A MELHOR INFORMAÇÃO

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Partidos têm até dia 30 para realizarem convenções


Partidos têm até dia 30 para realizarem convenções

Partidos têm até dia 30 para realizarem convenções
O calendário eleitoral determina que todos os partidos políticos com registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) devem realizar suas convenções partidárias para deliberarem sobre coligações e escolha de candidatos para as eleições deste ano até o próximo dia 30, prazo final previsto na Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997).

Para as eleições deste ano, serão escolhidos durante as convenções os candidatos aos cargos de presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, senador e respectivos suplentes, deputado federal e deputado estadual/distrital.

No Pará, as principais legendas devem realizar as convenções apenas no último dia do prazo legal. Os partidos PSDB, PSD, PMDB, PT, DEM, PSOL e PV, por exemplo, já anunciaram os nomes de seus pré-candidatos aos cargos de governador, vice-governador e senador, porém, a oficialização dos nomes ocorrerá apenas durante as convenções.

O atual governador Simão Jatene deve ser confirmado pelo PSDB como candidato à reeleição. O vice do candidato tucano será o deputado Zequinha Franco (PSC). O principal adversário do tucano será Helder Barbalho, filho do senador Jader Barbalho. O vice de Helder será o santareno Lira Maia, do DEM, que aceitou compor uma aliança inusitada que tem ainda o PT como um dos principais aliados e abriu mão de disputar o cargo majoritário para lançar Paulo Rocha ao Senado com apoio do DEM e PMDB.

O Partido Verde também já anunciou que lançará candidato próprio. O nome até o momento é de José Carlos Lima, presidente estadual da legenda. Outro nanico que entra nesta disputa é o PSOL com Marcos Carrera. O PSD, cujo principal astro é o atual vice-governador Helenilson Pontes, mantém-se firme em seu propósito e deve confirmar o nome de Pontes ao Senado, onde a disputa pela única vaga será bastante acirrada.

Os partidos PDT, PEN, PMN, PP, PPS, PR, PRB, PSB, PSC, PTB, SDD, PTdoB e PCdoB não terão candidatos majoritários e devem coligar com os partidos cabeças de chapa, sendo que todos, após a realização das convenções partidárias, terão até o dia 5 de julho para apresentarem no TSE, o requerimento de registro de candidatos, devendo ser observado a cota de vagas destinadas às candidatas mulheres que deverá ser, obrigatoriamente, preenchida à proporção do número de candidatos do sexo masculino.

A disputa pela vaga de deputado estadual deve ser bastante concorrida, já que há muitos pretensos candidatos as 41 cadeiras disponíveis na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). Nesta disputa Itaituba terá seus representantes: O médico Leonard Cabral (PSB) e o vereador Wescley Tomaz (PSC), atual presidente do Legislativo. O atual Deputado Federal Dudimar Paxiúba (PROS) será o único candidato do sudoeste paraense a disputar vaga na Câmara Federal.


POSTADO POR 

Nenhum comentário:

Postar um comentário