A MELHOR INFORMAÇÃO

domingo, 3 de julho de 2016

POPULAÇÃO PRESSIONA POLÍTICOS A AGIR CONTRA QUEIMA-QUEIMA DO IBAMA


A chamada Operação Onda Verde do Ibama, ganhou novas tonalidades na região de Novo Progresso, paradoxalmente ao próprio objetivo de evitar queimadas, o órgão virou pauta obrigatória, nas Câmaras de Vereadores, gabinetes políticos e foi parar na Assembléia Legislativa do Pará. O motivo é antigo, as queimadas de veículos, máquinas e acampamentos promovidos pelos agentes do Ibama, parecem ter substituído a Onda Verde em Onda Vermelha e Cinza.
 
Os agentes são acusados de truculência e desrespeito, com dezenas de relatos de violência física e verbal contra pessoas flagradas em infração ambiental. Há casos extremos no passado recente de agentes terem “metido bala” em autuados mais exaltados.

Questiona-se agora a não observação do próprio Decreto Federal 6514 que regulamenta essas investidas contra os crimes ambientais, queimam caminhões, tratores, motores e máquinas repletos de combustível jogando CO2, metano e todos tipo de poluentes são jogados no ar, os resíduos poluentes vão para o solo e as carcaças viram a nova paisagem nestes locais.

A pressão aos políticos parte principalmente do mais novo meio de manifestação da população, as redes sociais, onde os cidadãos despejam toda sua revolta e fazem ameaças de revoltas, contra o Ibama e contra seus representantes políticos. A situação piorou em Novo Progresso depois da morte do Sargento da PM que dava guarida aos fiscais numa dessas investidas na floresta. Por coincidência, ou não, a operação do órgão tirou um pouco do foco da mata e voltou-se contra as serrarias na cidade. Agora sim, uma devassa na documentação e nos pátios da Serraria Floresta Verde, Cedrão, GM, Serraria do Arnaldo, gerou um fato que aterroriza a cidade, desemprego!

A Câmara de Vereadores de Novo Progresso expediu uma nota de repúdio, não com a fiscalização do Ibama, mas o modo como ela é feita, de forma truculenta e atropelando garantias e direitos legais dos infratores. O queima-queima é odiado, por políticos e pela população, é unânime e opinião que essas madeiras e máquinas deveriam ter uma destinação útil ao bem comum.

Na Assembléia Legislativa, deputados discursaram em plenário exigindo respeito a legalidade e aos direitos dos fiscalizados e fim do queima-queima do Ibama. Um áudio de uma conversa entre o ex-prefeito de Novo Progresso com o Dep. Estadual Hilton Aguiar vazou nas redes sociais e mostra a preocupação dos dois com a revolta da população e onde isso pode levar. Ali, o deputado fala que o fim do queima-queima acontecerá com a assinatura do prefeito de um documento comprometendo-se a ficar como fiel depositário de tudo que for apreendido pelo Ibama no município.


Por: Édio Rosa para o site www.culturafm.amaisouvida.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário