O Sistema de Atendimento ao Usuário (SAU),
conjunto de serviços que envolvem desde a inspeção na pista até o atendimento
pré-hospitalar de vítimas de acidentes, contribuiu para uma redução de 12% no
número de mortes na rodovia. Neste período, cem mil ocorrências foram
registradas, o que comprova a carência que existia até o início das operações.
Os trabalhos prestados pela Rota do Oeste no período marcam o início do
processo de transformação da BR-163 em uma rodovia mais segura e confortável
para os usuários. Somado às obras de duplicação, recuperação e manutenção, o
SAU foi responsável por reduzir o número de vítimas fatais de 127 para 112 em
doze meses. Para o superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Mato
Grosso, Arthur Nogueira, a redução no tempo de atendimento ao cidadão foi o
ganho mais importante registrado com o início da prestação de serviços
operacionais na rodovia. “Nem sempre conseguimos chegar imediatamente à uma
ocorrência e com o SAU o atendimento ao usuário é mais rápido. Quando nossa
viatura chega, o local está sinalizado, limpo e a desobstrução da via é muito
mais rápida. Isso sem falar nas vidas que são salvas, que é o principal
benefício”. Mas não são só vítimas e acidentes que compõem a história deste
primeiro ano. Nascimentos, socorros mecânicos e resgates de animais estão entre
as ocorrências registradas. Em um ano, mais de 38 mil usuários foram atendidos
em função de panes nos veículos. Desses 18 mil foram removidos para um local
seguro onde puderam acionar recursos próprios. O diretor de Operações, Fábio
Abritta, destaca que todos os serviços prestados têm como principal objetivo a
segurança dos usuários e trafegabilidade da rodovia. “Quando resgatamos um
veículo quebrado ou sinalizamos o local onde há derramamento de carga, evitamos
que um acidente venha acontecer e retiramos o usuário do local de risco. É um
trabalho preventivo, antes de mais nada”. A solicitação de recursos pode ser
feita por meio do 0800 da concessionária, que possui ligação direta com o
Centro de Controle Operacional (CCO), responsável por administrar todo o
sistema de atendimento. Outro meio é o serviço de inspeção 24 horas, que conta
com 19 veículos em circulação permanente na rodovia para identificação de
situações que carecem de atendimento. Em um ano, são 7 milhões de quilômetros
rodados pelas viaturas no trecho. “Os usuários da BR-163 não estão mais
sozinhos, são 18 bases de atendimento, serviço de inspeção e um centro de
controle que monitoram a rodovia o tempo todo”. Já no atendimento pré-hospitalar,
foram dez mil usuários socorridos desde 20 de setembro de 2014, a maioria
vítimas de acidentes de trânsito, totalizando 7.876 pessoas independente da
gravidade dos ferimentos. Outros 2.002 foram atendimentos clínicos, de pessoas
que chegaram até as bases ou trafegavam pela rodovia quando sentiram algum tipo
de mal-estar e receberam assistência dos profissionais. Exemplos de
atendimentos clínicos são os três partos realizados ao longo da rodovia, sendo
dois deles dentro de ambulâncias da Concessionária. O médico Victor Guimarães,
que participou de um dos partos realizados na BR-163, lembra que este foi o seu
primeiro parto em uma rodovia, porém com a estrutura do veículo o procedimento
foi realizado de forma segura. “Temos todo o suporte na ambulância. A criança
já estava na posição certa e o nascimento foi tranquilo”. Abritta, explica que
o resultado é, em grande parte, consequência das obras de recuperação,
manutenção e duplicação da rodovia, além da sinalização, instalação de recursos
como radares para o monitoramento da via. “A redução só não foi maior porque
foram registrados alguns eventos atípicos, como dois acidentes gravíssimos, um
deles envolvendo um ônibus e outro que vitimou uma família inteira, em março
deste ano. Com isso, o mês contabilizou 24 vítimas fatais, mais que o dobro da
média mensal, que é de nove mortes”. Apesar da situação, ele lembra que a
atuação da equipe de resgate no acidente do dia 17 de março, entre uma carreta
e um ônibus de viagem, foi fundamental para salvar grande parte dos ocupantes.
Cerca de 30 funcionários da Rota do Oeste, além de 13 veículos, entre eles
quatro ambulâncias, dois guinchos, um caminhão pipa e veículos de inspeção
participaram do resgate de 35 pessoas. “Infelizmente cinco vidas não
resistiram, mas outras 35 famílias puderam contar com o salvamento de seus
parentes”. - See more at:
Fonte: Redação Só Notícias (foto:Lenine
Martins/arquivo)
- See more at:
http://www.sonoticias.com.br/noticia/geral/br-163-tem-reducao-de-12-nas-mortes-apos-um-ano-de-concessao#sthash.jvHdEdCR.dpuf
Nenhum comentário:
Postar um comentário