A MELHOR INFORMAÇÃO

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Procuradoria quer impedir show 'Canta Tapajós', em Manaus

Para procurador, o evento tem intenção de induzir 'os eleitores a concluírem que a criação do Estado do Tapajós é a melhor opção'

Show foi realizado em Santarém (imagem/arquivo) Santarém - A Procuradoria Regional Eleitoral do Pará entrou com ação na Justiça para impedir a realização de propaganda eleitoral em um "possível showmício" fazendo apologia à criação do Estado de Tapajós.

O show "Canta Tapajós" está previsto para ocorrer nesta sexta-feira (21), na cidade de Manaus. É organizado pela União das Associações Paraenses, que reúne paraenses que vivem no Amazonas.

Artistas de Santarém e de outros municípios da região oeste do Pará se apresentarão no evento, que tem ingressos vendidos a R$ 20.

leia também...
Frentes Parlamentares se mobilizam para captar recursos

Um texto de divulgação publicado em um site a favor da criação de Tapajós diz que o objetivo é "comemorar o aniversário de Manaus e divulgar informações sobre o plebiscito que ocorrerá no Pará dia 11 de dezembro".

De acordo com a própria entidade, cerca de 300 mil paraenses, oriundos do oeste do Estado, residem atualmente em Manaus.

O desmembramento do oeste do Pará, dando origem ao Estado de Tapajós, é tema de plebiscito a ser realizado em dezembro. Também estará em jogo a criação de Carajás, a partir da separação da região sul do Estado.

Para o procurador eleitoral André Viana, a intenção do evento é "induzir os eleitores a concluírem que a divisão do Estado do Pará, com a criação do Estado do Tapajós, é a melhor opção para atender aos interesses dos paraenses oriundos do oeste do Pará que residem em Manaus".

Em sua ação, protocolada nesta quinta-feira (20), ele pede que a Justiça Eleitoral notifique a organizadora do show para que se abstenha de promover qualquer propaganda relativa ao plebiscito.

Solicita ainda à Justiça Eleitoral que esteja presente fiscalizando o evento, "para efeito de comprovação do ilícito eleitoral".

O deputado federal Lira Maia (DEM), presidente da frente de campanha pela criação de Tapajós, disse que não tinha conhecimento do evento. "Não é uma iniciativa nossa, não vejo nem sentido fazer um show lá em Manaus", afirmou.

Eduardo Paiva, coordenador da entidade que promove o show, disse que a intenção é apenas "divulgar os cantores da região".

"Fazemos esse show já há vários anos, foram os próprios artistas que nos pediram para organizá-lo. A gente não pensa em dar conotação política", afirmou.

Em contato com a Frente Pró-Tapajós, o coordenador Edivaldo Bernardo informou que o show "Canta Tapajós" será cancelado somente se houver pronunciamento de algum político no palco. Ainda segundo Edivaldo, nào haverá a participação de políticos no evento.


Fonte: Produção TV Tapajós e Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário