A MELHOR INFORMAÇÃO

quarta-feira, 9 de maio de 2012

O aborto não é um serviço de saúde porque não cura nenhuma doença, afirmam os pró-vidas.


Madri, 08 de Maio de 2012 (ACIDIGITAL) - A coordenadora da plataforma pró-vida espanhola Direito a Viver, Gádor Joya, assinalou que o aborto não deve ser considerado um serviço de saúde, pois "não cura nem prevê nenhuma doença, é somente a morte cruel e violenta de um ser humano".

Em um comunicado difundido hoje, Joya criticou as desculpas da Secretária Geral de Sanidade e Consumo da Espanha, Pilar Farjas, ao ser consultada sobre o tema da exclusão do aborto da lista de prestações sanitárias obrigatórias no Sistema Nacional de Saúde.

A autoridade espanhola assinalou recentemente que não se excluirá "nenhuma das prestações que por motivo médico ou de saúde se requeira no Sistema Nacional de Saúde".

Para Joya, a resposta de Farjas "tranqüiliza a grande indústria do aborto e confirma o que já denunciamos: que na Espanha é mais fácil e rápido matar a um filho no ventre que operar-se do quadril".

"Vai contra a deontologia profissional e contra a práxis médica apoiar a idéia de que o aborto é um ato médico. Como é evidente, o aborto não cura nem prevê nenhuma doença. Por isso tem que ser excluído da lista de serviços sanitários".

A porta-voz de Direito a Viver questionou que o governo da Espanha "considere uma prioridade de recorte de gastos atrasar as ajudas aos dependentes até 2014 enquanto que as administrações seguem esbanjando milhões de euros em apoiar a indústria do aborto".

Cleofas.com.br


Vaticano: Papa esclarece tradução litúrgica da fórmula de consagração na missa.

Padres devem dizer que sangue de Cristo foi derramado "por muitos" em vez de "por todos"
Cidade do Vaticano, 30 de abril de 2012 (Ecclesia) - Bento XVI enviou uma mensagem aos bispos católicos da Alemanha, determinando que a expressão latina 'pro multis' seja traduzida como "por muitos" em todas as traduções da oração eucarística, proferida na celebração da missa.
A expressão aparece quando o sacerdote consagra o vinho, dizendo "será derramado por vós e por muitos para a remissão dos pecados".
Segundo o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, a missiva do Papa foi escrita na residência de Castel Gandolfo, arredores de Roma, depois da Páscoa.

No editorial para o semanário de informação do Centro Televisivo Vaticano, 'Octava dies', este responsável adianta que, segundo Bento XVI, "a tradução 'por muitos', mais fiel ao texto bíblico, deve ser preferida a 'por todos', que pretendia tornar mais explícita a universalidade da salvação trazida por Cristo".

"Para o Papa as palavras da instituição da Eucaristia são absolutamente fundamentais, trata-se do coração da vida da Igreja", acrescenta o padre Lombardi.
O texto original do Missal Romano apresenta o texto 'qui pro vobis et pro multis effundetur in remissionem peccatorum': a expressão 'pro multis' tem sido traduzida como "por todos" em várias línguas.

Fonte: Agência Ecclesia


BRASIL E O MUNDO 

Vândalos depredam imagens do Menino Jesus, da Virgem Maria e de São Francisco de Assis, no Peru

Lima, 04 de maio de (Gaudium Press) - Desconhecidos decapitaram e cortaram os braços das imagens do Menino Jesus, da Virgem Maria e São Francisco de Assis em uma pequena cidade na região de selva no Peru.

O ato sacrílego foi perpetrado na Paróquia do Espírito Santo que fica localizada no distrito 9 de Outubro, na cidade de Iquitos, no Departamento de Loreto, na fronteira com o Brasil, segundo informa o noticiário peruano "Primera Edición".

Para chegar ao interior da gruta onde se encontravam as imagens, os desconhecidos quebraram grades que protegiam as imagens .

Para substituir as cabeças das imagens do Menino Jesus e a de São Francisco osdelinquentes colocaram pequenos crânios sobre cada uma delas.

Esta foi a primeira vez que este tipo de delito antirreligioso ocorre na cidade de Iquitos. Além de preocupação, o ataque às imagens trouxe uma grande consternação entre os fiéis católicos da região.

Cleofas.com.br



Possíveis milagres para a canonização de João Paulo II já estão sendo estudados, afirma postulado.

Vaticano, 07 de Maio de 2012 (ACIDIGITAL) - O Postulador da causa de Canonização do Beato João Paulo II, Mons. Slawomir Oder, assegurou que existem três ou quatro casos muito interessantes que poderiam permitir a canonização do Beato João Paulo II.

No dia 1 de maio a Igreja recordou o primeiro aniversário da beatificação de João Paulo II presidida por Bento XVI diante de mais de dois milhões de pessoas reunidas na praça de São Pedro para presenciar a beatificação mais multitudinária da história.

Em uma entrevista concedida ao jornal italiano Avvenire, Mons. Oder explicou que as graças que poderiam ser atribuídas à intercessão do Beato Wojtyla poderiam ser contadas por dezenas, mas "aqueles que atualmente parecem mais interessantes são três ou quatro".

Conforme informou, os casos que poderiam considerar-se milagrosos provêm de diversos países do mundo, "sobre tudo europeus, como a Polônia, Itália e Espanha, mas também das Américas, como Estados Unidos, México, Colômbia e Brasil".

O postulador afirmou que continuam chegando ao seu escritório numerosas notícias de graças recebidas pela intercessão do Beato, e informou que "o fluxo de fiéis que vão rezar diante da tumba de João Paulo II a invocar sua intercessão é ininterrupto".

Para que o beato possa ser venerado como santo é necessária a intercessão ante Deus de um segundo milagre. O primeiro que o elevou aos altares foi a cura da religiosa francesa Marie Simon Pierre, quem sofria Parkinson, uma enfermidade incurável que afetou também ao Beato João Paulo II.

Mons. Oder assinalou que nestes momentos está à espera da documentação relacionada com algumas graças, "em alguns casos foram iniciadas as investigações médicas. Mas se trata de investigações prévias e portanto não se pode absolutamente falar da eleição de um caso específico".
Mas, "os casos interessantes que merecem um aprofundamento já foram assinalados", concluiu o postulador.

Cleofa.com.br



Bento XVI concede Indulgência Plenária para Membros da Renovação Carismática.

Rímini, segunda-feira 30 de abril de 2012 (ZENIT.org) - Uma mensagem de Bento XVI abriu o 35º Encontro Nacional da Renovação Carismática na Itália, que celebra os 40 anos da fundação no país.

A mensagem, assinada pelo Secretário de Estado Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, foi entregue ao presidente nacional italiano da Renovação Carismática, Salvatore Martinez.

O Santo Padre enviou suas "cordiais saudações" a todos os "numerosos presentes", assegurando a sua "proximidade espiritual". 

Bento XVI expressou a esperança de que "em cada um ressoe a voz forte e clara do Espírito Santo, que clama 'Jesus é Senhor', para oferecer nas suas comunidades diocesanas e paroquiais, nos ambientes em que vivem, o serviço de uma presença generosa, de um corajoso testemunho e de uma contribuição valiosa para a Nova Evangelização".

Invocando a "celeste intercessão de Maria", o papa deu a bênção apostólica ao presidente do movimento na Itália, aos outros responsáveis e a todos os participantes.

Para todos os fiéis que participarem "devotamente" na convocação nacional jubilar, no quadragésimo aniversário de fundação da Renovação Carismática, Bento XVI concedeu a indulgência plenária, com as condições de receberem os sacramentos da confissão e da comunhão e de fazerem a oração pelo Sumo Pontífice.

Para os "legitimamente impossibilitados" é dada a indulgência parcial, se "com espírito contrito eles se unirem ao evento mediante fervorosas orações".

Também pelo 40º aniversário da fundação na Itália, Bento XVI receberá em audiência os membros da Renovação Carismática no dia 26 de maio na Praça de São Pedro. Antes da chegada do Santo Padre, o presidente da Conferência Episcopal Italiana, cardeal Angelo Bagnasco, presidirá a celebração eucarística.

Cleofas.com.br



São João de Ávila será proclamado Doutor da Igreja.


Madri, quinta-feira 03 de maio de 2012 (Gaudium Press) - A Conferência Episcopal Espanhola (CEE), aprovou, durante assembleia plenária, uma mensagem sobre São João de Ávila, por ocasião de sua próxima proclamação como Doutor da Igreja Universal por Bento XVI.
O santo será o quarto espanhol -após Santo Isidoro de Sevilha, São João da Cruz e Santa Teresa de Jesus- e o 33º a nível mundial.

Na mensagem, os prelados explicam que a "originalidade" deste santo residia em seu "consistente e atualizado saber teológico, na segurança de seus ensinamentos e no cabal conhecimento dos Padres, santos e dos grandes teólogos".

Segundo os bispos, São João de Ávila será nomeado doutor por seu estudo e contemplação "com singular clarividência" aos mistérios da fé, assim como por ser capaz de expô-los aos fiéis para que lhes sirvam como guia em sua formação e em sua vida espiritual e por viver "de forma coerente" com seu ensinamento.

Sua sabedoria também é destacada, além de sua promoção pelas distintas vocações na Igreja: a leiga, a vida consagrada e o sacerdócio.

São João de Ávila é definido como uma pessoa "desprendida, generosa, apaixonada por Deus" e desapegado aos bens materiais durante toda a sua vida.

Os bispos recordam que o Santo, após ser ordenado sacerdote em 1526, celebrou sua primeira missa em sua cidade natal e a festejou convidando os pobres para partilharem dos alimentos servidos em sua mesa e repartindo entre eles sua herança.

Diziam sobre ele que se por desgraça, a Bíblia fosse extinta, por qualquer motivo, ele sozinho a restituiria à Igreja, pois a sabia de cor. Esse foi um dos motivos pelos quais se tornou um grande escritor.

Nascido em Almodóvar del Campo (Cidade Real), em 1499 ou 1500, João de Ávila, cresceu e se formou em um ambiente cristão. Estudou Leis na Universidade de Salamanca e Artes e Teologia na de Alcalá. Sua ordenação foi em 1526.
Em 1946 foi declarado patrono do clero secular da Espanha pelo Papa Pio XII e em 1970 foi canonizado pelo Papa Paulo VI.

Os prelados espanhóis asseguram que a voz de São João de Ávila continua "potente, humilde e atualíssima" nesses momentos em que uma nova evangelização se torna urgente. (EPC)

Com informações da ACI DIGITAL.



PAPA E SANTA SÉ 

Bento XVI faz convite para que fiéis rezem o terço

Papa convida fiéis a conhecerem melhor e seguir o exemplo de Nossa Senhora

Quarta-feira, 02 de maio de 2012 .O Papa Bento XVI convidou os fiéis a rezarem o terço neste mês de maio, o qual a Igreja dedica à Nossa Senhora. O pedido foi feito aos peregrinos de língua portuguesa, após a Catequese desta quarta-feira, 2.

O Santo Padre exortou os fiéis a, neste mês, "conhecerem melhor e seguirem o exemplo de Nossa Senhora", e orientou-os à vivência de "uma oração diária mais intensa e fiel". Em particular, sugeriu a oração do terço, conforme recomenda a Santa Igreja e segundo o desejo expresso repetidamente pela Virgem Maria.

Em seguida, concedeu sua benção apostólica juntamente com os votos de "todo o bem" para cada um e suas famílias.

Fonte: Canção Nova Notícias



É indispensável permanecer sempre unidos a Jesus

Regina Coeli de Bento XVI no 5° Domingo do Tempo Pascal

Cidade do Vaticano, domingo 06 de maio de 2012 (ZENIT.org) - Apresentamos a seguir as palavras de Bento XVI dirigidas aos fiéis e peregrinos reunidos hoje na Praça de São Pedro.

Queridos irmãos e irmãs!

O Evangelho de hoje, 5º domingo do Tempo Pascal, se abre com a imagem da vinha. Jesus disse aos seus discípulos: "Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor" (Jo 15,1). Muitas vezes, na Bíblia, Israel é comparada com a fecunda vinha quando é fiel a Deus; mas, se afasta-se Dele, torna-se estéril, incapaz de produzir aquele "vinho que alegra o coração do homem", como canta o Salmo 104 (v.15).

A verdadeira vinha de Deus, a videira verdadeira, é Jesus, que com Seu sacrifício de amor nos doa a salvação, nos abre o caminho para ser parte desta vinha. E como Cristo permanece no amor de Deus Pai, assim, os discípulos, cuidadosamente podados pela palavra do Mestre (cfr Jo 15,2-4), são unidos de modo profundo a Ele, tornando-se ramos fecundos, que produzem abundante colheita.

São Francisco de Sales escreve: "O ramo unido e em conjunto com o tronco porta fruto não por virtude própria, mas em virtude da estirpe: agora, fomos unidos pela caridade ao nosso Redentor, como membros à cabeça; eis porque... boas obras, tendo o seu valor com Ele, merecem a vida eterna" (Tratado do Amor de Deus, XI, 6, Roma 2011, 601).

No dia de nosso Batismo, a Igreja nos envolve como ramos no mistério pascal de Jesus, em sua própria pessoa. Desta raiz recebemos a seiva preciosa para participar na vida divina. Como discípulos, também nós, com a ajuda dos Pastores da Igreja, crescemos na vinha do Senhor ligado pelo Seu amor.

"Se o fruto que devemos produzir é amor, uma condição prévia é precisamente este 'permanecer', que tem que ver profundamente com a fé que não se afasta do Senhor" (Jesus de Nazaré, Milão 2007, 305). É indispensável permanecer sempre unidos a Jesus, depender Dele, porque sem Ele não podemos fazer nada(cfr Jo 15,5).

Numa carta escrita a João, o Profeta, que viveu no deserto de Gaza no século V,um fiel faz a seguinte pergunta: Como é possível ter, ao mesmo tempo, a liberdade do homem e o não poder fazer nada sem Deus? E o monaco respondeu: Se o homem inclina seu coração para o bem e pede ajuda a Deus, recebe a força necessária para cumprir a própria obra. Por isso, a liberdade do homem e a potência de Deus caminham juntas. Isso é possível porque o bem vem do Senhor, mas ele é cumprido graças aos seus fiéis (cfr Ep. 763, SC 468, Paris 2002, 206).

O verdadeiro "permanecer" em Cristo garante a eficácia da oração, como diz o beato cisterciense Guerric d'Igny: "Oh Senhor Jesus... sem Ti não podemos fazer nada. Tu, de fato, és o verdadeiro jardineiro, criador, cultivador e guardião de seu jardim, que planta com Tua palavra, irriga com Teu espírito, faz crescer com Tua potência" (Sermo ad excitandam devotionem in psalmodia, SC 202, 1973, 522).

Queridos amigos, cada um de nós é como um ramo, que vive somente se cresce cada dia, na oração, na participação aos Sacramentos, na caridade, a sua união com o Senhor. E quem ama Jesus, videira verdadeira, produz frutos de fé para uma colheita espiritual abundante. Suplicamos a Mãe de Deus para que permaneçamos firmemente implantados em Jesus e cada ação nossa tenha Nele o seu início e Nele o seu cumprimento.

(Tradução: CN notícias)



Bento XVI faz convite para que fiéis rezem o terço.

Papa convida fiéis a conhecerem melhor e seguir o exemplo de Nossa Senhora

Quarta-feira, 02 de maio de 2012 .O Papa Bento XVI convidou os fiéis a rezarem o terço neste mês de maio, o qual a Igreja dedica à Nossa Senhora. O pedido foi feito aos peregrinos de língua portuguesa, após a Catequese desta quarta-feira, 2.

O Santo Padre exortou os fiéis a, neste mês, "conhecerem melhor e seguirem o exemplo de Nossa Senhora", e orientou-os à vivência de "uma oração diária mais intensa e fiel". Em particular, sugeriu a oração do terço, conforme recomenda a Santa Igreja e segundo o desejo expresso repetidamente pela Virgem Maria.

Em seguida, concedeu sua benção apostólica juntamente com os votos de "todo o bem" para cada um e suas famílias.

Fonte: Canção Nova Notícias 

Nenhum comentário:

Postar um comentário