A MELHOR INFORMAÇÃO

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Crimes de pistolagem voltam a aterrorizar Itaituba.



Januário, Deivid e Flávio foram assassinados por pistoleiros

COMERCIANTE EXECUTADO A SANGUE FRIO POR PISTOLEIROS

Morte de Januário Araújo pode ter sido crime de encomenda
Estaríamos voltando aos velhos tempos da pistolagem? Essa é uma pergunta que todos fazem em Itaituba.

A freqüência com que vem ocorrendo crimes no município de Itaituba, com característica de encomenda, nos remete aos velhos tempos, quando em Itaituba pessoas perdiam a vida por ouro ou por nada. Em plena luz do dia, numa atitude de ousadia e afronta às autoridades, os pistoleiros executavam friamente suas vítimas e raramente pagavam pelos crimes.

Itaituba ficou famosa nas manchetes policiais de todo o País com crimes que até hoje ficaram impunes ou esquecidos em sua maioria. O assassinato do comerciante Januário Silva Araújo, de 54 anos, de acordo com seus familiares, pode ter sido “de encomenda” e o principal suspeito seria outro comerciante proprietário de um bar que fica em frente ao comércio da vítima. A Polícia ainda está apurando os fatos quanto a essas acusações.

Januário foi assassinado por dois homens que estavam em uma moto. Ao ter seu nome chamado por um dos homens em frente à sua residência mal teve tempo de esboçar qualquer reação, Januário foi alvejado com um tiro a queima roupa na cabeça, pelo homem que estava na garupa. Os pistoleiros ou matadores de aluguel fugiram em alta velocidade, estando foragidos até o fechamento desta edição.

O inquérito que está sendo conduzido pelo delegado José Dias Bezerra, segundo o escrivão Haroldo Macedo, está sendo feito com base em todas as informações coletados junto a testemunhas oculares (alguns familiares da vítima), mas para a Polícia as características do assassinato remetem a um possível crime de encomenda, já que os assassinos nada levaram da vítima, o que descarta crime de latrocínio.

A suspeição sobre o proprietário do bar, de açodo com familiares da vitima, ocorre porque recentemente Januário vinha tendo problemas com o mesmo por causa de terreno e isso poderia ter sido o pivô do crime que abalou a cidade de Itaituba, que ultimamente vem tendo uma onda der crimes violentos que estão causando medo e insegurança na população. Há muitos anos em Itaituba não se registrava mais crimes com características de execução no ”Modus Operandis” de pistoleiros ou matadores de aluguel.

JANEIRO SANGRENTO: MECÂNICO ASSASSINADO A QUEIMA ROUPA


Flávio foi assassinado a sangue frio e Joilson foi preso como suspeito do crime
O mês de janeiro de 2012, logo em seu início registra uma onda de violência sem precedentes no município de Itaituba. O assassinato de maneira brutal e covarde que tirou a vida do mecânico Flávio Batista, enteado do encarregado da garagem municipal Abileno Palácio, vem causando grande repercussão na cidade.

Flávio foi morto na porta de sua casa por volta das 21 horas do dia 09 (segunda-feira), com um tiro a queima roupa, quando tentou, segundo testemunhas oculares, reagir a um assalto para que os bandidos não levassem sua moto Broz. Mas na reação, o assaltante e ex-presidiário Joilson dos Santos, de 28 anos, que estava em companhia de outro bandido de alta periculosidade conhecido por Tison, atirou em Flávio, fugindo em seguida na moto Titan preta que estava alugada para o assalto.

Tão logo aconteceu o crime, a Polícia Civil iniciou suas investigações e depois de vários levantamentos, na noite de terça-feira, dia 10, chegou até o ex-presidiário Joilson dos Santos, conhecido no submundo do crime como “Juruti”. O assaltante não reagiu à prisão, pois foi pego de surpresa em sua residência no Bairro Santo Antonio, na 32ª Rua. De acordo com a Polícia Civil de Itaituba, “Juruti” está sendo apontado como um dos assaltantes que matou Flávio Batista, sem que o mesmo tivesse a mínima chance de defesa.

Ao jornal O Impacto, o acusado negou sua participação no assalto, justificando que realmente veio para Itaituba, mas apenas se apresentar à Justiça. Porém, além de “Juruti” como principal acusado, a Polícia Militar realizou na manhã de terça-feira, dia 10, a apresentação da moto utilizada pelos bandidos no assalto. Também a Polícia prendeu Yury Pirrony Brito da silva, proprietário da moto e fez a apreensão de uma arma, tipo revólver calibre 38 cano curto. Quanto à moto, Yury admitiu que ela lhe pertence, mas negou que seja dono da arma utilizada no assalto onde o mecânico acabou perdendo a vida.

Yuri explicou no seu depoimento na 19ª Seccional, que a arma utilizada no crime havia sido deixada com ele, mas apenas como garantia de pagamento, tendo ficado penhorada, sendo dono o ex-presidiário conhecido por Tyson, que recentemente esteve preso em Juruti, acusado de participar em roubo de motos em Itaituba e Juruti, mas que foi solto. De acordo com o delegado José Bezerra, que está à frente do caso, Joilson será enquadrado no artigo 121 (crime de homicídio), que caberá a pena de reclusão de 6 a 20 anos. O inquérito já foi enviado à Justiça local, que deverá encaminhar Joilson para o presídio.

TRÊS ASSASINATOS EM UMA SEMANA ASSUSTAM ITAITUBA


Morte de Deivid pode ter sido acerto de contas do tráfico de
Os números macabros de crimes estão tornando o município de Itaituba recordista em violência na entrada de 2012. Em apenas uma semana foram três homicídios, sendo um em tentativa de assalto quando o mecânico teria reagido e morreu ao levar um tiro no peito.

A mais recente vítima a aumentar essa preocupante estatística foi Deivid Guimarães Muniz, de 25 anos de idade. David foi morto quando caminhava por volta de duas da manhã de quarta-feira, dia 11, na 5ª Rua, entre as travessas 13 de Maio e Justo Chermont, no Bairro Bela Vista.

Testemunhas oculares que residem às proximidades onde ocorreu o assassinato, afirmam ter ouvido os tiros e que a vítima ainda tentou entrar em uma casa e, como não conseguiu saiu correndo pelas ruas, quando o assassino teria jogado a moto no chão e saído a pé atrás de Deivid que foi alvejado no peito, cabeça e outras partes do corpo.

Após alguns minutos ainda agonizando no chão, algumas pessoas que saíram às ruas atraídas pelos tiros chamaram o Samu que de imediato recolheu o corpo de Deivid, mas sem chances de vida. O curioso é que quando o corpo de Deivid ainda se encontrava na Pedra do necrotério a espera da remoção, policiais militares prenderam três homens considerados suspeitos de terem sido os prováveis assassinos, não sendo informado à Imprensa se de fato eles realmente tinham envolvimento no crime.

A Policia Civil de Itaituba confirmou que a vítima Deivid Guimarães Muniz já tinha passagens pela Polícia e que pela maneira como ocorreu sua execução, não descarta a probabilidade do assassinato ter sido mai um dos tantos acertos de contas que vem ocorrendo por esses dias entre bandidos, principalmente em questões de tráfico de drogas e furto de motos. Mas a Polícia está levantando todas essas hipóteses na esperança de conseguir prender o autor ou autores dos tiros que mataram Deivid.


Por: Nazareno Santos
Fonte: www.oimpacto.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário