sólidos, principalmente com a elaboração do Plano Municipal Integrado de Gerenciamento de Resíduos Sólidos”, prevê Alexandre Von.


De acordo com o coordenador de Saneamento Básico, Hugo Aquino, a construção do PMIGRS é uma das prioridades dentro da parceria. “Nós vamos discutir ao longo da semana, a metodologia que nós estamos trabalhando. Será apresentado pelo Distrito de Reno-Sieg o Plano que foi implementado em nível local. Essa troca de experiência permitirá que nós formatemos nosso Plano de uma forma eficiente e eficaz, usando a experiência que deu certo em Reno-Sieg, uma vez que a gestão de resíduos está dentro de um planejamento de médio a longo prazo”, explica Aquino.


Além da gestão dos resíduos sólidos, o Plano Local de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas também estará em discussão. O secretário de Meio Ambiente, Podalyro Neto, explica que durante a semana os representantes do Distrito conhecerão a realidade das áreas de planalto e várzea.


Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário