A MELHOR INFORMAÇÃO

segunda-feira, 6 de julho de 2015

OPINIÃO: RECADASTRAMENTO BIOMÉTRICO

Começou na semana passada semana, o cadastramento biométrico dos eleitores dos municípios de Santarém, Mojuí dos Campos e Belterra. O trabalho é feito pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Pará (TRE/PA) e tem por finalidade atualizar os dados de todos os eleitores votantes dessas cidades por meio do sistema de biometria. A partir da eleição do próximo ano, o eleitor somente terá direito ao voto se estiver cadastrado neste sistema. A maioria das cidades brasileiras já concluiu o processo, algumas inclusive já tiveram pleito com o voto biométrico. O Pará é um dos poucos estados onde em muitos municípios o recadastramento ainda não foi concluído. Em Santarém, de acordo com o último levantamento feito pela Justiça Eleitoral, estão aptos a votar mais de 200 mil eleitores, o que projeta o município, em 2016, à possibilidade de se ter dois turnos nas eleições municipais.

Todavia, por causa do recadastramento, prevê-se que este número seja reduzido bruscamente, já que muito eleitor mora em outras cidades e só aparece por aqui para votar, ou seja, dificilmente, este eleitor virá para fazer o recadastramento. Levando em conta a última convocação feita pela Justiça Eleitoral para justificar a ausência nas últimas eleições, resultou no cancelamento de mais de três mil títulos de eleitores, a possibilidade de o recadastramento biométrico reduzir o número de eleitores válidos é grande, o que tornaria inviável, portanto, a realização do segundo turno em 2016. Partidos políticos interessados numa disputa ampla, na composição de alianças e na possibilidade de disputar a eleição em dois turnos, estão dispostos e ajudarem a Justiça Eleitoral no chamamento dos eleitores para o recadastramento. O segundo turno é visto pelos partidos nanicos como a chance de entrar no páreo em condições menos desiguais ante as grandes legendas.

É importante que o eleitor procure atender ao chamado do TRE e faça seu recadastramento, pois sem seus dados atualizados, ele não terá o direito de exercer seu direito constitucional e escolher seus próximos representantes. O recadastramento é importante para que o processo eleitoral ocorra com segurança e transparência. Portanto, exerça sua cidadania, antes, durante e após as eleições. Participe!



Por: Marcos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário