A MELHOR INFORMAÇÃO

sábado, 15 de setembro de 2012

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE



Jovens se reúnem hoje para lançamento do Hino Oficial da JMJ Rio 2013.

Share on twitter Share on orkut Share on facebook Share on email More Sharing Services

Acontece hoje (14), o tão esperado evento de lançamento do hino oficial da Jornada Mundial da Juventude de 2013. A festa “Aventura da Cruz” será o palco para que milhares de jovens do Brasil e do mundo saibam a canção que vai embalar momentos de oração que antecedem a JMJ Rio 2013 e o encontro dos jovens com o Papa Bento XVI, durante a jornada.

O evento contará com a presença do Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D´Aniello (Embaixador do Vaticano no Brasil), e do Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, que também é Presidente do Comitê Organizador Local da JMJ.

Às 18h, os jovens voluntários da JMJ Rio 2013 se encontraram com o Núncio Apostólico Dom Giovanni D´Aniello (Embaixador do Vaticano no Brasil). Este será o segundo encontro de Dom Giovanni D´Aniello com os jovens depois do evento “Preparai o Caminho”, que aconteceu no Rio de Janeiro, em julho.

O Hino “Esperança do Amanhecer!” será anunciado por Dom Orani João Tempesta, às 22h, seguido de missa presidida por Dom Giovanni D´Aniello e de Vigília. O autor da canção – escolhido por meio de um concurso com mais de 180 inscritos – é o Padre José Cândido, da paróquia de São Sebastião de Belo Horizonte, Minas Gerais.

Além de Bispos do Estado do Rio e de sacerdotes, estarão presentes na cerimônia de hoje os cantores que participaram da gravação do Hino e do clipe da JMJ: Adriana Arydes, Olivia Ferreira, Eliana Ribeiro, Walmir Alencar e Leandro Souza (banda Frutos de Medjugore).

Programação da Festa ‘Aventura da Cruz’

18h - Encontro dos jovens com o Núncio Apostólico Dom Giovanni D´Aniello (Embaixador do Vaticano no Brasil)

20h - Animação com DJ's católicos, para acolher a juventude

20h45 - Apresentação do Setor de Juventude (Coordenadores Gerais dos jovens na Arquidiocese do Rio de Janeiro)

21h - Início do show dos cantores católicos

22h - Palavras do Núncio Apostólico Dom Giovanni D´Aniello e lançamento do Hino feito por Dom Orani João Tempesta

22h30 - Missa presidida pelo Núncio Núncio Apostólico Dom Giovanni D´Aniello

23h45 - Procissão para dentro da Igreja - Inicio da Vigília dos Jovens Adoradores

00h - Vigília dos Jovens Adoradores (que acontece toda segunda sexta-feira do mês).


 Equipe Jovens de Maria:jovensdemaria@a12.com
Jovens de Maria: Twitter.com/jovensdemaria_
Jovens de Maria no Facebook: facebook.com/jovensdemaria
 
 

CNBB lança: CAMPANHA "VOTO CONSCIENTE - ELEIÇÕES 2012"



Neste ano, a CNBB teve a iniciativa de lançar uma campanha com o intuito de ajudar o eleitor católico a usar de seu direito de cidadão com consciência e responsabilidade, é a chamada  "Campanha 'Voto consciente' 2012".

Abaixo segue uma saudação publicada pelo Secretário Geral da CNBB, Dom Frei Leonardo Ulrich Steiner, OFM,  sobre a Campanha:

Saudação do Secretário Geral da CNBB

Os brasileiros e brasileiras são chamados a protagonizar, nas eleições do próximo dia 7 de outubro, um dos momentos mais importantes para a democracia do país com a escolha dos prefeitos e vereadores de seus municípios. Com a novidade da Lei da Ficha Limpa, vitória da mobilização popular, as próximas eleições despertam a grande expectativa de que as urnas, ao receberem o voto consciente e livre do eleitor, excluam candidatos cuja vida e prática não os credenciam aos cargos pleiteados.

O alerta aos eleitores sobre a importância de se votar em candidatos "Ficha Limpa" é um dever de todos, especialmente das entidades e organizações que têm responsabilidade com a construção de uma sociedade justa, solidária e fraterna. Neste sentido, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil cumprimenta o Tribunal Superior Eleitoral pela campanha "Voto Limpo", já amplamente divulgada pelos meios de comunicação do país.

Somando-se a esta campanha, a convite do próprio TSE, a CNBB também lança, neste ato solene, a campanha "Voto Consciente - Eleições 2012". Com esta iniciativa, a CNBB faz valer a tradição de sempre dar sua contribuição nas campanhas eleitorais com orientações aos seus fieis e a todos os cidadãos, firmadas na ética e na cidadania à luz do Evangelho.

Esta participação da Igreja na vida política do país tem sua razão mais profunda na consciência evangélica de sua missão (cf. Doc. 40, n. 203). O papa Bento XVI lembra que "a Igreja não pode nem deve tomar nas suas próprias mãos a batalha política para realizar a sociedade mais justa possível. Não pode nem deve colocar-se no lugar do Estado. Mas também não pode nem deve ficar à margem na luta pela justiça" (Deus caritas est, 28).

Assistimos, infelizmente, a um forte desencanto da população em relação à política. Contribuem para isso, mais que as inúmeras denúncias de corrupção e desvio de conduta, a impunidade e a complacência com os culpados. É oportuno, portanto, recordar que "a recuperação da política passa pela moralização dos políticos como verdadeiros 'homens de Estado' e não 'negociantes do poder', enredados em jogadas pessoais. Isso exige romper os laços entre politica e negócios privados", como já afirmara a CNBB em seu documento Ética: Pessoa e Sociedade (p. 31). Estamos convencidos de que um dos caminhos para se alcançar este propósito é uma reforma política ampla e consistente que estanque os caminhos da corrupção e amplie os canais de participação popular nas decisões do Estado.

A campanha que lançamos neste momento quer contribuir exatamente para a recuperação da política como a construção do bem comum, recolocando-a no patamar do qual jamais deveria ter saído. Evidentemente a Lei da Ficha Limpa sozinha não é suficiente para alcançar esta meta. A ela devem se somar outras leis e iniciativas que façam desta meta uma obstinação de todos que prezam pela ética e pela justiça no trato das coisas públicas.

A Lei 9.840, que combate a compra de votos e o uso da máquina administrativa, fruto também de iniciativa popular, merece toda nossa atenção. Há mais de dez anos em vigor, ela é

responsável pelo afastamento de inúmeros políticos cujos comportamentos feriram a ética. A recente Lei de Acesso à Informação se revelou um eficaz instrumento também para a transparência no financiamento das campanhas eleitorais. Inspirado nela, o TSE tomou a inédita decisão de exigir dos candidatos a prestação de contas dos recursos de campanha ainda durante o processo eleitoral, como já haviam feito alguns juízes eleitorais em determinados estados do país.

São iniciativas cidadãs dessa natureza que ajudarão a tornar as eleições limpas e a recuperar a política que, do ponto de vista da ética, significa "o conjunto de ações pelas quais os homens buscam uma forma de convivência entre os indivíduos, grupos, nações que ofereça condições para a realização do bem comum" (cf. Doc. 40, n. 184).

Ao lançar a campanha "Voto Consciente - Eleições 2012" às vésperas do Dia da Pátria e do Grito dos Excluídos, que, neste ano clama por um "Estado a serviço da Nação e que garanta direitos a toda população!", a CNBB espera contribuir para o fortalecimento da cidadania e da democracia no Brasil.

A campanha da CNBB tem a parceria do Núcleo de Estudos Sociopolíticos da Arquidiocese de Belo Horizonte, responsável pelos vídeos que faremos veicular, especialmente nas TVs de inspiração católica. Com temas variados, os vídeos, intitulados "Voto na cidade", ajudam o eleitor a tomar consciência da importância de sua participação na vida política de seu município. Agradecemos ao NESP pela pronta adesão à nossa Campanha.

Além dos vídeos, foram produzidos spots para rádios, que deverão ser veiculados nas rádios de inspiração católica, e um texto com indicações de cinco modos de agir para que o voto consciente ajude a construir cidadania.

Solicitaremos às dioceses e paróquias a ampla divulgação de todo este material que já está disponível no site da CNBB e que, evidentemente, não se restringe ao uso das instituições católicas.

Excelentíssima Presidente Carmem Lúcia, agradeço ao TSE o honroso convite feito à CNBB para se somar à sua campanha "Voto Limpo". Cumprimento e felicito as demais instituições e entidades que, recebendo o mesmo convite, fazem eco a esta iniciativa.

Rogo a Deus abençoar-nos a todos a fim de que, com este nosso trabalho, tornemos presente entre nós o Reino de Deus, que é justiça e fraternidade. Sobre todos e todas imploro a bênção de Deus e a proteção de Nossa Senhora Aparecida, mãe de todos os brasileiros e brasileiras.

Muito obrigado.

Brasília, 6 de setembro de 2012

Fonte: http://www.cnbb.org.br/site/publicacoes/documentos-para-downloads/cat_view/450-campanha-qvoto-consciente-eleicoes-2012



Terceiro Segredo de Fátima, será que não foi todo revelado?


O Terceiro segredo de Fátima já foi completamente revelado pelo Papa João Paulo II em Fátima no ano 2000, através do Cardeal Sodano, chefe da Secretaria de Estado do Vaticano. Mas ainda há quem insista em dizer que o terceiro segredo de Fátima não foi totalmente revelado, devendo ainda ocorrer diversas calamidades precursoras da segunda vinda de Cristo.

Eu estive pessoalmente, em Coimbra, Portugal, com a médica que tratou de Irmã Lúcia, até a sua morte, a Dra. Branco, e perguntei a ela se a Irmã Lúcia lhe tinha dito algo sobre o tal Terceiro Segredo e sua revelação pelo Vaticano; ela me disse que ouviu da Irmã que tudo já tinha sido revelado pelo Vaticano no ano 2000 e que concordara com as explicações do Segredo dadas pela Santa Sé e que não sabia de mais nada.

Alguns alegam que nos dias 13/05/2000 e 26/06/2000 foram divulgadas informações parciais sobre o terceiro segredo de Fátima, e que o manuscrito da confidente Irmã Lúcia, redigida em 1944, abrange um total de 43 páginas das quais somente 4 (quatro) teriam sido divulgadas, cujo conteúdo afetava diretamente a pessoa do Papa João Paulo II.

É falsa a afirmação de que, das 43 páginas do segredo, somente 4 foram reveladas, restando 39 páginas sem serem reveladas ao público. A Congregação para a Doutrina da Fé, ao publicar as quatro páginas do terceiro segredo de Fátima, publicou o fac-simile do texto escrito à mão pela Ir. Lúcia, de modo que se pode comparar o impresso e o manuscrito, verificando que foi totalmente revelado. As 39 páginas restantes contêm uma carta do Santo Padre à Ir. Lúcia, o relato de uma visita de Mons. Tarcisio Bertone à mesma Irmã, a alocução do Cardeal Angelo Sodano em Fátima e a explanação feita pelo Cardeal Joseph Ratzinger, hoje Bento XVI, sobre o terceiro segredo. Estes textos já não são partes do segredo.

Como disse na época o então Cardeal Ratzinger, o segredo não contém predições, mas um retrospecto da história da Igreja no século XX, que foi uma época de numerosos mártires e confessores da fé,... época violenta que atingiu a pessoa do próprio Papa.

Alguns diziam que, por conta do Segredo, João Paulo II seria assassinado e substituído por um anti-papa que faria cessar a celebração da Eucaristia. Como vemos nada disso aconteceu. O Papa João Paulo II faleceu de morte natural e a Sagrada Eucaristia continua a ser celebrada com o apoio do grande papa Bento XVI, eleito de maneira absolutamente legal.

Quando da revelação do Segredo, o então cardeal Ratzinger, disse, na "Mensagem de Fátima":
"Na passagem do segundo para o terceiro milênio, o Papa João Paulo II decidiu tornar público o texto da terceira parte do « segredo de Fátima ». Depois dos acontecimentos dramáticos e cruéis do século XX, um dos mais tormentosos da história do homem, com o ponto culminante no cruento atentado ao «doce Cristo na terra», abre-se assim o véu sobre uma realidade que faz história e a interpreta na sua profundidade segundo uma dimensão espiritual, a que é refratária a mentalidade atual, frequentemente eivada de racionalismo. A história está constelada de aparições e sinais sobrenaturais, que influenciam o desenrolar dos acontecimentos humanos e acompanham o caminho do mundo, surpreendendo crentes e descrentes. Estas manifestações, que não podem contradizer o conteúdo da fé, devem convergir para o objeto central do anúncio de Cristo: o amor do Pai que suscita nos homens a conversão e dá a graça para se abandonarem a Ele com devoção filial.

Tal é a mensagem de Fátima, com o seu veemente apelo à conversão e à penitência, que leva realmente ao coração do Evangelho. Fátima é, sem dúvida, a mais profética das aparições modernas. A primeira e a segunda parte do « segredo », que são publicadas em seguida para ficar completa a documentação, dizem respeito antes de mais à pavorosa visão do inferno, à devoção ao Imaculado Coração de Maria, à segunda guerra mundial, e depois ao prenúncio dos danos imensos que a Rússia, com a sua defecção da fé cristã e adesão ao totalitarismo comunista, haveria de causar à humanidade."

No final da Mensagem disse o Cardeal Ratzinger:
"Chegamos a uma última pergunta: que é que significa no seu conjunto (nas suas três partes) o segredo de Fátima? Que é que nos diz a nós? Em primeiro lugar, devemos supor, como afirma o Cardeal Sodano, que "os acontecimentos a que faz referência a terceira parte do segredo de Fátima parecem pertencer já ao passado". Os diversos acontecimentos, na medida em que lá são representados, pertencem já ao passado. Quem estava à espera de impressionantes revelações apocalípticas  sobre o fim do mundo ou sobre o futuro desenrolar da história, deve ficar desiludido. Fátima não oferece tais satisfações à nossa curiosidade, como, aliás, a fé cristã em geral, que não pretende nem pode ser alimento para a nossa curiosidade. O que permanece - dissemo-lo logo ao início das nossas reflexões sobre o texto do segredo - é a exortação à oração como caminho para a salvação das almas, e no mesmo sentido o apelo à penitência e à conversão".

Mesmo pessoas religiosas como o Padre Léo Persch (não confundir com o Padre Léo da Comunidade Bethânia),  o  vidente Raimundo Lopes e outros, insistem ainda em dizer que o Terceiro Segredo de Fátima não foi todo revelado; mas isto é contrário ao que afirma a Santa Sé. O católico não pode duvidar das explicações que vem de Roma.  Muitas pessoas estão apavoradas com a deduções enganosas que estão sendo publicadas na Internet por conta do segredo de Fátima; mas nada mais há a ser revelado que tenha o aval da Igreja Católica.


Prof. Felipe Aquino

Nenhum comentário:

Postar um comentário