A MELHOR INFORMAÇÃO

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

INSTITUTO DOXA APONTA EMPRESÁRIO NA LIDERANÇA À PREFEITURA DE SANTARÉM

Paulo Barrudada lidera pesquisaNa pesquisa espontânea, Paulo Barrudada aparece em 1º lugar com 17,9%
Paulo Barrudada lidera pesquisa

Uma pesquisa encomendada pelo Jornal “O Impacto” realizada pelo Instituto Doxa, de Belém do Pará, coordenada pelo cientista político Dornélio Silva, aponta o empresário Paulo Barrudada (PROS), liderando a opinião dos eleitores santarenos para a corrida à Prefeitura Municipal, no ano de 2016.

De acordo com o Instituto Doxa, a pesquisa foi realizada de 16 a 19 de dezembro deste ano e ouviu cerca de 520 eleitores individualmente, com margem de erro de 4% para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.

Quanto às perspectivas eleitorais para 2016, na questão espontânea em que não é apresentado nenhum nome ao entrevistado, Paulo Barrudada aparece em primeiro lugar com 17,9%, em segundo Alexandre com 7,9% das intenções de votos; em terceiro Nélio Aguiar, 4,6%, empatado com Lira Maia com o mesmo índice. Depois aparecem Maria do Carmo, José Maria Tapajós, Lucineide Pinheiro e Márcio Pinto.

Quanto às perspectivas eleitorais 2016, na questão estimulada em que é apresentado os nomes dos pré-candidatos, Paulo Barrudada aparece em primeiro lugar com 27,8%, em segundo se destacam empatados Alexandre e Nélio com 10,5% das intenções de votos. José Maria Tapajós vem em terceiro lugar, seguido por Márcio Pinto e Chapadinha. Rubson Santana é o penúltimo colocado; e Socorro Pena é a última colocada.

Quanto à rejeição geral entre os pré-candidatos, Alexandre Von é o mais rejeitado com 45,7%; o segundo mais rejeitado é Chapadinha com 21,4%; em terceiro lugar em rejeição vem Socorro Pena com 7,9%. Paulo Barrudada em quarto lugar em rejeição, 4,1%. O menos rejeitado é Nélio Aguiar, 1%.

Em relação à representatividade política, mais de 80% dos santarenos não se sentem representados pelos políticos que tem. Apenas 5,1% se sentem representados.

Nesses dois anos e 11 meses de governo, Alexandre Von está com uma imagem extremamente negativa. Esse índice chega a mais de 71%. A imagem positiva de Alexandre chega a um pouco mais de 14%. Em se tratando de um candidato à reeleição, a reversão dessa imagem é bastante difícil, tendo em vista o tempo curto para as eleições.

Sobre as principais realizações do atual Governo Von, 66,0% dos entrevistados não sabem o que a Prefeitura faz ou fez. É o que mostra a pesquisa ao somar as categorias “Não Sabe” com “Nada”. É um governo sem visibilidade, sem cara. O asfalto é o que aparece em primeiro lugar com apenas 10,1%, seguido de hospital e bosque ambiental.

A reprovação (ruim/péssimo) do trabalho que Alexandre vem desenvolvendo em Santarém é de 47,4%. A aprovação (excelente/bom) é de 14,8%. A avaliação regular é de 36,4%.

Em relação ao Partido dos Trabalhadores, a pesquisa mostrou que a imagem do PT em Santarém é extremamente negativa. O PT é aliado à ladroagem, corrupção, bandidagem, à coisa ruim, péssimo. Percebe-se no gráfico que são poucos os elementos positivos que aparecem relacionado ao PT. Uma imagem com máculas praticamente irrecuperáveis.

Quanto à problemática enfrentada pela população em vários segmentos da sociedade, a pesquisa revelou que espontaneamente os entrevistados falaram que o “desemprego”, “asfalto/pavimentação”, “infraestrutura” e “saúde” são os principais problemas que os aflige. A falta de água é outro problema que também afeta a população santarena.

Em relação à atenção básica do Governo Estadual, o Instituto Doxa apontou que o governo de Simão Jatene é reprovado por 69,1% dos entrevistados em Santarém. Já a sua aprovação é de apenas 8,1%.

O potencial de apoio de Jatene a algum candidato a prefeito de Santarém é de 26,0%, isto é, votaria ou poderia votar no candidato apoiado pelo Governador. Por outro lado 67,9% não votaria. E 6,2% não opinaram.

Já o potencial de apoio de Helder Barbalho a algum candidato a prefeito de Santarém é de 48,0%, isto é, votaria ou poderia votar no candidato apoiado pelo Ministro. Por outro lado, 45,2% não votariam. E 6,9% não opinaram.

O potencial de apoio do ex-Prefeito e ex-Deputado Federal, Lira Maia é de 55,9%. Os que não votariam no candidato apoiado por ele somam 37,0%. E 7,1% não opinaram.

CENÁRIO POLÍTICO: Para o coordenador do Instituto Doxa, Dornélio Silva, o que chamou atenção na pesquisa, que visa as eleições municipais de 2016, é o atual cenário da política nacional que está repercutindo dentro do Município de Santarém. Ele acrescenta que nesse momento, existem três grupos políticos que estão em ascensão e devem vir fortes para as eleições do ano que vem.

“Tem o grupo do atual prefeito Alexandre Von, coordenado pelo PSDB, que tem a máquina administrativa nas mãos e, é aliado do Governo do Estado, então, é uma força para o pleito.

Temos o Nélio Aguiar, do DEM, que se lançou pré-candidato a prefeito de Santarém, que é uma das forças políticas da região e, que pertence ao grupo do ex-prefeito Lira Maia. O outro grupo que ainda não fez parte da política de Santarém, mas que está surgindo com um potencial muito forte, é liderado pelo empresário Paulo Barrudada. Ele vem trabalhando e surgindo nos segmentos sociais, sendo uma novidade para o Município. Esse é o momento do quadro político que estamos vivendo”, aponta Dornélio Silva.

Segundo ele, o PT, que já esteve no Governo Estadual e nas prefeituras de Santarém e Belém, hoje, não é um grupo político muito forte na região oeste do Pará. “O atual cenário da política nacional fez o PT ficar em pedaços. A mídia pesada está fragmentando o PT e, isso é sinal de que algo está acontecendo. Hoje, tanto em Santarém quanto em Belém, a imagem que o PT tem, é muito ruim. Aliado a fatores desgastantes”, declarou Silva.


Por: Manoel Cardoso


Fonte: RG 15/O Impacto

Nenhum comentário:

Postar um comentário