A MELHOR INFORMAÇÃO

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Miss RS, jogadora se divide entre carreira de modelo e no vôlei.

A jogadora Luciane Escouto, 24, já pode marcar na agenda a data em que vai disputar um título nacional neste ano: 22 de setembro.
Apesar de a Superliga feminina ter final marcada para 14 de abril, seria uma surpresa se ela estivesse jogando a decisão do principal campeonato de vôlei do Brasil. A central de 1,85m defende o mineiro Mackenzie, que ocupa a modesta sétima colocação na última rodada do primeiro turno.

Para Luciane, porém, surpreendente já é ela estar na disputa do reinado do Miss Mundo Brasil depois de conquistar o título do concurso "A Mais Bela Gaúcha", em outubro, em Porto Alegre.
Nascida em São Leopoldo (RS), a atual Miss Mundo Rio Grande do Sul participou pela primeira vez de um concurso de beleza graças à insistência da mãe, Verônica.
"Nunca fui modelo, mas sempre quis. Era um sonho. Mas a vida acabou levando-me para o vôlei. Minha mãe queria inscrever-me em outros concursos, e este era o último, por causa da minha idade", conta a jogadora.
A ideia de ser modelo foi deixada de lado em razão do vôlei, esporte que começou a praticar aos 11, ainda em sua cidade natal.
Aos 14, já alta para a idade, ela foi para São Paulo, sozinha, para jogar nas categorias de base do time de Osasco. Assim, as fotos e desfiles ficaram de lado, segundo ela, pelo porte físico.
"Por causa do vôlei, sempre malhei muito, fiquei forte e não magra, como as modelos", diz a miss cujas medidas são 100 cm (quadril), 68 cm (cintura), 92 cm (busto) e 73 kg.
O peso, aliás, foi um dos primeiros problemas enfrentados pela nova dupla função. "Tive de secar, parei de malhar forte, mudei a alimentação. Dei uma emagrecida. Perdi dois quilos de massa muscular", calcula.
Os outros problemas vieram depois. Como a equipe é de Belo Horizonte e o concurso em Porto Alegre, entre agosto e outubro passados Luciane precisou ir várias vezes para a capital gaúcha. Consequentemente, perdeu vários treinos.
"Primeiro, achei que o clube não ia liberar, depois entenderam. Não perdi nenhum jogo, mas virei reserva, fui para o banco", recorda.
A vaga na equipe titular, em seu ano de estreia, ela ainda busca. O desempenho atual é o pior dela em cinco anos de Superliga.
O técnico Ricardo Picinin revela que não era a favor da jornada dupla de sua meio de rede como modelo no Sul. Mas, depois de serem vice-campeãs do Mineiro, ele diz que não teve mais problemas.
"Ela é dedicada, comprometida. No final, foi bom para ela. Agora, está totalmente focada na Superliga. Depois vai ser a hora dela decidir", projeta.
FUTURO
Hoje, Luciane não sabe qual decisão tomaria.
"Não tenho condição de escolher, é difícil. Se estivesse jogando no Sul, podiam estar aparecendo mais trabalhos [como modelo] porque o concurso foi lá. Mas também estou feliz pelo vôlei, é minha profissão. Não penso em parar com nada, acho que dá para conciliar", disse.
Como prêmio no concurso, ela ganhou um Picanto (na época, ela não tinha carro), uma viagem para a Disney, um book fotográfico e o contrato com uma agência de modelos.
Ainda como miss, ela tem compromissos com a Rede Pampa, emissora que organiza o concurso no Sul. Ela quer mais. E diz estar aberta a convites, menos para posar nua, o que não é permitido para misses.
Divulgação Miss Mundo Brasil
Luciane posa de biquíni já com a faixa de campeã no Rio Grande do Sul; clique e veja mais fotos
Luciane posa de biquíni já com a faixa de campeã no Rio Grande do Sul; clique e veja mais fotos
DICAS DE BELEZA
Outro novo compromisso é dar dicas para as companheiras de equipe.
"Ela é sempre a que mais demora para se arrumar (risos). Eu sempre brinquei com ela, chamava de miss, porque ela leva todo o jeito. É ótima jogadora e muito linda. E a gente tenta aprender com ela", diz a oposta Ingrid, destaque do Mackenzie na Superliga.
"Sendo bem sincera, acho engraçado me chamarem de miss. Elas querem saber os truques, até dica de maquiagem elas pedem", diz Luciane, que namora há dois anos Alison Monteiro, fisioterapeuta da equipe de Macaé, no Rio, onde jogou há duas temporadas. Ela estudava fisioterapia, mas trancou a faculdade também em razão do concurso.
"Muita coisa mudou, nunca fui tão conhecida. Virei a miss jogadora", conclui.
SAIBA MAIS
A Superliga tem 12 times que jogam em turno e returno. O primeiro turno acaba neste fim de semana. Os oito primeiros se classificam para os playoffs, a partir de março.
Já o concurso Miss Mundo é concorrente do Miss Universo, mais conhecido.
Segundo a organização no Brasil, o Miss Mundo conta com 115 países participantes e uma audiência calculada em 2 bilhões de telespectadores.
No Brasil, são 35 candidatas das 27 Unidades da Federação mais algumas ilhas como Fernando de Noronha, Abrolhos etc.
A vencedora do Miss Mundo Brasil, em setembro, participa do Miss Mundo 2013, provavelmente nas Filipinas (ainda não confirmado).
O Miss Mundo Brasil e o Miss Mundo têm provas esportivas (vôlei, futebol, golfe) para as candidatas. Até 2011 valia uma vaga entre as semifinalistas, este ano conta pontos para a classificação das 16 melhores.
De acordo com Henrique Fontes, organizador dos concursos no Brasil, já houve outras atletas misses: Josilene Modesto, Miss Mundo Amapá do ano passado, participou da seleção estadual de vôlei e a Miss Mundo Ceará 2011, Beatriz de Souza, jogou o estadual de handebol.

Publicidade
MARCEL MERGUIZO
DE SÃO PAULO

Nenhum comentário:

Postar um comentário