Os ministros da Integração Nacional, Helder
Barbalho, e de Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella,
participaram nesta sexta-feira, 24, de um encontro na Cedes da Câmara dos
Deputados, em Santarém.
Absolutamente do interesse de eventuais
investidores em Novo Progresso,o Cedes promove discussões sobre aumento de
investimentos no Arco Norte –Portos de Santarém e Vila do Conde,PA; Itaqui,MA e
Salvador,BA. Os estudos abrangem as áreas de planejamento e política de
transportes, integração intermodal, logística e licenciamento, dentre outras.
Durante o encontro, o ministro Helder
Barbalho revelou que o Arco Norte é fundamental para o desenvolvimento do
Brasil. “O Arco Norte é fundamental para o desenvolvimento do nosso País. Está
comprovado que a exportação da soja gera renda para a nação. A questão do
transporte pelo corredor da BR-163 vai diminuir os custos de transporte desde o
local da produção de grãos, até os portos do Pará, como Santarém”, disse o
ministro.
De olho nesse tipo de notícia, eventuais
investidores na região de Novo Progresso, não tem mais dúvida que o município
será o “ponto de impacto da BR 163”.
O momento político atual é favorável, com a
entrada de Barbalho no Ministério da Integração Nacional, Quintela nos
Transportes, Portos e Aviação Civil e Blairo Maggi na Agricultura(Que não
estava em Santarém mas tem discurso alinhado com seus colegas de ministério
quando aao assunto), os discursos durante esse encontro nesta
sexta-feira(24/06) em Santarém deixou evidente que podemos renovar a
expectativa da conclusão da pavimentação da BR 163, além de outras obras de
infra-estrutura cruciais para o desenvolvimento da região, como o aeroporto de
Novo Progresso e a ferrovia paralela a BR 163.
Os ministros do novo governo Temer estão
certos, afinal os números não mentem: As exportações de soja e milho pelos
portos do Arco Norte, na qual a via BR 163 tem papel cricial, cresceram quase
54% em 2015 em relação aos anos anteriores.Terminais embarcaram 20 milhões de
toneladas dos grãos no ano passado, contra 13 milhões de t de 2014.
Rotas como a BR 163, mais próximas do maior
centro produtor agropecuário baixaram os custos do transporte. Globalmente falando
os portos do norte ficam milhares de milhas marítimas mais próximas dos estados
unidos e Europa que os portos do sul. Com isso, dentro deste contexto, Novo
Progresso localizado em ponto estratégico da rodovia já está sendo escolhido
como local ideal pelas gigantes empresas de transportes para estabelecer suas
garagens.
Clima político favorável; Ministros do
governo interessados em concluir a obra da BR 163 e outras obras de
infra-estruturas; localização estratégica da cidade, é hora do progressense
respirar fundo e acreditar, realmente temos todos ingredientes para crescer.
Por: Édio Rosa, via repórter Manoel
Cardoso(Santarém)
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