A MELHOR INFORMAÇÃO

segunda-feira, 25 de abril de 2016

SÃO FRANCISCO VENCE CAMETÁ E DECIDE PARAZÃO COM PAYSANDU.


Jogadores e dirigentes recebem trofeu e medalhasJogadores do leão receberam troféu e medalhas de campeões do segundo turno.

O São Francisco não teve dificuldades para vencer o Cametá na noite deste domingo e garantir o seu inédito título da Taça Estado do Pará, o segundo turno do Campeonato Paraense. O Leão Mocorongo foi superior durante a maior parte da partida, abriu o placar ainda no primeiro tempo e ampliou no segundo. O duelo no Colosso do Tapajós terminou em 3 a 0, gols marcados pelo meia Juninho, o atacante Elielton e o goleiro Paulo Rafael.

Com o resultado o São Francisco irá decidir o título geral do Parazão contra o Paysandu, vencedor do primeiro turno. A final, denominada de Taça Açaí, será daqui a duas semanas, dia 8 de maio, no Mangueirão, em jogo único. Além disso, o Leão santareno ainda ajudou seu maior rival, o São Raimundo, que com a derrota do Mapará ficará com a segunda vaga do Pará na Série D do Brasileiro. Eliminado do estadual, o Cametá encerra suas atividades oficiais na temporada.

Leão pressiona Mapará e larga na frente

A partida começou com posturas distintas das equipes. Apesar de um início nervoso, com erros de passes tanto em lançamentos pelo alto como rasteiros, o São Francisco era superior e tinha mais volume de jogo. A proposta do Cametá era jogar fechado, com cautela. O Mapará esperava o Leão Mocorongo em seu campo de defesa, apertando a marcação apenas quando o adversário chegava à sua intermediária. O inverso do praticado pelo time santareno, que já buscava a recuperação da bola ainda no setor de ataque, pressionando a saída de bola do Verde-Rubro.

A postura incisiva do São Francisco começou a assustar o Cametá. Aos 11, Balotelli quase marca da ponta direita, mesmo sem ângulo. O chute forte do atacante forçou o goleiro Evandro a fazer grande defesa. Logo em seguida, o Mapará ainda perdeu uma de suas principais armas: a bola parada. O lateral-esquerdo Sousa sentiu lesão e teve que ser substituído pelo lateral-direito Américo, que jogou improvisado no setor canhoto.

Se a aposta do Cametá era atrair o São Francisco para em seguida encaixar contra-ataques, ela não funcionou no primeiro tempo. Quando tinha a bola, não conseguia trocar passes com precisão, recorrendo a chutões para frente e entregando a bola para o adversário. Melhor em campo, o Leão começou a ganhar confiança e Juninho, aos 19, abriu o placar com um golaço. De fora da área ele acertou um chutaço, que Evandro não conseguiu alcançar: 1 x 0 São Francisco.

O time de Santarém continuou melhor em campo, buscando aumentar sua vantagem no placar. Elielton apareceu bem na frente aos 35. Ele entrou na área, driblou o zagueiro e chutou no canto esquerdo, mas Evandro conseguiu espalmar para fora. Três minutos depois, porém, Elielton não perdoou: em grande jogada dentro da área, deixou o zagueiro do Cametá no chão e tirou de Evandro: 2 a 0 São Francisco.

Cametá equilibra o jogo, mas não consegue reverter placar

Vendo seu time em situação difícil, o técnico Euclides Magno usou o intervalo para tentar melhorar o ânimo dos jogadores do Cametá e também promover mudanças: ele sacou o meia Elton Baiano para colocar o atacante Kênia. Logo nos primeiros minutos a alteração se mostrou eficiente, dando ao Mapará um pouco mais de presença ofensiva. Aos 10, Frank arriscou de fora da área. O chute venenoso tirou tinta da trave defendida por Paulo Rafael. Dois minutos depois Tony Love tentou em jogada parecida, mas com menos perigo.

Apesar da maior intensidade de jogo do Cametá, a vantagem adquirida no primeiro tempo deu certa tranquilidade ao São Francisco. Mesmo vendo a subida de confiança do Verde-Rubro, o time de Wálter Lima jogava com serenidade, apostando nos contra-ataques. A rápida transição da defesa para o ataque fez com que Elielton aparecesse bem na esquerda os 16. Ele cruzou na área, mas a defesa do Mapará afastou o perigo.

Aos 19, o Cametá se lançou mais ao ataque. O lateral-direito Leandro foi substituído pelo atacante Jailson, o quarto atacante do time em campo. Quando as coisas começavam a se complicar para o São Francisco, o zagueiro Renan, do Cametá, tocou na bola com a mão dentro de área aos 21 e o árbitro Benedito Pinto da Silva marcou pênalti. O goleiro Paulo Rafael foi lá e converteu: 3 a 0 para o Leão de Santarém.

O gol frustrou as intenções do clube cametaense e, para piorar, Preto Barcarena cometeu falta dura em Juninho aos 28, recebendo seu segundo cartão amarelo no jogo e sendo expulso de campo. O São Francisco voltou a dominar e controlar o jogo. Aos 34, Guilherme, ex-Remo, perdeu chance clara dentro da área, que poderia ser o quatro gol do Leão. Os santarenos ainda tiveram outras chances de ampliar, mas o placar acabou ficando nos 3 a 0, dando ao São Francisco o título da Taça Estado do Pará, o segundo turno do Campeonato Paraense


Fonte: RG 15\O Impacto e G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário