A MELHOR INFORMAÇÃO

terça-feira, 18 de novembro de 2014

ENCONTRADO CORPO DO PROFESSOR MARCOS PAULO QUE ESTAVA DESAPARECIDO NO RIO TAPAJÓS

A notícia abalou a comunidade de São Luiz do Tapajós. O trágico naufrágio ocorrido por volta das 15h00 do último domingo (16) e que culminou com a morte do professor Marcos Paulo, que era funcionário da secretaria Municipal de Educação e lecionava para os alunos da segunda série da escola São Luiz Gonzaga, só teve desfecho na tarde desta terça feira(18).


Naquela tarde, Marcos Paulo que pilotava sua voadeira conduzindo mais cinco passageiros, entre os quais dois de seus irmãos (Neuto e Badu) e tentou atravessar a cachoeira do Quatá, uma das primeiras grandes quedas d’água localizada há uns quinze minutos, a partir da comunidade de São Luiz em direção a vila Pimental. Próximo ao local, enquanto analisavam um ponto mais propício para a passagem, a correnteza empurrou a embarcação para as proximidades do rebojo que se forma no local. Foi então que Marcos Paulo resolveu acelerar para ultrapassar as correntezas, porém, o agito as ondas passaram a jogar água para dentro da pequena embarcação que possuía bordas baixas.


Ao perceber que a voadeira ia a pique, o piloto conseguiu direcioná-la para as pedras que margeiam a cachoeira e gritou para que todos pulassem. Neuton, irmão da vítima e o último a pular da embarcação, ainda pegou na corda tentando segurar o casco para que o professor sair da voadeira, mas as correntezas das águas eram muito fortes no local e arrancaram a corda de suas mãos. “Eu tentei puxar a voadeira, mas a correnteza é muito forte e eu não tive força para segurar. Meu irmão não teve tempo de sair. Eu vi quando ele afundou junto com a voadeira”. Lamentou. Em cima das pedras que margeiam a cachoeira, os sobreviventes ainda assistiram Marcos Paulo vim à tona por duas vezes em meio a fúria das águas para depois sumir definitivamente.


A notícia do naufrágio chegou por volta as 17h00 em são Luiz do Tapajós, de onde saíram as primeiras buscas e o pedido de ajuda foi feito ao Corpo de Bombeiro sediado na cidade de Itaituba. A voadeira de uma empresa que está realizando pesquisa no rio Tapajós chegou a São Luiz com os cinco sobreviventes que se encontravam bastante abatidos com o acontecimento, mas, principalmente, pelo sumiço de Marcos Paulo. As buscas continuaram de forma interrupta dia e noite na esperança de que o professor fosse encontrado com vida. Com a ajuda dos homens do Corpo de Bombeiros que chegaram por volta das 12 horas de segunda feira (17), a ansiedade aumentava a cada retorno das embarcações que se encontravam nas buscas.


Foram inúmeras buscas durante 47 horas de muita ansiedade por parte dos familiares e de toda a comunidade de São Luiz do Tapajós, até que às 14 horas desta terça feira (18) chegou a notícia da localização do corpo de Marcos Paulo que se encontrava boiando a uma pequena distância do local do alagamento. Avisados, os policiais do Corpo de Bombeiros foram até o local de onde fizeram a remoção do corpo, e, após levarem até São Luiz do Tapajós, o conduziram ao Instituto Renato Chaves, onde foram feitos os procedimentos cadavéricos cabíveis e posteriormente liberado para o sepultamento. A notícia completa você acompanha na edição 2013 do Jornal Folha do Oeste que circula na próxima sexta feira (21).


Fonte: Jornalista Francisco Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário