A MELHOR INFORMAÇÃO

sexta-feira, 1 de junho de 2012

NOTICIAS DA HORA.


Autoridades se reuniram para debater segurança pública na Câmara Municipal de Novo Progresso.


Na última quarta-feira (30/05), autoridades e representantes da sociedade civil progressense, se reuniram para tentar resolver a questão da segurança pública do Município, motivo; aumento números de assaltos a mão armada , acidentes e outros crimes com freqüência.

Estiveram presente o Juiz da Comarca de Novo Progresso Excelentíssimo Doutor Antônio José dos Santos, Promotor de Justiça senhor Izaac Sacramento da Silva, Delegado Dr. Caio Carmelo Rocha Lobo, Major Cardoso, Prefeito em exercício Ricardo Faccin, Secretário de Administração Municipal senhor Fernando Segatto  e representantes da sociedade civil como o senhor Fábio Sanches da Construnorte, o senhor Elias Espinelli representando a maçonaria e o Presidente a Câmara Municipal senhor Ubiraci Soares, Vereador Adécio Piran e Vereador  Wagner Lopez.

O Secretário de Administração Fernando Segato se pronunciou falando da sua preocupação com a segurança da sociedade e pediu ao Delegado e ao Major que mostrassem uma solução, para que o executivo pudesse apoiar.

O Major Cardoso disse que o problema da Polícia Militar, é a falta de material humano, ou seja; falta de policiais segundo ele, por dia ele conta com apenas quatro policiais e uma viatura rodando na cidade e com isso se torna praticamente impossível prestar serviço de qualidade.

Major afirma  já pediu à prefeita, ajuda para trazer pelo menos 15 policiais para reforçar o efetivo da PM.

Em seguida o Delegado Caio Ribeiro, propôs que trouxessem três homens por semana da SUSIP de Itaituba, para fazer a guarda dos presos, para que ele possa colocar seus homens nas ruas, para cumprir o seu papel que é de investigar crime.

O Secretário de Administração disse que o Executivo vai correr atrás de um local, ou a construção de uma casa de apoio a estes agentes, se chegarem a um consenso de virem para Novo Progresso.

O Promotor de Justiça disse que os pais de menores devem ser responsabilizados pelas infrações dos filhos, para que assim possam segurar seus filhos em casa.

Disse também que não há como apreender essas crianças, sem ter um local para levá-los na noite ou madrugada, também explanou que não teria coragem de levar um ser humano para aquela jaula, ele se referiu à cadeia da Delegacia Civil.

O Juiz da Comarca de Novo Progresso, disse que nunca esteve alheio aos problemas do Município, falou que Novo Progresso tem hoje cerca de 8 mil processos em tramitação pra uma cidade com apenas 25 mil habitantes, esse número é preocupante.

E acha que uma forma de combate a esses crimes, é a geração de emprego, melhorias na saúde e na educação. Disse também que a Polícia Militar tem que ser fortalecida e tem que ter mais viaturas com sirenes, finalizou dizendo que o crime que mais abomina é o roubo e que vai combater identificando e prendendo estes bandidos.

Depois o Promotor voltou a falar e disse que vai reunir com o Secretário de Segurança pública Estadual, para juntos acharem uma solução para Novo Progresso. A reunião ficou num clima tenso quando o Vereador Adécio Piran(PDT), falou com indignação dizendo que hoje o cidadão tem medo da Polícia Militar e que estão agindo segundo ele como bandidos e sugeriu que primeiro tem que investigar  a própria Polícia para separar os joio.

E quanto à opinião do Vereador Adécio Piran, o comandante enfatizou dizendo que tem pouco tempo a frente do comando da PM em Novo Progresso  e que já vê resultados no seu serviço, pois segundo ele é o que prova a sua estatística de trabalho dentro de Novo Progresso,  quando recebeu o quartel, estava caindo aos pedaços e hoje mesmo em pouco tempo, a situação é outra. A promotoria solicitou ao meritíssimo que as transações penais fossem transferidas em numerários evitando as cestas básicas para que este montante seja disponibilizado para ajudar as policia civil e militar em necessidades estratégicas e urgentes. Ao final foi lembrado que nesta data o juiz da comarca celebra a vitaliciedade pelo trabalho reconhecido em favor da sociedade progressense, foi agraciado com aplausos e honras e mencionado que enquanto seus colegas estão em Belém na cerimonia o meritíssimo participa desta reunião em favor da população de Novo Progresso.O Prefeito em exercício Ricardo Faccin encerrou a reunião comentando que  repassara a prefeita sobre o encontro e vai propor uma realização de audiência publica pra debater sobre este assunto.


Fonte/fotos: Redação Jornal Folha do Progresso – Por: Nido Figueira 



PMDB propõe aliança e oferece vaga de vice ao PT

José Maria Tapajós informou que o PT está analisando a proposta


José Maria Tapajós

Líderes do PMDB confirmaram que após a reunião da semana passada em Santarém, no gabinete do presidente José Maria Tapajós, onde grandes nomes da política nacional participaram, como o senador Jader Barbalho, o partido optou pelo nome do deputado estadual Antônio Rocha, como o pré-candidato a Prefeitura de Santarém, nas eleições do dia 07 de outubro. O próximo passo para que Antônio Rocha seja efetivado candidato a Prefeitura de Santarém, é que seu nome seja escolhido durante a convenção do partido, prevista para acontecer no dia 30 de junho próximo. Já o nome do vice-prefeito, segundo lideranças do PMDB em Santarém, poderá surgir de uma aliança com o Partido dos Trabalhadores, PT.

A escolha dos candidatos do PMDB ao cargo de vereador, (eleição proporcional) também deve ocorrer na convenção de junho. O vereador José Maria Tapajós, presidente da Câmara Municipal de Santarém, disse que o PMDB está trabalhando na possibilidade de fazer uma aliança ampla com vários partidos que tem representação na Câmara Municipal ou não, para que possa eleger um grande número de vereadores nas eleições deste ano.

José Maria Tapajós destaca que o PT está analisando uma proposta que foi oferecida pelo PMDB, para que participe do pleito com a indicação do nome do vice-prefeito, na chapa do candidato Antônio Rocha. Tapajós afirma que o Partido dos Trabalhadores ficou de estudar a proposta e dar a resposta ainda no mês de junho, para que a chapa majoritária seja composta com o candidato a Prefeito do PMDB e o vice do PT.

Reeleição – O vereador presidente da Câmara Municipal de Santarém, José Maria Tapajós, revelou que vai lançar sua pré-candidatura à reeleição. A divulgação ainda não oficial foi feita esta semana, na Câmara Municipal de Santarém. A afirmação foi feita depois que surgiram rumores de que o Vereador poderia não se candidatar à reeleição, por conta de problemas de saúde. José Maria Tapajós desmentiu qualquer afirmação em contrário. “Vou ser candidato à reeleição”, afirmou o Vereador presidente da Câmara Municipal.

Por: Carlos Cruz


Passeata contra Tabagismo Acenda Hoje ele te apaga amanha.

Aconteceu ontem quinta-feira dia 31/05/2012 a organização de uma passeata em comemoração contra o tabaco o  contra o tabaco neste dia foi comemorado o dia Mundial

O tabagismo tem sido responsável na morte de milhões de pessoas, é neste    dia 31 de Maio, é considerado o Dia Mundial da luta contra o Tabagismo.

O tabaco é responsável por levar a morte de milhões de pessoas todos os anos. Conscientizar as pessoas sobre os malefícios do cigarro tem sido uma das melhores armas para enfrentar este inimigo que tem destruído tantas vidas.

Diante do exposto, a Secretaria Municipal de Saúde,  e prefeitura municipal de Novo Progresso organizou este evento publico uma passeata contra o tabagismo que aconteceu  nesta quinta feira  às 17 horas, saindo da Praça do bairro Rui Pires de Lima, com destino ao Lago Municipal onde se centenas de pesoas aderiram ao movimento  aonde passada a passeata aumentava o numero de pessoas que contou com a presença de autoridades Religiosa na Padre José Viane e o clube de Desbravadores Mensageiro toda equipe de enfermeiros que estão trabalhando no setor de saúde  em Novo Progresso   o  encerramento foi na praça do lago com muitas mensagens e declarações contra o tabaco.


Por: EDSON SANTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário