A MELHOR INFORMAÇÃO

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Sem internet, Santarém tem serviços de emergência prejudicados


Cidade está com problemas de conexão à rede desde terça-feira (24).

Samu e Polícia disponibilizaram números alternativos para chamadas.

Usuário consegue completar a ligação para os telefones de emergência (Foto: Karla Lima/G1)Usuário enfrenta dificuldade para completar a ligação para os telefones de emergência (Foto: Karla Lima/G1)
Uma falha nas conexões de internet afeta consumidores evários serviços em Santarém, oeste do Pará, desde a noite de terça-feira (23). O serviço de emergência do 190 (Polícia), 192 (Samu) e 193 (Corpo de Bombeiros) de responsabilidade do Núcleo Integrado de Operações Policiais (Niop) estão inoperantes e, para evitar que a população fique prejudicada, contatos alternativos foram disponibilizados pelos órgãos.
O Samu divulgou o número (93) 9201-6475 para chamadas urgentes.
As chamadas para a Polícia devem ser feitas para a Delegacia de Polícia Civil pelos telefones: (93) 3523 -2196 ou 3523-2706.
Os bombeiros devem definir o contato alternativo ainda nesta quinta-feira (26).

Causa do problema
Segundo a assessoria de imprensa da Eletrobras Eletronorte, responsável pelo transporte de fibra ótica, a falha foi ocasionada entre Santarém e Rurópolis, onde um cabo de fibra se rompeu e provocou a interrupção no sinal de internet na região.

Sem internet, há falhas na telefonia móvel do Núcleo Integrado de Operações (Niop) e, por isso, o usuário do serviço não consegue completar a ligação para os telefones de emergência. Ao tentar contato aparece a mensagem "rede ocupada".

De acordo com o gerente do Niop, Major Valério Almeida,  foi para evitar maiores transtornos que o órgão solicitou alternativas para o problema. “Para internet nós temos um plano. Em caso de queda geral da internet, temos outra prestadora que nos auxilia. Na telefonia propusemos aos coordenadores uma solução para que não seja afetada a telefonia", disse ele..
Ele ressalta que por conta do grande volume de ligações foi necessário disponibilizar os outros números telefônicos. "Nas vezes passadas, tínhamos os celulares funcionais. Dávamos o número, mas como são muitas ligações, uma faixa de 180 por dia, não vamos ter sucesso. Um só não ia dar conta", explica.

Agências bancárias
A falta de internet prejudicou também os serviços bancários. Agências estão fechadas, com funcionamento apenas de alguns caixas eletrônicos. No comércio, pagamentos com cartão de crédito e a utilização do serviço de débito não estão sendo realizados, além da impressão de notas fiscais.

A Eletronorte informou que técnicos estão no local onde houve a falha para tentar resolver o problema, mas não há uma previsão de retorno.

Do G1, em Santarém (PA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário