A MELHOR INFORMAÇÃO

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Órgãos fiscalizam postos de combustíveis no Pará


Operação conjunta do Inmetro, ANP e Procon do Pará fiscalizará 123 postos de combustíveis
Operação conjunta do Inmetro, ANP e Procon do Pará fiscalizará 123 postos de combustíveis
É a primeira vez que a operação conjunta acontece no Estado

Uma operação conjunta do Inmetro (Instituto de Metrologia do Estado do Pará), ANP (Agência Nacional de Petróleo) e Procon do Pará fiscalizará 123 postos de combustíveis da Região Metropolitana de Belém até Castanhal, no nordeste paraense. A ação começa na manhã desta quarta-feira (12), em Belém, e segue até a próxima sexta-feira (15). O objetivo da operação é garantir a qualidade do combustível comercializado na região. Esta é a primeira vez que a operação conjunta acontece no Estado.


As sete equipes farão rondas pelos postos para fiscalizar a qualidade do combustível, a medição correta das bombas e os serviços oferecidos nos postos, como os das lojas de conveniência. As bombas de combustível que apresentarem algum tipo de irregularidade serão lacradas. A qualidade do combustível também será analisada para atestar se a quantidade máxima de de etanol na formulação do combustível (20%) está sendo respeitada. ‘O excesso de etanol na gasolina diminui o rendimento do veículo, o que configura um prejuízo ao consumidor’, explica o especialista de regulação de petróleo da ANP, José Luiz.


A ANP tem intensificado as ações de fiscalização, com base principalmente nas denúncias recebidas pelo Centro de Relações com o Consumidor (CRC), nos resultados obtidos pelo Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis (PMQC) e também nas informações repassadas por outros órgãos públicos.


Em 2013, a Agência estabeleceu parcerias com órgãos da administração pública, o que resultou na instituição de forças-tarefa. As ações conjuntas entre órgãos públicos fortalecem a participação do Estado na fiscalização do setor e restringem o emprego de práticas irregulares pelos agentes econômicos.


Consumidores também poderão fazer denúncias sobre irregularidades por meio do telefone: 0800 970 0267 ou ainda pelo site www.anp.gov.br/faleconosco


Fonte: O Liberal

Nenhum comentário:

Postar um comentário