A MELHOR INFORMAÇÃO

sábado, 9 de agosto de 2014

NOTICIA DO POLO TAPAJOS

Folha de São Paulo destaca as belezas de Alter do Chão

A matéria da jornalista Antonella Kann chama o destino de “Caribe” e garante aos leitores: "pode surpreender quem já rodou o Brasil e o mundo".
Da Redação
Agência Pará de Notícias
Atualizado em 08/08/2014 19:05:00
O site de notícias da Folha de São Paulo, o portal de um dos maiores veículos de imprensa do Brasil, destaca as belezas naturais e atrativos turísticos da vila de Alter do Chão, em Santarém, na região do Tapajós. A matéria da jornalista Antonella Kann chama o destino de “Caribe” e garante aos leitores: "pode surpreender quem já rodou o Brasil e o mundo".
Ao logo de uma matéria de oito parágrafos, Antonella Kann aborda questões como localização geográfica do destino no Pará, o reconhecimento existente de publicação internacionais – como do jornal britânico “The Guardian” -, as características naturais, o modo de vida nativo dos pescadores, produção local, entre outras.
A repórter também menciona a grande quantidade e a interação entre os habitantes com turistas estrangeiros, em especial europeus: “Esse fluxo fez também com que pipocassem algumas pousadas bem arrumadas. Tudo isso, aos poucos, acrescentou uma pitada de charme ao já pitoresco cenário de Alter, é claro, ajudou a incrementar a infraestrutura turística. Ao anoitecer, uma Torre de Babel em miniatura se concentra na pracinha da vila, embalada por sons de castelhano, do inglês, do francês e do italiano, mesclados com o ritmo do carimbó, gênero musical difundido em todo estado paraense”, afirma Kann.
Vila de Alter de Chão
É um distrito administrativo de Santarém, da qual fica distante 30 km, na região oeste do Pará. Localizado na margem direita do rio Tapajós, banhada por sua água cristalina de cor verde-azulada. O lugarejo foi fundado em 1626 pelo português Pedro Teixeira e, em 1758, foi elevado à categoria de vila pelo governador Francisco Xavier de Mendonça Furtado. Alter de Chão reserva boa infraestrutura para a recepção de turistas, com pousadas, hotéis e restaurantes, além de uma das mais importantes tradições folclóricas do Pará, a Festa do Sairé, uma disputa realizada pelos grupos Boto Tucuxi e Boto Cor de Rosa, em que há a mistura de elementos sagrados e profanos e grande participação popular. A celebração ocorre anualmente durante o mês de setembro, por três dias.
A matéria da Folha de São Paulo através do link: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/turismo/179422-caribe-do-amazonas.shtml 
Israel Pegado
Secretaria de Estado de Turismo do Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário