A MELHOR INFORMAÇÃO

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

SOCORRO: “GOVERNO DE VON DEIXA MUITO A DESEJAR”

Socorro Pena diz que Prefeito é lento e tem dificuldades para resolver problemasSocorro Pena diz que Prefeito é lento para resolver problemas.

Oficialmente anunciada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) como pré-candidata à Prefeitura de Santarém, a ex-vereadora Socorro Pena, em entrevista exclusiva à nossa reportagem, destacou os principais problemas na atual gestão do prefeito Alexandre Von (PSDB). Quase dez meses antes das eleições que definirão o Prefeito da terceira cidade mais importante da região Norte do Brasil, Socorro Pena afirma que além dos problemas nas áreas da saúde, educação e infraestrutura, considerados gravíssimos, o maior deles é a falta de diálogo de Von com a sociedade santarena. Para ela, o prefeito Von é lento e tem dificuldades de resolver os problemas da população e, que por conta disso, projetos que estavam certos de serem implantados em Santarém foram para outros municípios do Pará, como o porto da empresa argelina Cevital, que será construído em Barcarena. Socorro Pena aponta outros problemas de ordem administrativa do Governo Von. Veja a entrevista na íntegra:

Jornal O Impacto: Quais são as principais diferenças entre os governos da promotora Maria do Carmo e de Alexandre Von?

Socorro Pena: Tem várias comparações entre a gestão da promotora Maria do Carmo e a atual administração do Von. Primeiro, a doutora Maria do Carmo tinha liderança política e era proativa, gostava de trabalhar e dar um toque feminino na sua administração, como o Natal da Cidade de Gente, as atividades esportivas, o carnaval, o Sairé, e a gente percebia que o governo tinha diferença. A outra questão era na área social, onde a Prefeita tinha como meta o desenvolvimento com justiça social. Vários segmentos, como na saúde, educação e na área social, eram prioridades no governo da promotora Maria do Carmo. Tanto é que a avaliação na área da educação foi uma das melhores e as condições na saúde pública, embora tivesse algum problema, eram bem melhores. Santarém trouxe para cá todos os programas em nível nacional, na área da saúde e da educação e desenvolveu uma política na área da assistência social que foi fundamental. Hoje, quando a gente observa a cidade, ela nem se compara como era quando a doutora Maria do Carmo deixou o governo. Hoje, a cidade recebe verba pública, mas na questão da infraestrutura está muito precária, os investimentos não estão sendo aplicados de forma como deveriam.

Jornal O Impacto: Como a senhora analisa a gestão de Von?

Socorro Pena: A gestão do prefeito Alexandre Von deixa muito a desejar. A sociedade percebe que o prefeito Von não tem uma marca de governo e não tem uma dinâmica que dê credibilidade à sua administração. Ele é lento e tem dificuldades de resolver problemas básicos da população de Santarém. Se a gente for fazer uma comparação com a gestão da ex-prefeita Maria do Carmo, vamos observar que Santarém ganhou muita coisa na área de investimento, porque ela tinha uma boa equipe técnica e tinha liderança política para conseguir recursos em nível federal. Ela teve habilidade política para dialogar com diferentes setores da sociedade. Para Santarém vieram obras do PAC, a ampliação do Aeroporto Maestro Wilson Fonseca, o Minha Casa Minha Vida, projeto para a construção do porto e o Hospital Materno Infantil.

Jornal O Impacto: Qual o foco do debate para que o PT retorne a administrar Santarém?

Socorro Pena: Agora, estamos discutindo uma estratégia para o PT voltar pro governo, porque a gente precisa terminar as obras da ex-prefeita Maria do Carmo. O prefeito Von não foi capaz de com dinheiro em caixa, concluir o Minha Casa Minha Vida, o Hospital Materno Infantil e as obras do porto e do PAC. Já estão se passando quatro anos e o atual Prefeito não teve habilidade para fazer isso. Nós precisamos resgatar essa auto-estima da população, mas também precisamos resgatar um governo que tenha capacidade técnica, credibilidade e liderança política, para trazer os benefícios para Santarém.

Jornal O Impacto: Quais são os principais problemas que Santarém enfrenta na gestão atual?

Socorro Pena: Eu diria que os problemas de Santarém estão generalizados, porque temos problemas de infraestrutura e sabemos que é muito caro e muito difícil de resolver todos, mas precisamos ter capacidade técnica e liderança política para trazer recursos. O governo municipal não está conseguindo trazer recursos do governo do Estado, que é do seu partido e, que está bloqueando os recursos da saúde, que deveria ser aplicado em Santarém. Ora, uma liderança que tem o governo do Estado do mesmo partido, não consegue trazer dinheiro para resolver os problemas da saúde? Imagine para outros problemas que a população está passando. Temos muitos problemas em Santarém, principalmente na área da saúde, educação, infraestrutura, mas o problema maior e, que a população está sentindo impacto imediato é a questão da violência, que também o governo do Estado não tem dado a importância devida para a cidade, e o Prefeito local não tem capacidade de dialogar sobre isso. Nós precisamos ver o problema de desemprego que também é sério e em Santarém piorou bastante, porque não tem obras, porque a dinâmica econômica do Município não está respondendo a essas demandas da sociedade. Temos esses problemas que são muito graves, que é o desemprego, a violência, saúde pública e infraestrutura. Isso sem contar que na área da educação todos os programas sociais do governo Federal que implantamos no governo da ex-prefeita Maria do Carmo tiveram retrocesso significativo, a começar pela merenda escolar.

Jornal O Impacto: Para amenizar essa situação caótica que Santarém vive, deveria ter diálogo entre o Prefeito e os vereadores?               

Socorro Pena: Como eu falei: o prefeito Von tem um problema sério, porque ele não tem capacidade para fazer uma boa gestão. É essa a diferença para a ex-prefeita Maria do Carmo. Ele não dialoga com a Câmara, ele não dialoga com os movimentos sociais. A gente não vê o Prefeito em nenhuma atividade dos movimentos sociais. A gente não vê o Prefeito dialogando com diferentes setores, como a classe empresarial. Ele provavelmente vai reorientar a sua ação política agora em período eleitoral, como vai fazer obras eleitoreiras e começar a dialogar com alguns setores e, tudo isso em função do processo eleitoral que se aproxima.

Jornal O Impacto: Esses investimentos que estavam previstos vir para Santarém, mas que foram levados para Barcarena, como a Cevital, isso teria participação do empresário Olavo Neves, que quer concorrer a eleição para Prefeito?

Socorro Pena: Eu não sei exatamente qual foi a dinâmica que levou a transferência da Cevital para Barcarena. Também não tenho essa avaliação precisa sobre o papel do Olavo, já que hoje, ele tem o status de secretário de governo estadual, para essa atividade, mas eu avalio que o principal problema desse redirecionamento desses investimentos em Santarém, a causa principal está exatamente na falta de planejamento e de organização e de diálogo com a sociedade, da nossa principal liderança, que é o prefeito Alexandre Von. Os portos do Maicá, hoje, do jeito que está a situação dos debates, inclusive, o Prefeito diz que está cumprindo todas as regras do Município Verde, mas como foi que ele planejou e deixou avançar até pro nível que chegou como os investimentos na área do Maicá sem ter feito a devida discussão com os setores da sociedade local? Isso é um problema. Eu não sei quais foram os fatores que levaram, mas eu sei que houve uma mobilização local para que aquele investimento não fosse feito lá. Ora, se não foi feito no Maicá, qual seria o melhor local? Santarém é uma cidade estratégica, está no centro da Amazônia e poderia ter um diálogo com a população. E se não tiver isso, onde é que vamos fazer um investimento dessa natureza? Santarém tem uma orla que precisa ser ordenada. A ex-prefeita Maria do Carmo começou esse diálogo e tinha a Secretaria de Portos, que foi extinta na atual gestão do Von. Nós temos em Santarém mais de 07 mil embarcações de diferentes escalas. Tem as embarcações que fazem o transporte local, as que viajam na região e as interestaduais. Nós temos uma dinâmica socioeconômica que circula no entorno dessas embarcações. Como a agente pensa uma cidade no coração da Amazônia, no meio de tantos problemas e com o desafio de grandes investimentos? O atual Prefeito não tem um planejamento para dialogar com os diferentes setores, em diferentes escalas em nível local, estadual e federal. Hoje, o governo está sentindo o forte impacto da implantação de portos e hidrelétricas na região e sem dialogar com a sociedade. A ex-prefeita Maria do Carmo priorizou o turismo na cidade e a atual gestão está extinguindo a Secretaria de Turismo e também a de Planejamento. Qual o futuro de Santarém?


Por: Manoel Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário