A MELHOR INFORMAÇÃO

sábado, 2 de agosto de 2014

MISTÉRIO RESOLVIDO: CRATERAS NA SIBÉRIA SURGIRAM POR CAUSA DE GÁS

Metano foi o responsável por bolsões subterrâneros que explodiram e geraram os buracos

Nova cratera tem cerca de 15 metros de diâmetro e formato de funil

Foto: Marya Zulinova, assessoria de imprensa do governo da região de Yamal-Nenets

Nova cratera tem cerca de 15 metros de diâmetro e formato de funil - Marya Zulinova, assessoria de imprensa do governo da região de Yamal-Nenets

Nem extraterretres, nem queda de meteorito. O motivo para a existência das misteriosas crateras na Sibéria é a alta concentração de gás metano que fez com que o solo descongelasse acelaradamente.


Enquanto o ar normalmente possui apenas 0.000179% de metano, a região próxima dos buracos possui a concentração de 9,6% do gás, segundo artigo na revista Nature. Pesquisadores suspeitam que o aumento da temperatura no verão contribuiu para o fenômeno. Com o solo descongelado, o gás ficou preso em uma espécie de bolsões subterrâneos. Por causa da pressão criada internamente, aconteceram erupções que deram origem aos buracos.

VEJA TAMBÉM

Em Marte, Robô da Nasa bate recorde de distância percorrida em solo extraterrestre

Crateras lunares podem abrigar astronautas em futuras missões

Mistério aumenta: cientistas encontram dois novos buracos na Sibéria

O mistério sobre o surgimento dos buracos começou na metade do mês de julho quando uma reportagem do “The Siberian Times” relatou a descoberta de dois novos buracos na região, sendo um na Península de Yamal — conhecida pelos locais como “o fim do mundo” e onde uma outra cratera já tinha sido avistada — e outro na Península Taymyr.


A primeira cratera descoberta tem cerca de 80 metros de diâmetro, pouco menor que um campo de futebol, e 60 metros de profundidade. As mais recentes são menores, mas apresentam características semelhantes, como a presença montes de terras nas laterais, que sinalizam algum tipo de movimento violento de dentro para fora.


A terceira cratera fica na Península Taymyr, à leste da Yamal. Ela foi descoberta acidentalmente por pastores locais, moradores do vilarejo de Nosok. O buraco tem o formato perfeito de um cone, com cerca de quatro metros de diâmetro e profundidade entre 60 e cem metros.



POR O GLOBO COM AGÊNCIAS
02/08/2014 9:56 / ATUALIZADO 02/08/2014 10:01




Nenhum comentário:

Postar um comentário