A MELHOR INFORMAÇÃO

quarta-feira, 20 de julho de 2016

MULTA PESADA POR QUEIMADA EM LOTES URBANOS EM NOVO PROGRESSO ALERTA SEMA

Em plena época de estiagem na região, a prática de incêndio urbano aumenta, com isso torna-se ainda mais comum e frequente visualizar os focos de queimada em terrenos e lotes baldios de Novo Progresso. Conforme a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), na primeira quinzena de julho deste ano, pelo menos 30 registros de focos de queimada foram realizados, ainda não foram aplicadas multas, mas essa parece ser a única solução para conscientizar algumas pessoas. A prática pode levar a multas de mais de R$ 9 mil.

Além de trazer riscos a imóveis vizinhos, as queimadas também podem trazer danos à saúde e doenças respiratórias, mesmo assim muitas pessoas esquecem-se disso e colocam fogo, geralmente em terrenos alheios próximos das suas casas, mas de acordo com o código ambiental do município, a menor multa mínima gerada pela prática de queima ao ar livre passa é de R$ 1.000, podendo ser aumentanda com agravantes e lançada para o responsável legal do imóvel no próximo carnê do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU).

Segundo a Sema, o período da estiagem associado aos altos índices de calor são as principais motivações para que os moradores realizem as limpezas nos quintais e terrenos com a utilização do fogo. Porém, felizmente é crescente entre muitos moradores a prática da consciência ambiental e realiza a limpeza de forma correta, ou seja a faxina em todo o quintal acompanhada do recolhimento do lixo para serem levados pela equipe de limpeza pública do município.

O sr. Juliano Simionato, atual Secretario Municipal de Meio Ambiente de Novo Progresso alerta: "Como a gente está no meio ambiente e vê todos os problemas que aumentam a cada ano, explico para todos a importância de evitar incendiar lotes urbanos sem comunicar ou pedir autorização da SEMA. Lembrando que isso é crime e passível de multas pesadas para o infrator", comenta Simionato.

As denúncias poder ser feitas a Sema-Secretaria Municipal de Meio Ambiente que fica na Rua XV de Novembro, prédio da antiga Coominpro, para que providências sejam tomadas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário