A MELHOR INFORMAÇÃO

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Contrabando de cigarros é alvo de operação da PF no Estado.

A Polícia Federal deflagra, hoje, uma operação para combater o contrabando de cigarros, medicamentos e outras mercadorias com entrada irregular no país. A Operação Hernandárias iniciou as investigações em 2010 e apontaram a existência de uma grande organização criminosa, com três núcleos, cada um com um líder. Os agentes federais de Mato Grosso estão em campo para cumprir onze mandados de prisão temporária, 22 de busca e apreensão em residências e locais de comércio além de 11 mandados de condução coercitiva para interrogatório, onde a pessoa é ordenada judicialmente a acompanhar os policiais e prestar depoimento. Não foi informado os municípios onde estes mandados estão acontecendo.

De acordo com a assessoria da PF, o principal produto contrabandeado pelos grupos é o cigarro que é revendido em diversos municípios mato-grossenses. Através de serviços de inteligência, troca de informações com outros órgãos de controle e forças policiais, juntaram-se informações suficientes para apontar a ligação entre os três núcleos da organização criminosa.

Durante o processo investigatório, foram lavrados onze autos de prisão em flagrante, durante as investigações, sendo sete pela Delegacia de Polícia Federal em Rondonópolis e quatro pela Superintendência Regional em Mato Grosso.

Neste período, 20 pessoas foram presas pela prática de crimes de contrabando, descaminho, tráfico de entorpecentes e importação ilegal de remédios. Nestas ações foram apreendidas mercadorias avaliadas em R$ 4 milhões. Além da apreensão de mercadorias a Receita Federal lançou tributos e multas que alcançaram cerca de R$ 8,5 milhões.

A ação foi batizada como "Operação Hernandárias", em referência à província do Paraguai onde se concentram os maiores fabricantes de cigarros que são introduzidos ilegalmente no Brasil.


Fonte: Só Notícias/Alex Fama

Nenhum comentário:

Postar um comentário