A MELHOR INFORMAÇÃO

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Educação e fé serão discutidas em Jornada Pedagógica.


XXI Jornada Pedagógica será realizada durante celebração dos 100 anos do Colégio Santa Clara

Colegio santa Clara

No ano em que o Colégio Santa Clara celebra os 100 anos de fundação será realizada no período de 11 a 22 de janeiro de 2013 a XXI Jornada Pedagógica, visando discutir estratégias que possibilitam boas práticas pedagógicas e a formação humana. Serão palestras, debates e retiro espiritual envolvendo direção, professores, coordenadores pedagógicos e demais colaboradores.

A abertura das atividades será amanhã, com celebração eucarística às 8h, na Capela Nossa Senhora de Lourdes, seguindo com uma palestra sobre o tema central – “Educação e Fé” – proferida pela atual diretora do colégio, Irmã Gizele Marinho.

A temática busca provocar uma reflexão sobre o ano da fé, proclamado pelo Papa Bento XVI em 11 de outubro de 2012, por ocasião do cinqüentenário da abertura do Concílio Ecumênico Vaticano II, além das comemorações do aniversário de vinte anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica, e terminará na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, no dia 24 de novembro de 2013.

No sábado, 12, será realizado um retiro espiritual na Casa dos Irmãos de Santa Cruz, na comunidade Mararú, com a assessoria do bispo diocesano, Dom Flávio Giovenale.

CENTENÁRIO – O Colégio Santa Clara foi fundado no dia 11 de agosto de 1913 por Madre Maria Imaculada de Jesus e Dom Amando Bahlmann. A fundação foi em decorrência da necessidade de escolas para atender principalmente as crianças pobres e órfãs, além do forte desejo de Madre Imaculada de se dedicar à causa educativa.

A 9 de dezembro de 1916, foi autorizado a funcionar como Curso Primário. Em 1939, foi aberto o Curso Normal (1º ciclo). Em 1946, foi concedida a autorização para funcionamento do Curso Ginasial. Em 1951, abriu-se o Curso Normal (2º ciclo), visando ao preparo de professores primários que pudessem servir às escolas da cidade e do interior.

Em 1976, o Colégio foi autorizado a funcionar com habilitações em nível de 2º Grau: Comércio, Administração e Magistério. Nesse mesmo ano, foi autorizado o funcionamento de 1º Grau em 8 anos, extinguindo-se assim o Curso Ginasial de 4 anos. Em 1981, foi reconhecido o 2º Grau. Em 2011, o Colégio Santa Clara passou a ser mantido pela “Rede de Educação SMIC”. Entende-se por SMIC: Sorores Missionariae ab Imaculata Conception – Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição.

Em 2013 é celebrada a festa do centenário do colégio, marcando o compromisso com a região amazônica. Serão realizadas várias atividades para marcar a data.


Fonte: RG 15/O Impacto e Genildo Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário