A MELHOR INFORMAÇÃO

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Simão Jatene boicota administração de Maria.

Maria do Carmo desabafa e diz que Governador fecha as portas para Santarém


Até o dia 08 de junho o governo do Estado tem que oficializar através de um documento a indicação de que a cidade de Santarém deverá servir como centro de treinamento das seleções que irão disputar a Copa do Mundo em 2014. O problema é que apesar dos esforços da prefeita Maria do Carmo, ela não consegue falar com nenhuma autoridade governamental na capital do Estado. Conclusão, por conta desse chá de cadeira que o governo Jatene está dispensando à prefeita Maria do Carmo, Santarém pode perder a chance de ser o centro de treinamento do encontro de seleções de futebol internacional.

“Eu não consigo dialogar com o governo do Estado para que me esclareçam se está sendo feito ou não alguma negociação nesse sentido”, disse a Prefeita. “Eu não consigo falar com ninguém do governo do Estado. Tenho ligado insistentemente, tento marcar audiência, mando pessoas até Belém, mas não tenho conseguido diálogo com o governo Estadual”, desabafou a prefeita de Santarém.

Por conta desse silêncio do governo Jatene, que pode muito bem ser um sinal de boicote ao município de Santarém, tenha ou não conotação política, por ser a prefeita Maria pertencente ao Partido dos Trabalhadores, restou à prefeita fazer um apelo através do jornal O Impacto: “Eu gostaria até de apelar para algumas lideranças locais do PSDB que tivessem esse cuidado com nossa cidade. Eu espero que pelo fato de eu ser do PT eu não fique de fora, por ter sido levado essa condição política em consideração”, desabafa.

Com a falta de diálogo, a Pérola do Tapajós perde com a chance de alavancar o turismo em âmbito internacional: “Estou externando, principalmente para a sociedade desportiva santarena minha preocupação, pois o prazo é até hoje, sexta-feira, dia 08”, fala a Prefeita. “Se não for, Santarém não tem nem a chance de concorrer entre as demais cidades”, finalizou a prefeita Maria.

Colosso do Tapajós será subsede da Copa: O estádio Colosso do Tapajós foi cedido à Federação Internacional de Futebol (FIFA) e ao Comitê Organizador da Copa de 2014 para ser um dos Centros de Treinamento das seleções participantes do mundial. A formalização oficial foi realizada na tarde de quarta-feira (6), depois que o secretário de Esporte e Lazer do Estado, Marcos Eiró, assinou um contrato. Ele também apresentou o projeto de reforma do Colosso do Tapajós, seguindo orientações repassadas pelo Comitê da Copa em reunião realizada em fevereiro deste ano. Nos próximos dias, uma equipe de técnicos estará na cidade Pérola do Tapajós fazendo um trabalho de levantamento das potencialidades turísticas, infraestrutura, hospitais, condições do trânsito e hospedagens.

Prefeita mantém palavras: Enquanto isso acontece, a prefeita de Santarém, Maria do Carmo Martins, permanece ignorada pelo governo do Estado. Segundo ela mesma declarou a equipe do jornal O Impacto, na noite de quarta-feira: “Apesar da decisão oficial divulgada pelo secretário Marcos Eiró, eu sequer fui comunicada”, disse a Prefeita. Segundo a gestora santarena, a divulgação da decisão em manter Santarém como Centro de Treinamento da Copa, deveria ser de comum acordo com ela, por ser autoridade máxima do Município e estar à frente dos projetos de melhorias na infra-estrutura do Estádio municipal. “Eu deveria ser informada oficialmente sobre essa decisão, pois precisamos conversar e traçar planos, já que o estádio ficará fechado por vários meses devido sua reforma. São Raimundo e  São Francisco ficarão impossibilitados de bancar seus jogos em Santarém, por isso deveríamos sentar e conversar, mas isso não aconteceu. Eu continuo sendo ignorada pelo governo do Estado do Pará”, finalizou Maria do Carmo.


Por: Carlos Cruz




Procissão de Corpos Cristi em Novo Progresso

A procissão de Corpos Cristi em Novo Progresso chamou a atenção pela linda decoração das Ruas e da Igreja que ficou lotada de fieis para assistir a celebração da Santa Missa, a colaboração da população no enfeite das ruas e da Igreja foi motivo de agradecimento do Padre José Viani, muitas crianças também participaram ativamente da decoração.

Para ver as melhores fotos de mais este evento religioso, entrar na seção de fotos deste site na pagina Belezas Culturais da Amazônia , pasta: Procissão Corpos Cristi.

www.povosdaamazonia.com.br


Norte Energia ameaça liderança comunitária

“Eles disseram que vão destruir minha casa e me multar em 10 mil reais”

Norte Energia ameaça liderança comunitária de demolir sua casa com força policial por participar de organização de encontro paralelo à Rio +20. O pescador e liderança da comunidade de Santo Antonio, Élio Alves da Silva, recebeu no início de junho um ultimato para abandonar a sua casa. Segundo ele, advogados da Norte Energia, que já desapropriou a maioria das habitações da vila, disseram que sua casa será demolida nesta quarta (6), e ele poderá ser multado em R$ 10 mil. Élio é presidente da Associação de Moradores de Santo Antonio, onde acontecerá um encontro dos atingidos por Belo Monte, o Xingu + 23.

Assim como a maior parte dos moradores da vila, o pescador já foi oficialmente despejado, mas fechou um acordo verbal com a Norte Energia para permanecer no local para acompanhar, como presidente da Associação, o processo de remoção das famílias. “Mas no dia 1º, um advogado e um outro cara [da Norte Energia] levaram uma papelada pra eu assinar. Disseram que iam derrubar a minha casa e que eu precisava assinar [para autorizar]. E que se eu não autorizasse, ele ia lá com a polícia, derrubava a casa e me dava uma multa de 10 mil reais. Eu não assinei e nem vou assinar, e pra derrubar meu barraco só se passar por cima de mim primeiro”.

Nesta terça, Élio procurou a empresa para negociar. “Me deram um prazo de 48 horas, que vencia ontem. Aí eu fui lá na Norte Energia, e eles disseram que vão derrubar amanhã”, relata o pescador. “Eles disseram que já passou tempo demais, que o meu tempo de desocupar já venceu e que, já que eles são os donos da área, eu teria que sair”.

Envolvido na realização do que pode vir a ser a última missa de Santo Antônio, atividade que abre o encontro, Élio acredita que esteja sendo perseguido politicamente. “Isso aí é pressão por causa do Xingu +23?, afirma. “Eles atrasaram dois meses a carta de crédito [indenização pela casa], e agora fazem isso?”

Élio teve a indenização de sua casa avaliada em cerca de 25 mil reais. Por considerar o valor baixo demais, optou por receber como mitigação a carta de crédito, que permitiu que ele comprasse uma pequena chácara onde agora planta cacau. “Queria mesmo era continuar cuidando de peixe, mas não achei terra perto do rio que eu pudesse pagar”, conta. Élio também tem sofrido de dores nas costas e no peito, graças à mudança nos hábitos de trabalho.

Mesmo tendo conseguido a nova terra, a mais de 30km do rio mais próximo e a 80km de onde atracava sua canoa, Élio, como liderança comunitária, exigiu que a empresa permitisse que ele permanecesse na vila, para que pudesse acompanhar as remoções.

Como a comunidade foi desapropriada às pressas e de maneira precarizada, muitas outras famílias continuam vivendo no local; ou porque usam a escola, ou porque ainda não receberam indenizações ou cartas de crédito, ou porque estão sendo processadas judicialmente pela empresa.


Fonte: Movimento Xingu Vivo Para Sempre



A CARRETA DO CANCER ESTARA DE VOLTA EM NOVO PROGRESSO.

A CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER DE BARRETOS ESTARÁ NOVAMENTE EM NOVO PROGRESSO, NO PRÓXIMO DIA 02 DE JULHO. EXAMES DE CÂNCER DE PRÓSTATA, PELE E COLO-DE-UTERO.

INTERESSADOS EM PASSAR PELA TRIAGEM PARA SEREM ATENDIDOS NA CARRETA DEVEM PROCURAR A ENFERMEIRA KELI NA SECRETARIA DE SAÚDE, PRÓXIMO A DELEGACIA CIVIL.

REALIZAÇÃO: LIONS CLUBE, MAÇONARIA, CTG E FEDERAÇÃO DE TIRO DE LAÇO COMPRIDO

APOIO: PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVO PROGRESSO

Por: Edson Santos





NOTÍCIAS > PAPA E SANTA SÉ.

Bento XVI: Não há futuro para a humanidade sem a família.

Constituída sobre o matrimônio entre homem e mulher.

More Sharing ServicesCompartilhar | Share on orkut Share on myspace Share on google Share on twitter
  

Na audiência geral desta quarta-feira, o Papa Bento XVI assinalou que não há futuro para a humanidade sem a família constituída sobre o matrimônio entre um homem e uma mulher, chamada a ser Igreja doméstica e santuário da vida.

O Santo Padre recordou assim sua recente viagem a Milão (Itália) para o 7º Encontro Mundial das Famílias celebrado entre os dias 30 de maio e 3 de junho sob o lema "A família, o trabalho e a festa".

Em relação ao evento, Bento XVI afirmou aos presentes: "ainda levo em meus olhos e em meu coração as imagens e as emoções deste evento inesquecível e maravilhoso, que transformou Milão em uma cidade das famílias: famílias provenientes de todo o mundo, unidas pela alegria de acreditar em Jesus Cristo".

Depois de agradecer aos participantes pela sua disposição para serem testemunhas do "Evangelho da Família", o Papa ressaltou que "não há futuro para a humanidade sem a família; especialmente os jovens, para aprender os valores que dão sentido à existência, têm necessidade de nascer e crescer nessa comunidade de vida e de amor que Deus quis para o homem e a mulher".

Recordando sua visita ao teatro Scala de Milão, o Papa afirmou que "ao final daquele intenso momento artístico e espiritual, quis fazer referência à família do terceiro milênio, recordando que, em família se experimenta pela primeira vez como a pessoa humana não foi criada para viver fechada em si mesma, mas em relação com outros; é em família que se começa a acender no coração a luz da paz para que ela ilumine este nosso mundo". 

"No dia seguinte, na catedral cheia de sacerdotes, religiosos e seminaristas, na presença de numerosos cardeais e bispos, vindos a Milão de diversos Países de todo o mundo, celebrei a Hora Média, segundo a liturgia ambrosiana. Ali quis fazer insistência no valor do celibato e da virgindade consagrada, tão queridas ao grande Santo Ambrosio".

O Santo Padre ressaltou que "o celibato e a virgindade na Igreja são um sinal luminoso do amor a Deus e ao próximo, que parte de uma relação sempre mais íntima com Cristo na oração e se expressa no dom total de si mesmo".

O Papa também se referiu a seu encontro com os jovens no estadio Giuseppe Meazza onde se encontrou com os crismandos e os convidou a "dizer um ‘sim’ livre e consciente ao Evangelho de Jesus, aceitando os dons do Espírito Santo, que permitem a formação dos cristãos, a viver o Evangelho e ser membros ativos da comunidade. Animei-os a estarem comprometidos, em particular no estudo e no serviço generoso ao próximo".

Sobre a festa dos testemunhos no Parque Bresso, o Pontífice recordou algumas das palavras que disse sobre temas complicados do nosso tempo como "a crise econômica, a dificuldade de conciliar o tempo do trabalho com o da família, a difusão das separações e divórcios, assim como as interrogantes existenciais que afetam adultos, crianças e jovens".

"Aqui queria recordar o que disse em defesa do tempo para a família, ameaçado por uma espécie de ‘prepotência’ dos compromissos de trabalho: o domingo, o dia do Senhor e do homem, é um dia no qual todos devem ser livres, livres para a família e livres para Deus. Defendendo o domingo, defende-se a liberdade do homem!"

Sobre a Missa de encerramento no domingo 3 de junho, Bento XVI recordou que dirigiu um chamado a "construir comunidades eclesiais, que sejam cada vez mais, ‘família’, capazes de refletir a beleza da Santíssima Trindade e de evangelizar, não só com a palavra mas também por ‘irradiação’, com a força do amor vivido, porque o amor é a única força que pode transformar o mundo".

"Além disso, fiz insistência na importância da ‘tríade’ da família, do trabalho e da festa. Três dons de Deus, três dimensões de nossas vidas, que precisam encontrar um equilíbrio harmônico para construir sociedades com um rosto humano".

O Papa sublinhou logo que "o Encontro Mundial de Milão foi uma eloqüente ‘epifania–manifestação’ da família, que se mostrou em suas diversas expressões, assim como também na unicidade de sua identidade substancial: a de uma comunhão de amor, fundada sobre o matrimônio e chamada a ser santuário da vida, pequena Igreja, célula da sociedade".

"Desde Milão foi lançado ao mundo uma mensagem de esperança, substanciada com experiências vividas:que é  possível e alegre, embora difícil, experimentar o amor verdadeiro, o amor "para sempre", aberto à vida; que é possível participar como família na missão da Igreja e na construção da sociedade".

Para concluir o Papa Bento XVI fez votos para que, graças à ajuda de Deus e à especial proteção de Maria Santíssima, Rainha da Família, a experiência vivida em Milão será portadora de frutos abundantes para o caminho da Igreja, e um novo impulso para uma maior atenção à causa da família, que é a causa mesma do homem e da civilização. Obrigado".

Finalmente o Papa saudou os peregrinos em diversas línguas incluindo o português: “Saúdo com grande afeto e alegria todos os peregrinos lusófonos, de modo especial a quantos vieram de Angola e do Brasil com o desejo de encontrar o Sucessor de Pedro. Desça a minha bênção sobre vós, vossas famílias e comunidades ao serviço do menor, dos mais pequeninos e necessitados.”


VATICANO, 06 Jun. 12 / 02:51 pm (ACI/EWTN Noticias)




O ESTADO NÃO CALARÁ A IGREJA NA DEFESA DA VIDA E DA DIGNIDADE HUMANA.

A comissão da Verdade e o Dr. Claudio Fonteles

*Paulo Vasconcelos Jacobina
BRASILIA, sábado, 12 de maio de 2012 (ZENIT.org) - A recente criação da Comissão da Verdade pelo governo brasileiro foi vista, por minorias de alguns setores mais radicais (de ambos os lados da escala ideológica), como uma continuação da luta travada na época dos anos de exceção e repressão: por alguns, como uma instância de revanche; por outros, como a oportunidade de resgatar ideologias que, sob um manto aparentemente humanista,  já se mostraram daninhas em outras partes do mundo.
No entanto, a nomeação efetiva da comissão, que se mostrou bastante equilibrada, veio a mostrar que ela pode, de fato, ser aquilo que a grande maioria está esperando – uma instância de resgate da dignidade – e muitas vezes até dos restos mortais - dos que estiveram envolvidos nos conflitos ainda não completamente esclarecidos daquela quadra da história recente do Brasil.
Quero destacar, aqui, em especial, a minha admiração pela pessoa do Professor Doutor Cláudio Fonteles, nomeado pela Presidência da República para compor esta Comissão. Ele é membro emérito do Ministério Público Federal, onde foi Procurador-Geral da República, e tem uma história de luta pelos direitos humanos na melhor linha da Doutrina Social da Igreja, que ele aliás ensina, com muito brilhantismo, no Curso Superior de Teologia da Arquidiocese de Brasília.
Cláudio Fonteles está na comissão em razão da sua história como homem público, e como digno representante dos cristãos que, movidos pela necessidade de defender a vida e a liberdade em nosso país, expuseram sua segurança pessoal para discordar pacificamente das políticas equivocadas de então, bem como para registrar e documentar o que ocorreu no período: nós, os católicos brasileiros, na excelente companhia dos irmãos judaicos e dos irmãos protestantes.
Isto foi feito através de iniciativas preciosíssimas como, por exemplo, o projeto Brasil Nunca Mais, iniciado ainda na clandestinidade, no tempo da ditadura, quando se podia falar de verdade em "justiça de transição".
Não estou tratando dos que, naquela época, muitas vezes empolgados ou pressionados pelos tempos duros, acabaram adotando caminhos radicais e incompatíveis com a boa doutrina social da Igreja. Falo dos cristãos que, ontem como hoje, levantaram pacificamente suas vozes em defesa do direito à vida e à liberdade ameaçados pelo Estado brasileiro de então, em que a vontade de alguns foi confundida com a vontade de todos, e a eliminação física de pessoas em razão desta ou daquela posição ideológica era vista como muito natural.
Curioso que, naquela época como hoje, a Igreja continue como bastião inabalável da luta em favor da vida dos mais fragilizados – naquela época, os mortos e desaparecidos na luta política; hoje, os nascituros, anencéfalos e doentes terminais, ameaçados agora pelo aborto e pela eutanásia.
Uso a expressão “curioso” não por causa da luta da Igreja pela vida, que é sempre coerente e firme. Mas porque os argumentos daqueles que se opõem a esta luta cristã continuam bem parecidos: trata-se, diziam os de então, de questões de Estado, e, como o Estado é laico, nós, católicos, deveríamos manter-nos fora de tais discussões. Este argumento ainda é repetido, hoje, pelos que, ocupando funções estatais, liberam o aborto e a eutanásia. Mas a luta pela vida é sempre nossa, e o Estado não calará a Igreja na defesa da vida e da dignidade humana. Que o Estado é laico sempre o soubemos, e não queremos nem por um momento que seja diferente. Mas lembraremos sempre a todos – aí incluídos os eventuais ocupantes do Poder em qualquer quadra histórica - que a vida humana é sagrada e que sempre a defenderemos frente ao Estado, da concepção à morte natural.
Cláudio Fonteles continua como um grande lutador pela vida, e teve que ouvir, muitas vezes, a acusação de que a sua atuação indivisa como homem público cristão “feria a laicidade do Estado”, quando, no exercício dos importantes cargos públicos que ocupou, lutava intransigentemente pelo respeito à vida dos nascituros, embriões e bebês, contra abortos e frias manipulações destrutivas em laboratório. Cláudio, no entanto, é um exemplo de cidadão íntegro e coerente: ele sempre teve os mesmos princípios humanos, quer na missa, quer no seu gabinete de Procurador Geral da República, onde não buscou aplausos fáceis, mas a luta corajosa pela defesa do ser humano.
Orgulho-me, ainda, como Procurador da República que também sou, que felizmente o Dr.Cláudio Fonteles, além de grande cristão, também seja um colega de instituição, e que de certa forma me represente duplamente nesta Comissão.
* Paulo Vasconcelos Jacobina é Procurador Regional da República e Mestre em Direito Econômico

http://www.zenit.org



BISPOS CONSTERNADOS COM O "DOMINGO NEGRO" DA NIGÉRIA

Atentados terroristas contra cristãos e catástrofe aérea atingem o país

ROMA, quarta-feira, 6 de junho de 2012 (ZENIT.org) - Os bispos da Nigéria manifestaram sua consternação diante dos últimos acontecimentos no país: um novo ataque terrorista, dentro de uma já longa série de atentados contra centros cristãos, e um acidente aéreo com 153 vítimas fatais. Ambas tragédias aconteceram no último domingo.
“Estamos consternados e perplexos com as duas tragédias que golpearam a Nigéria ontem: o acidente aéreo em Lagos, que provocou a morte de 153 pessoas, e o ataque contra uma igreja cristã em Bauchi”, disse à agência Fides dom Ignatius Ayau Kaigama, arcebispo de Jos e presidente da Conferência Episcopal da Nigéria, que acaba de encerrar um encontro com os bispos em Abuja.
“Estou na capital federal, Abuja, em peregrinação nacional de oração. Convidamos os católicos da Nigéria, dos bispos até cada um dos fiéis, a se reunirem na cidade para orar pelo nosso país. Em particular, pedimos a ajuda do Senhor para enfrentar os incessantes ataques terroristas, com bombas, assassinatos e roubos a mão armada, cometidos contra toda a nação”.
“O momento de oração celebrado em 2 de junho contou com uma participação extraordinária. Os fiéis oraram com muita intensidade”, conta dom Kaigama. “Depois da oração, os bispos se reuniram com o presidente Goodluck Jonathan, para discutir os problemas de segurança do país e os ataques contra as igrejas cristãs, especialmente no norte. A reunião foi muito frutífera”, opina o arcebispo.
 Neste domingo, 3 de junho, um avião de carreira que une Abuja à capital econômica nigeriana, Lagos, caiu sobre um bairro desta última cidade. Na queda, o avião com 147 passageiros e 6 tripulantes bateu contra um pequeno prédio de dois andares e em seguida se despedaçou em um terreno onde havia uma igreja e uma gráfica. No mesmo dia, em Bauchi, norte da Nigéria, um carro-bomba explodiu perto de uma igreja pentecostal, matando 15 pessoas.



Fonte: cleofas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário