A MELHOR INFORMAÇÃO

terça-feira, 12 de agosto de 2014

EM SANTARÉM, 70% DOS CRIMES SÃO DECORRENTES DE TRÁFICO DE DROGAS

Segundo PC, adolescentes e jovens são principais envolvidos.


Ações da PC e PF tem ajudado a reduzir índices de crimes.

Droga foi apreendida no quilômetro 145 da Rodovia Santarém Cuiabá, BR-163. (Foto: Reprodução/TV Tapajós)Dados dos primeiros seis meses do ano da Polícia Civil de Santarém, oeste do Pará, apontam que 70% dos crimes que acontecem na cidade estão relacionados ao uso e tráfico de drogas. Jovens e adolescentes são os principais envolvidos neste tipo de crime. As apreensões da PC são realziados em parceria com a Polícia Militar.

O diretor da 16ª Seccional de Polícia Civil, Nelson Nascimento, afirma que no primeiro semestre de 2014 uma expressiva quantidade de drogas foi apreendida no município. “Para a polícia [essa quantidade] já era esperada, até porque, têm várias bocas vendendo, traficando drogas pela cidade. Fazemos mapeamento, monitoramento e posteriormente, a gente faz as prisões em flagrante daqueles indivíduos que se enveredam pelo mundo do crime. O maior número de apreensões feitas pelas Polícias Civil e Militar tem sido de maconha e cocaína.”, afirma Nascimento.
Polícias Civil - 1º sem de 2014
Cocaína12.781,981 kg
Maconha3.897,486 kg
Outros22,611 g
Segundo o diretor, a explicação para a grande quantidade de drogas encontradas na cidade é o fato de Santarém ser uma rota por onde o entorpecente passa para chegar aos grandes centros. “Por Santarém ser uma fronteira muito grande com outros estados, por ser passagem de barcos, tudo isso faz com que os traficantes usem essa rota, mas muito pouco fica aqui na cidade. A droga vai para outros locais, para os grandes centros, mas sempre fica alguma coisa em Santarém”.

O delegado afirma que o trabalho realizado em conjunto pelas Polícias Civil e Militar tem reduzido o tráfico de drogas no município. Adolescentes a partir de 15 anos e jovens na faixa etária entre 20 e 30 anos são os principais envolvidos neste tipo de crime. “Nós temos muito a fazer, mas o que nós temos feito está contribuindo, temos livrado adolescentes de entrar por esse caminho. Tem pessoas que poderiam hoje estar viciadas. Estamos tirando a droga de circulação, apreendendo a droga, pedindo autorização da justiça para incineração e posteriormente a incineração; esse é o trabalho da polícia e vamos continuar juntas, a Polícia Civil e Polícia Militar no combate do tráfico de drogas aqui em nossa cidade”.
Polícia Federal - 1º sem de 2014
Maconha1 kg
Cocaína19 kg
 Polícia Federal
A Polícia Federal também realiza trabalhos de combate ao tráfico de drogas na região, por meio de abordagens nas embarcações e operações de caráter sigiloso. Segundo o delegado de Polícia Federal, Olavo Pimentel no primeiro semestre de 2014 foram apreendidos 1 quilo de maconha e 19 quilos de cocaína. “É necessário destacar que o trabalho de prevenção e repressão ao tráfico de drogas ocorre por meio de fiscalizações ostensivas fluviais, especialmente no Rio Amazonas, além de investigações que são realizadas de forma confidencial, que muitas vezes se iniciam com base em informações fornecidas pela própria população. Paralelamente, fazemos ainda trabalho de prevenção por meio de palestras junto a entidades educacionais e outras”, relata.
Maior apreensão do semestre
No dia 25 de junho, o Núcleo de Apoio a Investigação (NAI) da Polícia Civil de Santarém apreendeu 200 quilos de maconha, escondidos em um caminhão, no quilômetro 145 da Rodovia Santarém Cuiabá, BR-163, perto da comunidade Corpus Christi. A apreensão fez parte da operação 'Carga Pesada'. O veículo era monitorado desde o município de Novo Progresso. O motorista foi apresentado na delegacia e foi encaminhado a Penitenciária Agrícola de Cucurunã.  A maconha foi incinerada.
Projeto combate drogas
O Sistema Tapajós de Comunicação (STC) realiza neste mês de agosto a 12ª edição do Projeto 'Viva a Vida'. Uma iniciativa que tem como objetivo combater o tráfico e usos de drogas na cidade. O projeto é realizado anualmente em 10 etapas. Ações de cidadania com emissão de documentos, atendimentos de saúde e outros serviços são realizadas durante a manhã e à noite especialistas de várias áreas realizam palestras de orientações aos moradores dos bairros visitados. Confira as etapas realizadas até o dia 12 de agosto (1ª etapa; 2ª etapa3ª etapa e 4ª etapa)
Com o suspeito, foram apreendidos drogas, revólver, celular e dinheiro. (Foto: Reprodução/TV Tapajós)Com o suspeito, foram apreendidos drogas, revólver, celular e dinheiro. (Foto: Reprodução/TV Tapajós)

Do G1 Santarém

Nenhum comentário:

Postar um comentário