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sábado, 18 de junho de 2016

CONCESSÃO NA BR- 163 NO PARÁ, MOTORISTAS PAGARÃO PEDÁGIO MAS COM ASFALTO BOM.

Informações foram repassadas pelo coordenador de Outorga de Rodovias Federais da ANTT, StephaneQuebaud, em audiência pública , que discutiu a privatização na BR-163 entre Sinop e Porto de Miritituba, no Pará.

O projeto de concessão compreende 12 municípios dos dois estados com sete praças de pedágio, totalizando 976 quilômetros entre Sinop e o Porto de Miritituba, dos quais apenas 120 não estão asfaltados. O início da cobrança de pedágio é previsto para um ano e meio depois que a concessionária tiver autorização para atuar no trecho e com a realização de obras importantes, como a finalização do asfaltamento, duplicação de vias e substituição das pontes de madeiras.

Conforme o diretor de Concessões do Ministério dos Transportes, Fábio Luiz Lima de Freitas, o investimento será de R$ 6,5 bilhões e um dos pontos de discussão é o período da concessão, se de 12 anos ou 30 anos.

“A BR- 163 faz parte do arco logístico do norte e a discussão em torno do tempo da concessão leva em conta o projeto de ferrovia, pois um modal não pode inviabilizar o outro, e sim, chegar a um equilíbrio econômico. Por isso, a necessidade de dotar de infraestrutura para termos condição de produção e logística mais barata, ampliando a competitividade dos nossos produtos”, afirmou de Freitas.

O preço do pedágio foi outro tema alvo de críticas, principalmente pelo setor produtor. O gerente de Relações Institucionais da Aprosoja, Frederico Azevedo, explicou que, dependendo do valor, escoar a produção agrícola pelo Porto de Miritituba pode se tornar inviável.

“O estudo apresentado mostra que, em média, 100 quilômetros percorridos teriam um custo de R$ 10. Enquanto hoje, em outros trechos concedidos no Estado, o valor é de R$ 4,5. Sem falar que temos ainda em torno de 120 quilômetros de estrada de terra até o Porto Miritituba. Tudo isso incide no valor do frete”.


Por: SANDRA COSTA/Secretaria de Comunicação

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