A MELHOR INFORMAÇÃO

sábado, 2 de agosto de 2014

CÍRIO TERÁ QUE SER SEM SHOWS E FOGOS


O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) suspendeu o show pirotécnico e as apresentações musicais na praça Santuário durante as festividades do Círio de Nazaré. A decisão foi baseada no relatório de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e no laudo do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves. A Associação Obras Sociais da Paróquia de Nazaré também foi multada por causar danos ao meio ambiente durante a queima de fogos no encerramento da quadra nazarena.


O Ibama multou a associação em R$ 150 mil por poluição sonora em níveis capazes de acarretar danos à saúde humana e a morte de animais, e R$ 30 mil pela morte de seis periquitos-da-asa-branca. Se as atividades forem realizadas sem a autorização do Ibama, a diretoria da entidade receberá novas multas e poderá até responder criminalmente na Justiça por desobediência.


A assessoria de imprensa da entidade informou que os diretores da associação ainda não haviam recebido a notificação do Ibama, porque viajaram para Rio de Janeiro acompanhando a imagem peregrina.


O relatório da Semma e o laudo do Renato Chaves foram gerados a partir da operação Fogos de Artifício, coordenada pelo Ministério Público Estadual (MPE), em outubro de 2013, que teve como objetivo o monitoramento e a fiscalização do impacto ambiental causado pelos shows pirotécnico e musical de encerramento das festividades do Círio de Nazaré. Foram constatados, pelos técnicos da Semma, níveis de emissão de ruídos acima dos limites permitidos, oscilando entre 69,75 e 94,24 decibéis, quando o estipulado pela Lei Municipal nº 7.990/2000 é de, no máximo, 70 decibéis, em horário diurno, e 60, em horário noturno. Assim, os shows de música que ultrapassem 60 decibéis também estão proibidos na praça Santuário. A queima de fogos também produz reunidos acima do permitido em lei. A Semma sugeriu o encerramento ou a adequação dos fogos de artifícios durante a festividade.


Segundo o chefe da Divisão Técnico-Ambiental do Ibama, Alex Lacerda, as atividades estão proibidas para este ano. O órgão acompanha a situação da Festa de Nazaré desde o ano de 2010 e já havia notificado a Diretoria da Festa sobre os problemas ambientais. “Notificamos a Diretoria da Festa no ano passado para destacar uma equipe de veterinários e biólogos para mitigar os danos causados aos animais. E foi respondido que não tinham como fazer isso para os animais”, afirmou Lacerda.


De acordo com Lacerda, a entidade responsável pela festa foi notificada sobre a decisão semana passada, um representante até já teria procurado o Ibama para organizar a defesa da associação, que deve ser entregue dentro do prazo de 20 dias.


Laudo do Renato Chaves atribui a morte dos periquitos aos efeitos de ondas de choque, geralmente verificadas após explosões, e o estresse das aves, observado no momento da deflagração dos fogos, decorrente de ruídos, luzes e fumaça produzidos pelo show pirotécnico. Ainda segundo o estudo, os efeitos das explosões podem afetar também a saúde de outros animais, domésticos ou não, além de crianças e idosos que vivem no entorno da área. “Foi comprovado que os fogos são como bombas de grande impacto para os periquitos devido ao corpo pequeno deles. É como se fosse uma bomba de guerra para os humanos”, comparou Lacerda.  (OrmNews)


Por: ercio

Nenhum comentário:

Postar um comentário