A MELHOR INFORMAÇÃO

terça-feira, 26 de agosto de 2014

MADEIREIRA PICOLOTTO É LACRADA PELO IBAMA NO KM 1000

IBAMA LACRA MAIS UMA SERRARIA NA VILA ISOL, DISTANTE 85 QUILÔMETROS DA CIDADE DE NOVO PROGRESSO.

“Em continuidade  aos trabalhos de fiscalização ambientais na região da BR-163 em Novo Progresso, os fiscais ambientais com sede no município,  já queimaram caminhões, tratores de  madeireiros, e recentemente queimaram maquinas de extração de ouro, e retroescavadeira (PC) em garimpos na região”.

Conforme informações o IBAMA lacrou nesta ultima quinta-feira (21/08) mais uma serraria, desta vez foi do Senhor Picolotto,  no Km 1000, Vila Isol distrito de Novo Progresso (  a mais antiga da comunidade ). Picolotto também é o sub-prefeito nomeado daquela comunidade.

No momento da fiscalização, o IBAMA apreendeu três caminhões e duas pá-carregadeira, utilizados para transporte e exploração ilegal de madeira, os  metros cúbicos de toras e de madeira serrada apreendida nesta operação não foi divulgado pelo órgão. Na sede do IBAMA em Novo Progresso somente confirmaram a apreensão, mas não divulgam números.

No oportunidade os fiscais ambientais localizaram  ao lado da Madeireira, um depósito de madeira serrada, ou um suposto escritório que vendia notas para esquentar a madeira, a suspeita que o empresário proprietário da madeireira seja cúmplice do vendedor, disse.

O Ibama está investigando o caso e amarrou as duas pá-carregadeiras no pátio da serraria com corrente e cadeado. Os proprietários de madeireiras consideradas ilegal pelo Ibama , além de terem os bens apreendidos, os pertences (Caminhão, trator, madeira, etc) são resgatados para sede o Ibama,  são multados e tem os respectivos nomes no Cadim, disse. As multas aplicadas na operação serão cobradas administrativamente, bem como será exigida a recuperação dos danos ambientais causados. Os autuados ainda responderão criminalmente com base na Lei de Crimes Ambientais.

A região de Novo Progresso após fiscais ambientais serem impedidos por madeireiros de levarem os  caminhões presos, e acusados de terem agredido um fiscal no momento da fiscalização na comunidade de Alvorada da Amazônia,  as operações continuaram com mais intensidades,  e está sendo considerada como uma área de ocorrência dos últimos grandes remanescentes da Floresta Amazônica e que abriga espécies como Ypê, Massaranduba, Jatobá e a própria Castanheira, árvore símbolo do estado.

A pedido do proprietário da madeireira, os  vereadores: Bueno(PT), Juarez(PSDB), Chico Sousa(PMDB) e  Edemar Onetta(PMDB) , estiveram até a sede do Ibama em Novo Progresso para tentar algum tipo de acordo,  mas não adiantou, a madeireira continua lacrada e os bens apreendidos.

A informação que o presidente da Câmara Municipal Vereador  Macarrão(PT) está marcando uma reunião através do Deputado Federal Zé Geraldo(PT),  para a próxima semana com a superintendência do Ibama e Ministério do Meio Ambiente em Brasília para tentar amenizar a situação.




Fonte: Redação Jornal Folha do Progresso

Nenhum comentário:

Postar um comentário