A MELHOR INFORMAÇÃO

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

NOTICIAS DA REGIÃO

Maçons de Sinop e região começam a colocar em prática projeto de praça.

Fonte: Assessoria
(foto: assessoria)

Os maçons de Sinop e região começaram a colocar em prática o projeto de uma praça. A escolhida foi no cruzamento das avenidas Tarumãs e Itaúbas, um dos principais da cidade. Foi construída uma estátua que remete a uma simbologia maçônica: o homem preparando a pedra bruta para edificar um templo. É a primeira ação de um projeto para os próximos cinco anos. O Aprendiz, presente na literatura e ensinamentos dos maçons, foi desenvolvido pelo escultor Jocione de Jesus Custa, o Mineiro que recebeu uma foto e reproduziu a imagem. "Eu usei ferro, cimento, massa corrida e tinta no acabamento", explica.
A confecção da obra durou dois meses, ela está com cinco metros de altura, marca a presença da Maçonaria em Sinop, onde existem oito Lojas que reúnem aproximadamente 300 pessoas.
O responsável pela Loja Acácia de Sinop Waldomiro Teodoro dos Anjos Jr, explica que o projeto para a praça na qual a estátua foi fixada é desenvolvido com a pretensão de oferecer lazer e cultura.
"O projeto desenvolvido com a concordância das Lojas irmãs a Acácia de Sinop e de cidades vizinhas, oferece uma concha acústica para a realização de eventos abertos, pista de caminhada, arborização e outros detalhes que nós queremos concluir em cinco anos."
Devem ser investidos quase um milhão de Reais com recursos levantados pela Maçonaria, além da colaboração do poder público.
Uma das primeiras ações para o levantamento de recursos foi a palestra com o astronauta Marcos Pontes, realizada no final ano passado. O Venerável Mestre da Loja Acácia da Amazônia, a mais antiga da região de Sinop, Levy Leite Cunha, explica que os maçons de cidades vizinhas também participaram da venda de ingressos e na organização.
"Além do pessoal nosso da Acácia da Amazônia, da Acácia de Sinop, Acácia do Xingu, Rui Barbosa, Sete de Setembro, Estudo e Fraternidade, Luz e Verdade e Vinte de Agosto; tivemos os irmãos da Obreiros do Vale do Rio Azul de Santa Carmem e da Celeste de Vera envolvidos nessa ação que é uma entre as várias que fazemos de forma discreta e que atingem entidades filantrópicas." Acrescenta.
O grupo pretende trazer novas palestras para o primeiro semestre. Os contatos e negociações já começaram. A idéia que será discutia em reuniões é ter ao menos maias duas palestras neste ano, além do sorteio de um carro.

Site: só noticias.com


Google abre programa de estágio para estudantes universitários.
Segunda edição vai oferecer número maior de vagas em relação a 2011.
Candidato fará estágio em São Paulo de julho a dezembro.
CONFIRA A LISTA DE PROGRAMAS DE ESTÁGIO E TRAINEE
O Google abriu nesta segunda-feira (13) as inscrições para a segunda edição do programa de estágio do Google Brasil, o Google Business Internship Program.
Podem se inscrever estudantes universitários que concluirão a graduação em dezembro de 2012, nos cursos de humanas e exatas, e tenham domínio do idioma inglês e português nas formas oral e escrita.
O candidato deve ainda ter disponibilidade de fazer o estágio em São Paulo de julho a dezembro.
Ao todo serão oferecidas 30 vagas para o escritório do Google em São Paulo, nas áreas de vendas, marketing, comunicação, estratégia e planejamento, desenvolvimento de novos negócios e recursos humanos, com duração prevista de cinco meses e oportunidade de efetivação.
As inscrições devem ser feitas por meio deste link até 12 de março. Mais informações sobre o Google Business Internship Program podem ser obtidas pelo site www.google.com/students.
Após a inscrição no programa, os candidatos selecionados devem passar por uma entrevista online com a Companhia de Talentos, seguido de um teste oral de inglês, e por último, entrevistas no escritório do Google em São Paulo.
A primeira rodada de entrevistas via telefone ou por email será de 22 de março a 12 de abril. O teste oral de inglês será de 26 de março a 16 de abril. As entrevistas no escritório serão de 25 de abril a 25 de junho. O programa está previsto para começar em 16 de julho.
“Estamos muito contentes com os resultados da primeira edição do programa de estágio, que além de ajudar a revelar diversos talentos dentro da empresa ainda teve cerca de 60% de efetivação”, diz Monica Santos, diretora de RH do Google para a América Latina. “Para este ano, nossa meta é realizar cerca de 400 entrevistas online e então selecionar 90 candidatos para participar das etapas finais que serão realizadas na sede do Google Brasil.”
De acordo com Monica Santos, no ano passado foram oferecidas 25 vagas e 15 estagiários foram efetivados. A empresa estuda ainda efetivar mais pessoas. A maioria das efetivações foi em áreas correlatas em que os estagiários estavam atuando. Foram mais de 3,5 mil inscrições.
Candidatos de todo o país podem participar. De acordo com Monica, a triagem começa pelo currículo, que leva em conta atividades extras como trabalho voluntário, participação no diretório acadêmico, organizações de eventos como shows de rock e participação em atividades esportivas. “Como o candidato não tem experiência profissional, queremos ver se ele tem iniciativa e criatividade”, diz Monica.
Entre os critérios de escolha estão capacidade de se ambientar com a cultura da empresa, vontade de aprender, ser motivado, criativo e comunicativo e ter iniciativa.
A diretora de RH diz que participação em intercâmbio no exterior não é critério de eliminação porque muitas pessoas não têm condições financeiras para bancar esse estudo.
“O inglês é vital para nossas comunicações, os produtos, o mundo globalizado leva a saber o inglês. Os estagiários participam de reuniões periódicas em inglês. Mas estudar em uma boa escola já ajuda [a ter conhecimentos], muitos estagiários não moraram fora, se tiver uma base boa já vale, no dia a dia vai lapidando e desenvolvendo. Para os funcionários são oferecidas bolsas de estudo para aperfeiçoar o inglês”, diz.
Além da bolsa-auxílio, a empresa oferece uma série de benefícios, como refeições no escritório do Google sem custos. Às quintas-feiras é oferecido o happy hour, em que os estagiários e funcionários têm a oportunidade de saborear refeições temáticas.

Do G1,
São Paulo

Homossexual é morto com 25 golpes de faca.

Polícia vai investigar qual o envolvimento do sobrevivente no crime.
     
Polícia esteve no local para periciar a casa Santarém- Um homem de 38 anos foi assassinado a facadas dentro da própria casa, na comunidade São Geraldo, no bairro do Rangel, localizado na Zona Oeste de João Pessoa, na madrugada deste domingo (12). Segundo o delegado de Homicídios Pedro Ivo Soares, o homem foi morto com 25 golpes de faca.

O crime aconteceu por volta das 4h30 (horário local), mas a polícia ainda não sabe informar como o assassinato aconteceu.

A vítima, Cícero Santos Dias, era homossexual e usuária de crack, segundo o delegado. O companheiro dele também foi ferido por golpes de faca e encaminhado para o Hospital de Trauma da capital. Ele está sob custória da Polícia Civil, que vai investigar qual foi o envolvimento dele no caso e se existiu a participação de uma terceira pessoa no crime.

leia também...
Homem é brutalmente assassinado

Os vizinhos informaram a polícia que ouviram tiros, mas não disseram se presenciaram brigas dos dois envolvidos. O pai da vítima informou que o filho também foi atingido por tiros além das facadas, mas essa informação não foi confirmada pela polícia. No local, foram encontrados cachimbos usados no consumo de crack.

Fonte: G1


Itaú-Unibanco abre vagas na área de riscos e finanças

Funções são de analista Junior, pleno e sênior.

Profissionais devem ter curso superior completo ou para se formar este ano.


CONFIRA A LISTA COMPLETA DE CONCURSOS E OPORTUNIDADES

O Itaú-Unibanco, em parceria com o Grupo DMRH, abriu 10 vagas efetivas para o Programa de Atração de Talentos Riscos e Finanças, distribuídas entre as posições de analista junior, pleno e sênior.

O programa está selecionando profissionais dos cursos de administração de empresas, ciências atuariais, ciências contábeis, ciências econômicas, engenharia (todas as modalidades), estatística, física e matemática que possuam inglês avançado e tenham disponibilidade para residir em São Paulo. Os profissionais devem ter curso superior completo e/ ou com previsão de formatura até junho de 2012.

O processo seletivo conta com teste de inglês online, triagem de currículos, dinâmica de grupo, teste de raciocínio lógico presencial (em inglês) e entrevista individual, todas eliminatórias.

Ao final do processo seletivo, os candidatos selecionados irão atuar na área de riscos e finanças,  responsável pelo controle corporativo de riscos de mercado, liquidez, crédito, operacional e seguros, e pela controladoria corporativa, abrangendo a contabilidade legal, gerencial e demais controles financeiros.

O programa teve seu início no dia 27 de julho de 2011 e tem como previsão de término março de 2012.

As inscrições podem ser feitas até dia 26 de fevereiro através do link www.grupodmrh.vagas.com.br/ve424838.

Do G1, em São Paulo


Governo do Pará assina acordo com o MPF/PA contra o carvão ilegal.


Objetivo é evitar desmatamento e trabalho escravo

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e o Ministério Público Federal no Pará (MPF) assinaram nesta quarta-feira, 8 de fevereiro, acordo que prevê uma série de medidas para intensificar a fiscalização sobre a atividade das carvoarias fornecedoras de insumo para siderúrgicas do polo Carajás. A produção ilegal do carvão é responsável por grande parte do desmatamento e do trabalho escravo no Estado.

Pelo termo de ajuste de conduta (TAC), a Sema tem prazo para implementar um programa intensivo de monitoramento ambiental, fazendo um pente fino para verificar a legalidade das licenças ambientais já emitidas para as siderúrgicas. Só serão validadas as licenças existentes e só serão emitidas novas licenças para as empresas que comprovarem a origem lícita do carvão.

A Sema também comprometeu-se a fiscalizar anualmente o cumprimento das exigências feitas para a manutenção das licenças (essas exigências são conhecidas como condicionantes ambientais), e a estabelecer uma parceria mais próxima com os municípios onde estão instaladas as indústrias.

Em acordo semelhante, feito entre o governo do Estado e MPF/PA para a regularização do setor pecuário, o estabelecimento desse tipo de parceria motivou o lançamento do programa Municípios Verdes, que possibilita uma série de benefícios aos participantes.

Outro ponto do acordo assinado nesta quarta-feira é o aprimoramento da capacidade da Sema de controlar a produção e o transporte do carvão, de modo a poder barrar em tempo real qualquer tentativa de fraude. Deverá ser criado um sistema eletrônico de rastreabilidade da cadeia produtiva, com todas as ferramentas necessárias para permitir o acompanhamento do produto desde a origem até seu destino final.

O TAC foi assinado pelo Secretário de Estado de Meio Ambiente, Rubens Borges Sampai, e pelos procuradores da República Daniel César Azeredo Avelino, Tiago Modesto Rabelo, André Casagrande Raupp e Alan Rogério Mansur Silva.

Siderúrgicas

O acordo entre MPF/PA e Sema possibilita agora a assinatura por parte das empresas siderúrgicas, que aguardavam o posicionamento do governo estadual. A proposta prevê que as empresas adotem um modelo ativo de controle de seus fornecedores de carvão.

Entre diversas providências, as empresas terão que detalhar toda a cadeia de fornecedores, alcançar a auto-suficiência na produção de carvão, efetuar reflorestamento de áreas degradadas e contratar auditoria independente que comprove a inexistência da utilização de trabalho escravo e de desmatamento irregular.

Para assinar o acordo, as siderúrgicas com danos ambientais comprovados têm prazo que vai até o próximo dia 14. Para as demais, que não se encontram em funcionamento, o prazo vai até o próximo dia 21.

Caso não aceitem assinar o TAC, as empresas terão que responder judicialmente pelos danos socioambientais provocados pela utilização da matéria-prima irregular.

Fonte: Ministério Público Federal – MPF


Código Florestal já “nasce precisando de reformas pontuais”, diz relator.

Mesmo após longas e intensas discussões no Congresso Nacional, o novo Código Florestal deverá ser aprovado em março com lacunas. De acordo com o relator da matéria na Câmara, deputado Paulo Piau (PMDB-MG), algumas alterações ainda precisarão ser feitas depois que a matéria for aprovada e sancionada. Piau é o responsável pelo último texto que o código receberá antes da votação final. Ele, no entanto, não pode acrescentar dispositivos à matéria, apenas suprimir trechos do substitutivo aprovado no Senado no fim do ano passado.

Com isso, o relator admite que a nova lei ambiental deverá conter ainda questões não resolvidas que merecerão uma legislação posterior. “[O Código Florestal] já nasce precisando de reformas pontuais, mas a estrutura do projeto está boa”, reconhece o relator.

Ele explica que algumas questões não foram abordadas no texto feito inicialmente pela Câmara e permaneceram excluídas no Senado. Com isso, esses temas só poderão ser tratados em uma nova legislação, depois de aprovado o código.

“Por exemplo: hoje você não pode fazer um barramento para irrigação, porque isso não foi considerado de interesse social, assim como a agricultura irrigada como um todo. Esse é um ponto que nós não temos mais condição aqui na Câmara de mexer. Então, logo após a sanção, nós já vamos ter que alterar a lei do Código Florestal de tão complexa que é essa matéria”, explica o relator.

Mas, mesmo diante das falhas do projeto, o relator garante que o mais importante é que o assunto seja votado o quanto antes. A votação foi acertada com o governo semana passada para que ocorra no dia 6 de março. Para Piau, “o pior dos mundos seria não ter votação”. Ele se preocupa com a proximidade da conferência ambiental Rio+20, marcada para junho. Na opinião do relator, se o código não for apreciado até lá, os debates sobre o tema poderão se misturar às questões da conferência.

“É uma mistura que não deve acontecer. Na Rio+20 teremos o mundo aqui discutindo meio ambiente e qualquer dúvida que tiver em relação ao Código Florestal será levada para lá. Na Rio+20 teremos que tratar de futuro e não de problemas internos nossos aqui”, declarou Piau.

O relator garante ainda que a maior beneficiada com a aprovação rápida do Código Florestal será a agricultura familiar, que não precisará recompor as áreas já desmatadas. Ele também disse que fará esforço máximo para não deixar dúvidas que possam levar a veto da presidenta Dilma Rousseff.

Por: Mariana Jungmann e Iolando Lourenço
Fonte: Agência Brasil – EBC
Edição: Talita Cavalcante


Fazenda baixa de 5% para 4,5% previsão de crescimento de 2012

Em janeiro, Mantega disse que crescimento será de 4% a 5% neste ano.
Entre 2011 e 2014, previsão é de um crescimento médio do PIB de 4,8%.


BC baixa de 3,5% para 3% previsão de crescimento do PIB neste anoEm reunião ministerial, Mantega prevê crescimento acima de 4%BC dos EUA corta previsão do PIB para 2012 e fixa meta de inflaçãoO Ministério da Fazenda informou nesta segunda-feira (13) que baixou a sua previsão de crescimento da economia para este ano de 5% para 4,5%. O dado consta no boletim "Economia Brasileira em Perspectiva".

Apesar da queda, a estimativa do Ministério da Fazenda ainda está bem acima do que prevê o Banco Central, cuja expectativa é de uma taxa de expansão de 3,5% para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2012. O mercado financeiro, por sua vez, prevê uma expansão econômica de 3,3% para este ano.

Guido Mantega
No fim de janeiro, após a primeira reunião ministerial deste ano, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, informou que o crescimento do PIB de 2012 ficará entre 4% e 5%.

"Se a economia internacional se comportar adequadamente, não tiver grandes surpresas - se recuperar, inclusive -, nós podemos tentar buscar 5%. Se a economia internacional se agravar - isso sempre tem de estar no horizonte; afinal de contas eles não resolveram os problemas -, então nós podemos ter 4%. Quatro por cento é o mínimo. Cinco por cento é o padrão, teto. Portanto, 4,5% é o centro", afirmou o ministro na ocasião.

Mandato da presidente Dilma Rousseff
Segundo as previsões do Ministério da Fazenda, o crescimento do PIB de 2011, cujo número ainda não foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), será de 3,2%. Para 2012, a estimativa é de uma taxa de expansão de 4,5%, passando para um crescimento de 5,5% em 2013 e para 6% em 2014. Deste modo, a taxa média de crescimento prevista para 2011 a 2014, ou seja, no mandato da presidente Dilma Rousseff, está em 4,8%.

"O ano de 2011 foi importante para consolidar a trajetória de crescimento de longo prazo em um ambiente internacional de franca desaceleração. Depois da acomodação de 2011, a economia brasileira vai se acelerar. Com investimentos tanto no setor privado, como do setor publico, a média de expansão até 2014 deve ser superior à dos quatro anos anteriores", avaliou o Ministério da Fazenda. Entre 2007 e 2010, a taxa de expansão do PIB foi de 4,6%.

Investimento
A expectativa do Ministério da Fazenda é de um crescimento maior dos investimentos neste ano. No fim do ano passado, a previsão era de uma expansão de 10,2% para a chamada "formação bruta de capital fixo". No documento divulgado nesta segunda-feira, a estimativa subiu para uma expansão de 10,8%. Com isso, a estimativa do governo é de que os investimentos somem 20,8% do PIB no fim deste ano, contra 19,6% do PIB no fechamento de 2011.

"Desde 2004, as taxas de crescimento do investimento têm sido superiores ao crescimento do PIB, com exceção do ano de 2009. Isso garante que a maior capacidade produtiva do país seja revertida para o atendimento da demanda doméstica crescente. Para os próximos anos, o modelo de crescimento adotado pelo governo federal dará ainda maior ênfase ao investimento em todos os setores da economia", informou o Ministério da Fazenda.

Entre os investimentos previstos, o Ministério da Fazenda citou os gastos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que englobam as despesas do Minha Casa Minha Vida, além das obras para a Copa do Mundo de 2014 e para as Olimpíadas de 2016 e das concessões de aeroportos, realizadas recentemente. "Esse sistema de concessões será importante para que a iniciativa privada também invista no crescimento do setor", informou.

Alexandro Martello
Do G1, em Brasília


Sorriso: 4 presos por poluição sonora e veículos são apreendidos

Quatro veículos foram apreendidos e quatro pessoas presas, ontem à noite, em duas praças, por perturbação do sossego.
Na Praça das Fontes, na avenida Natalino João Brescansin, área central, a PM apreendeu um Ford Fiesta e um GM Celta, devido a poluição sonora. Com auxílio dos fiscais da prefeitura e com o aparelho decibelímetro (que indica o volume do som), os policiais verificaram que ambos estavam acima do permitido - até 85 decibéis.

Já na Praça da Integração, no bairro Novos Campos, foram apreendidos dois VW Gol, também com placas de Sorriso, por poluição sonora. Em um dos veículos o volume chegou a 92 decibéis.

Os motoristas foram levados à delegacia de Polícia Civil. Conforme o capitão Jorge Almeida, que comandou a operação, todos os condutores foram presos em flagrante e devem ser levados ainda hoje para o Centro de Ressocialização de Sorriso.

Fonte: Só Notícias/Aline Dessbesell, de Sorriso


 Secretário garante abertura de hospital de Sinop em agosto


O secretário de Estado de Saúde, Vander Fernandes, confirmou a abertura do Hospital Municipal de Sinop para o mês de agosto deste ano. A informação foi confirmada pelo deputado estadual Dilmar Dal Bosco (DEM) que esteve reunido, na semana passada, com o gestor estadual da pasta. A gestão da unidade médica, que era de responsabilidade do município e foi repassada para o Estado, será feita por meio de Organização Social de Saúde (OSS). O parlamentar disse que o edital para a escolha da gerenciadora será lançado na segunda-feira (13).

Inaugurado desde o final de 2008, a população espera que o início dos atendimentos. Em campanha, o atual prefeito, Juarez Costa, atacou a gestão anterior e disse que colocaria o hospital para funcionar em 6 meses. 3 anos depois, o hospital continua fechado.

É esperada a aquisição de equipamentos para poder entrar em funcionamento. No ano passado, o governo federal prometeu liberar cerca de R$ 10 milhões para a compra dos equipamentos, mas o assunto estava ficando apenas na promessa. Até que no final do ano passado o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinou a liberação do dinheiro. Agora o Estado está responsável por fazer também a licitação para a compra dos equipamentos médicos, além da escolha da OSS.

Assim que for aberto, o hospital sinopense passará a ser referência regional em atendimentos de média e alta complexidade. O local terá 74 leitos, com dez Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) para adultos e outras dez para UTIs pediátricas. A previsão de atendimento, de acordo com informações do secretário, é de 445 internações mensais.


Fonte: Só Notícias/Alex Fama



Nenhum comentário:

Postar um comentário