A MELHOR INFORMAÇÃO

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

ÔNIBUS DA UFOPA PEGA FOGO DURANTE VIAGEM AO MATO GROSSO

Estudantes sobreviveram ao incêndioO ÔNIBUS LEVAVA 21 ACADÊMICOS DE SANTARÉM PARA PARTICIPAR DE CONGRESSO EM DOURADOS
 
Estudantes sobreviveram ao incêndioO ônibus com 21 estudantes de Informática Educacional e Ciências da Computação, da Ufopa saiu de Santarém com destino a Dourados (MS) para participarem de um congresso. Na manhã de sábado (1º), o veículo, pertencente à universidade, pegou fogo na Serra de São Vicente, na BR-364, entre Rondonópolis e Cuiabá (MT). Ninguém ficou ferido, mas o ônibus e os pertences dos alunos foram destruídos.


A suspeita é de que o incêndio tenha acontecido por um problema na eletricidade do ônibus. “Uma surpresa, porque é um ônibus novo, que tem sistemas de detecção de problemas técnicos eletronicamente e tudo indica que o problema não foi detectado. Vamos solicitar uma perícia para a Polícia Rodoviária Federal do Mato Grosso e todo o apoio necessário lá para que a gente possa, mesmo com o dano total do veículo, identificar as causas”, afirmou a reitora da Ufopa, Raimunda Monteiro.

Sobreviventes começaram a chegar

Sobreviventes começaram a chegar ESTUDANTES CHEGAM A SANTARÉM: Os estudantes da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) que estavam no ônibus que pegou fogo em Mato Grosso chegaram no domingo (2) a Santarém de avião. O primeiro grupo chegou durante a tarde e encontrou os familiares esperando no aeroporto. Alguns relataram o alívio de ter conseguido se salvar. “Foi um milagre a gente ter saído a tempo porque, por poucos minutos a gente não morria queimado”, declarou a estudante Shaila Santos.


Segundo a mãe de Shaila, o alívio só veio após ver a filha desembarcar do avião de volta para casa. “Eu estava no trabalho e ela começou a me passar mensagem e eu não tinha nem como retornar. Dos números que ela ligava a gente não conseguia completar ligação e foi um desespero. Eu não tinha como sair do trabalho, não tinha como fazer nada, mas no final da tarde a gente conversou, ouvi a voz dela, mas eu falei que agora eu só vou saber que realmente está bem quando eu conferir e ver que está tudo certinho”, contou Rosineli Santos.


Hugo Renan foi quem percebeu que o ônibus estava pegando fogo e tentou avisar todos da maneira mais rápida, já que a maioria estava dormindo. “Eu senti o cheiro de fumaça dormindo. Levantei e perguntei: ‘pessoal, vocês não estão sentindo o cheiro de fumaça?’. Foi que eu desci do ônibus e vi os motoristas tentando apagar o fogo, voltei e disse: ‘gente, está pegando fogo o ônibus. Desçam!’. Só que ninguém acreditou em mim, fizeram até brincadeira. Eu desci, voltei de novo, começou a se propagar o fogo dentro do ônibus atrás, na parte do ar condicionado. Foi que eu voltei de novo e bati na porta e todo mundo acreditou e começaram a descer agoniados”, contou.


Ônibus ficou completamente destruídoDepois de saírem do veículo e verem que tudo estava destruído, os alunos tinham outro problema: onde ficar e de quem pedir ajuda. “A gente estava no meio da estrada, no meio do nada e não sabia o que fazer. A gente não acreditava no que via. A gente conseguiu ajuda com o Instituto Tecnológico do Mato Grosso. Eles deram um apoio para nós com alimentação. A gente ficou um período, tomamos banho lá e conseguiu entrar em contato com a Ufopa, mas devido à comunicação lá ser pouca, não tinha internet e tinha faltado energia, a gente ficou nesse impasse”, completou Hugo.

Ônibus ficou completamente destruído.




Após o incêndio, os estudantes foram levados para uma escola técnica localizada a 3 Km do local do incidente e depois seguiram para Cuiabá, onde ficaram divididos em dois hotéis, com custos pagos pela Ufopa. O grupo foi dividido em quatro voos, com saída de Cuiabá para Santarém.


Fonte: RG 15/O Impacto e G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário