A MELHOR INFORMAÇÃO

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

AO VIVO: POUSO HISTÓRICO NUM COMETA

POR SALVADOR NOGUEIRA

12/11/14  05:07
Ouvir o texto
O módulo Philae pousou com sucesso na superfície do cometa Churyumov-Gerasimenko às 13h35 do dia 12 de novembro de 2014, tornando-se o primeiro artefato humano a realizar um pouso suave num astro desse tipo. Ao longo dos próximos dias, o veículo estudará de perto o cometa, em busca de pistas sobre a formação dos planetas do Sistema Solar e possivelmente sobre a origem da vida na Terra. Abaixo, as últimas novidades da missão, neste dia histórico para a exploração espacial.

17h26 - A última atualização do dia apresentou mais dúvidas que respostas. Ainda não há a certeza de que o Philae esteja firmemente fixado ao solo. E a última imagem divulgada foi a do ROLIS, postada às 16h36. Amanhã saberemos mais, quem sabe com imagens direto da superfície do cometa? Fique ligado e não perca a cobertura completa deste dia incrível para a astronáutica na Folha desta quinta-feira!
16h36 - O site da ESA divulgou a imagem do instrumento ROLIS, que mostra o que havia embaixo do Philae conforme ele foi descendo. Sensacional.
"Sai de baixo!", informa o Philae ao descer no cometa!
“Sai de baixo!”, informa o Philae ao descer no cometa, a 3 km da superfície!
14h42 - A SORTE FAVORECE OS AUDAZES! Informações da telemetria: pouso foi muito suave, mas os arpões não dispararam, assim como o sistema de descida ativa (que já parecia estar defeituoso na checagem antes do pouso). As operações em solo continuam, e os engenheiros estudam a possibilidade de tentar redisparar os arpões, para garantir que o módulo permaneça fixado à superfície. De toda forma, ao menos para o momento, o Philae está estável e operacional na superfície do cometa Churyumov-Gerasimenko. Imagens do local do pouso são prometidas para daqui uma hora.
14h33 - Enquanto não aparecem as primeiras fotos da superfície do cometa, fique com este “adeus” da Rosetta, registrando a partida do Philae rumo ao pouso bem-sucedido.
Rosetta dá "adeus" ao Philae, a caminho do histórico pouso no cometa Churyumov-Gerasimenko.
Rosetta dá “adeus” ao Philae, a caminho do histórico pouso no cometa Churyumov-Gerasimenko.
14h11 - Telemetria confirma que as garras prenderam o Philae à superfície. A festa é geral no quartel-general da ESA. A humanidade pela primeira vez realiza um pouso num cometa. E este é só o começo da aventura. “É um grande passo para a civilização humana”, diz Jean-Jacques Dordain, diretor-geral da Agência Espacial Europeia. Em breve, imagens direto do Churyumov-Gerasimenko.
14h03 – O PHILAE POUSOU!
13h35 – …o Philae pode já ter pousado. A previsão de pouso era esta: 13h35. Mas temos de esperar ainda 28 minutos para o sinal chegar à Terra. Isso se o pouso aconteceu na hora esperada, a despeito das incertezas. Isso se houve mesmo um pouso. A poucos instantes do momento decisivo, tudo até agora saiu conforme o planejado e dá para sentir o otimismo em alta no controle da missão. Mas a tensão também é muito perceptível, quase tanto quanto a areia fina que aguarda o Philae na superfície do cometa Churyumov-Gerasimenko. A qualquer momento agora saberemos.
Concepção artística do pouso do Philae no cometa. Será que foi?
Concepção artística do pouso do Philae no cometa. Será que foi?
12h39 - NO CAMINHO CERTO! A ESA acaba de informar que imagens capturadas pela sonda Rosetta (ainda não divulgadas) mostram que o módulo de pouso Philae está na trajetória planejada para a descida no cometa Churyumov-Gerasimenko. O pouso deve acontecer em aproximadamente uma hora, com confirmação 28 minutos depois. Mas há grande incerteza sobre o momento exato do pouso, com uma janela de 40 minutos.
12h20 - IMAGEM DA ROSETTA TIRADA PELO PHILAE! É borrada, é sem processamento, mas é a nave-mãe Rosetta registrada numa imagem obtida pelo módulo de pouso Philae, dando adeus no início de sua jornada até a superfície do cometa Churyumov-Gerasimenko. Quando a imagem entrou no telão, uma salva de palmas foi inevitável no centro da ESA em Darmstadt, na Alemanha. “Até o momento, é mais do que sonhamos”, diz Jean-Pierre Bibring, cientista responsável pela ÇIVA, câmera do Philae que fez o registro e que também deve mandar as primeiras imagens da superfície do cometa, se o pouso der certo.
A baixa qualidade se deve ao reflexo do Sol e ao movimento giratório do módulo, conforme se afastou da Rosetta. Ainda assim, vê-se um dos paineis solares com clareza na imagem, assim como o núcleo do satélite.
O "adeus" do Philae ao se despedir da Rosetta e iniciar o pouso.
O “adeus” do Philae ao se despedir da Rosetta e iniciar o pouso.
“Hoje é mais que importante”, disse Jean-Jacques Dordain, diretor-geral da ESA. “Isso é algo para a história.” O pouso deve acontecer em pouco mais de uma hora, e a confirmação de sucesso deve vir por volta das 14h.
11h27 - A ESA confirma oficiamente o que já havia indicado sem querer 20 minutos atrás. Todos os dados esperados do Philae até este ponto chegaram e mostram que a separação da Rosetta ocorreu conforme o planejado. Na tela de um computador, abaixo, tivemos um vislumbre do que seria uma foto obtida pelo instrumento ÇIVA (pronuncia-se “shiva”), que é a câmera responsável pela obtenção das imagens de “despedida” da sonda. Não é nada que possamos identificar de imediato. Quem sabe com processamento aparece alguma coisa? De toda forma, diz a agência que tudo segue bem. Estamos a mais ou menos duas horas do pouso…
Imagens e dados recebidos no centro em Toulouse, que trabalha com o pacote científico inicial transmitido pelo Philae.
Imagens e dados recebidos em Toulouse, que trabalha com o pacote científico inicial transmitido pelo Philae.
11h07 - TÁ NO AR? O pessoal da ESA está se atrapalhando na transmissão ao vivo e falando coisas interessantes sem notar que estão sendo ouvidos. Já sabemos, por exemplo, que o primeiro pacote de dados científicos do Philae, colhidos durante a descida, está sendo descarregado e deve estar disponível em minutos. Ele deve incluir fotos de despedida que o módulo de pouso fez de sua nave-mãe, a Rosetta. Fique ligado!
09h28 - TREM DE POUSO ABERTO! Os dados que vêm do módulo Philae indicam que ele está pronto para seu encontro com a superfície do cometa Churyumov-Gerasimenko, em aproximadamente quatro horas. “Temos a telemetria, e o lander está girando e o trem de pouso foi aberto”, informou Stephan Ulamec, gerente do módulo de pouso. Até agora, céu de brigadeiro na tensa operação de descida.
Concepção artística do Philae descendo na direção do cometa.
Concepção artística do Philae descendo na direção do cometa.
09h12 – SINAL DE VIDA DAS DUAS ESPAÇONAVES! Olhares angustiados, mais uma vez. Durante alguns minutos, parecia que algo havia dado errado. Mas o sinal da Rosetta foi recuperado como esperado e, com ele, também as transmissões do Philae. Mais aplausos às 9h06. “Obtivemos telemetria do módulo de pouso. É um momento muito importante porque vamos poder acompanhar a descida agora nas próximas cinco horas até o pouso”, disse Paolo Ferri, chefe de operações da ESA, no controle da missão em Darmstadt.
Em breve veremos as imagens de despedida tiradas pelo Philae de sua nave-mãe, a Rosetta. O pouso deve acontecer por volta das 13h30, e a confirmação virá 28 minutos depois.
07h03 - CONFIRMAÇÃO DE SEPARAÇÃO! Segundo a Agência Espacial Europeia, o módulo de pouso Philae se separou da sonda Rosetta conforme planejado e já está a caminho da superfície do cometa Churyumov-Gerasimenko. O sinal que confirmou a manobra foi recebido com uma salva de palmas por cientistas e engenheiros no controle da missão em Darmstadt (Alemanha), após alguns segundos de apreensão. No espaço, agora são 22,5 km que separam o Philae de seu objetivo final, e eles serão percorridos em cerca de sete horas. Haverá muita tensão, pois um dos dispositivos do módulo que facilitariam o pouso não está funcionando.
O Philae se separa da Rosetta para pouso no cometa.
O Philae se separa da Rosetta para pouso no cometa.
Checagens foram feitas durante a madrugada, e um sistema chamado Active Descent System (Sistema de Descida Ativa) não se comportou como deveria. Ele é basicamente um pequeno jato de gás que serviria para empurrar o Philae na direção do cometa durante a fase final de aproximação. Sua função era diminuir o risco de um “rebote” (o módulo bater no solo e voltar ao espaço), forçando-o para baixo. Contudo, as tentativas de ativá-lo não foram bem-sucedidas. Por isso, para o pouso, os arpões que servirão para prender o módulo ao cometa terão de bastar para impedir o “quique”.
Na próxima hora, a Rosetta fará uma nova manobra para se recolocar na melhor posição para observar com segurança a descida do Philae. E por volta das 9h o controle da missão voltará a receber o sinal da sonda, que transmitirá os primeiros dados recebidos do Philae — incluindo fotos de “despedida” de sua nave-mãe, com quem ele viajou ao longo da última década até chegar a esse momento crucial.
06h35 – A essa altura, o módulo de pouso Philae já se separou da sonda Rosetta e avança vagarosamente na direção da superfície do cometa Churyumov-Gerasimenko. Não teremos a confirmação do início dessa manobra até que se passem mais 28 minutos — tempo que leva para que os sinais de rádio da espaçonave atravessem os 511 milhões de quilômetros que a separam da Terra. Começa aqui uma jornada de cerca de sete horas até a chegada ao solo.
Concepção artística do Philae após se desprender da Rosetta. Manobra se iniciou às 6h35.
Concepção artística do Philae após se desprender da Rosetta. Manobra se iniciou às 6h35.
06h25 - Pelo roteiro pré-programado, o módulo de pouso Philae já deve estar operando por suas próprias baterias, em antecipação à separação da sonda Rosetta, que deve acontecer em mais dez minutos. Tudo acontece de acordo com instruções encaminhadas de forma antecipada pelo controle da missão. Não há possibilidade de interferir no processo.
05h07 - A sonda europeia Rosetta já iniciou os procedimentos para liberar o módulo Philae na histórica tentativa de realizar o primeiro pouso suave num cometa. A última manobra antes da separação, destinada a posicionar a espaçonave na órbita ideal, aconteceu às 4h30 (de Brasília), e o controle da missão da ESA, em Darmstadt (Alemanha), já transmitiu à espaçonave o derradeiro sinal para o início da tentativa. A partir daqui, não há mais ponto de retorno.
Concepção artística do módulo Philae descendo rumo ao cometa Churyumov-Gerasimenko
Concepção artística do módulo Philae descendo rumo ao cometa Churyumov-Gerasimenko
A descida deve ser iniciada às 6h35, mas o sucesso do começo da manobra só deve ser confirmado 28 minutos depois — é o tempo que os sinais de rádio, viajando à velocidade da luz, levam para sair das imediações do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, a 511 milhões de quilômetros de distância, e chegar à Terra.
O trajeto até o solo, 22,5 km, deve consumir cerca de 7 horas, com pouso marcado para aproximadamente 13h35 (e confirmação de sucesso ou fracasso por volta das 14h03).
O Philae vai praticamente cair no cometa. Giroscópios ajudam a controlar sua orientação e, nas proximidades da superfície, dois arpões serão disparados para ancorá-lo ao solo — tudo para evitar que ele não “quique” no cometa e volte para o espaço, dada a baixa gravidade gerada pelo astro. O local do pouso não pôde ser determinado com alta precisão, e a forma irregular do cometa também não ajuda. Se ele cair sobre uma rocha pontiaguda demais, ou num barranco mais íngreme, ba-bau.
Enquanto o módulo de descida segue a caminho do chão, a Rosetta fará uma nova alteração de órbita para obter as melhores imagens da região de pouso, na esperança de detectar o Philae intacto e bem já na superfície.
LEITURA PARA O POUSO! Se interessa pela busca por vida alienígena? Meu novo livro, “Extraterrestres: Onde eles estão e como a ciência tenta encontrá-los”, em versão digital, está por apenas R$ 9,40!
As últimas análises do solo feitas com as imagens mais próximas obtidas pela sonda orbital indicam que as chances de sucesso são de cerca de 75% — melhores do que as que circulavam na semana passada (50%) e próximas das inicialmente projetadas antes que a sonda partisse da Terra (70%). Há um clima de cauteloso otimismo. Mas não há nada garantido, exceto o estrondoso sucesso que já representou a própria sonda orbital, a um custo de 1,2 bilhão de euros.
A noite foi agitada no controle da missão. Antes de receber o quarto e último “OK” para a manobra, a sonda passou por outras checagens. A primeira, às 17h de ontem, confirmou que a Rosetta estava na órbita prevista para a manobra de pouso. A segunda, às 22h, confirmou que os comandos estavam prontos para ser carregados na espaçonave e que o orbitador estava em boa forma para as manobras. E a terceira, à 0h30 desta quarta, confirmou que o módulo Philae estava pronto.
Você pode acompanhar o pouso ao vivo no site da missão ou ficar por aqui mesmo. O Mensageiro Sideral estará de olho, trazendo todas as novidades assim que elas acontecerem, com atualizações em tempo real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário