A MELHOR INFORMAÇÃO

sábado, 5 de maio de 2012

Para PT, religião não deve pautar eleição.

Cúpula do PT rebateu declarações de José Serra, a favor da participação das igrejas na campanha eleitoral.


José Serra

A cúpula do PT rebateu declarações do pré-candidato tucano à Prefeitura, José Serra, a favor da participação das igrejas na campanha eleitoral. Líderes petistas e aliados do pré-candidato Fernando Haddad afirmaram que a “agenda religiosa” deve ser evitada para o “bem” da democracia.
“A religião não pode ir para o embate político. Isso é muito ruim, muito perigoso”, declarou o presidente estadual do PT, Edinho Silva. “Religião é de foro íntimo e pessoal. Trazer uma questão tão subjetiva, eu penso que é um retrocesso democrático.”
Reunidos em Embu das Artes, caciques petistas afirmaram que Haddad não tem problemas em debater nenhum tema. Mas o partido teme que a entrada de líderes religiosos na campanha provoque uma reedição da disputa presidencial de 2010, quando a pauta do aborto entrou em discussão.
O partido também tem receio de que o nome de Haddad seja colado ao chamado “kit gay” – material didático de combate à homofobia criado a pedido do Ministério da Educação quando ele estava na pasta. “Não gostaria de ver repetida aquela campanha fundamentalista, reacionária, obscurantista que ele (Serra) promoveu na última disputa”, disse o presidente nacional do PT, Rui Falcão.
Em reação a Serra, os petistas afirmam que a aproximação dele com as igrejas fere a imagem do tucano. Haddad, no entanto, também mantém conversas com líderes religiosos: anteontem, esteve com o bispo da diocese de São Miguel Paulista.
Coordenador da campanha de Haddad, Antonio Donato disse que a disputa deve ser marcada por propostas para a cidade. “A campanha do PT vai atingir a cidade, é isso que o cidadão quer discutir. Talvez Serra queira fugir de assunto difícil defender, que é a gestão Kassab, e busque outros temas.”
Conversa ‘institucional’
A equipe de Serra afirma que não planeja levar à campanha temas ligados a valores e princípios ou levantados por grupos religiosos. Seus aliados alegam que as conversas realizadas com padres e pastores têm caráter “institucional” e que ouvi-los é sinal de respeito à liberdade de expressão.
O time da campanha afirma que o contato com líderes religiosos tem peso na disputa do voto na periferia – onde o PSDB costuma ter seu pior desempenho contra o PT. Com esse objetivo, os tucanos começaram a se aproximar de padres que mantêm projetos sociais na zona leste da cidade.
Serra também disse que não tem interesse em incluir no debate eleitoral nenhum tema ligado a costumes. Em março, ele afirmou que apenas seus adversários levantam essas discussões. “Quem não fala em outra coisa são os petistas. Parece que têm receio desse assunto e atribuem aos outros uma ação que é deles.”


Fonte: Jornal da Tarde



Governo do Pará acusado de deixar madeira apodrecer em Juruti

Madeira doada pela Alcoa aos afetados pela enchente está apodrecendo

Madeira doada pela Alcoa está apodrecendo

Preocupados com a situação precária de dezenas de famílias na zona ribeirinha do município de Juruti, no Oeste do Pará, por causa da grande cheia deste ano, moradores daquele Município denunciam que cerca de 3 mil metros cúbicos de madeira doada pela mineradora ALCOA em 2009, para a Defesa Civil Estadual auxiliar os ribeirinhos contra os desastres da enchente, ainda não foram usadas e estão apodrecendo.

O caso da madeira que deveria ser doada, mas apodrece, por obra e graça de uma burocracia que mais dificulta do que legaliza, é responsável por atritos que surgem entre os agentes do governo Federal e as instituições que deveriam receber as doações. Paralelo a esta fator nada positivo, ainda tem o caso do armazenamento da madeira de forma inadequada. Em Santarém, todos lembram do triste caso da madeira que virou carvão de forma criminosa no terreno da extinta Assibama.

Agora surge como vilão o governo do Estado que mesmo ciente das condições de emergência decretadas em alguns municípios da região Oeste do Pará, não libera madeira aos necessitados. No Ibama de Santarém, além de muitos metros cúbicos de madeira, motosserras, caminhões, motos e tratores também estão destinados a virar sucata inútil.

Estado impõe obstáculos: Fontes informaram que o governo do Pará não utilizou a madeira doada pela Alcoa em 2009 e, que o material ficou guardado em Juruti, sem ser utilizado no auxílio aos ribeirinhos.

Populares destacam que pela falta de uso, parte da madeira apodreceu e o restante foi doada recentemente à prefeitura de Juruti, para que fosse utilizada no auxílio às famílias que sofrem com o período de cheia do rio Amazonas, nesta época do ano.

Inconformados com o descaso, ribeirinhos denunciam que não foram contemplados com a madeira e que tanto a Defesa Civil Municipal quanto a Estadual foram responsáveis por deixar a madeira apodrecer antes de servir aos moradores.

O titular da Secretaria Municipal de Governo e coordenador da Defesa Civil de Juruti, Antônio João Teixeira Campos Silva, garante que o material ainda reúne condições para ser utilizado e que será destinado à população ribeirinha. Para ele, houve a perda de uma porcentagem considerável de madeira, mas o material servirá para auxiliar as ações da Defesa Civil no Município.

Esperamos que o destino de parte da madeira apreendida seja de imediato o socorro aos ribeirinhos em Juruti. Quanto as motosserras, tratores e equipamentos guardados no pátio do Ibama em Santarém, de tanto que estão armazenados, infelizmente não servem mais nem para vender como sucata. O pátio do Ibama em Santarém em breve pode se tornar foco de tétano permanente. Em Juruti, a madeira apodrece.

Fonte: RG 15/O Impacto e Carlos Cruz



Tucunaré de sete quilos vira atração na Orla de Santarém

Tem gente que jura que isso não passa de estória de pescador. Mas não é...

tucunáré

Por essa ninguém esperava. Um tucunaré de sete quilos foi pego por um pescador amador no último final de semana, em frente à praça do Bar Tapajós, às proximidades da Garapeira Ypiranga, fazendo com que um dos pontos turísticos mais movimentados da Orla da cidade ficasse ainda mais atrativo.

Para os menos avisados, parece estória de pescador, mas a verdade é que o tucunaré foi fisgado com uma linha 20, usada por amadores. O pescado chamou atenção, ao final foi vendido para um turista encantado com mais essa maravilha trazida pelas águas do Tapajós. A foto não mente jamais…


Fonte: RG 15/O Impacto e Carlos Cruz, com foto de Bena Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário