A MELHOR INFORMAÇÃO

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

20ª CAMINHADA DE FÉ COM MARIA EMOCIONA DEVOTOS



Caminhada de Fé com MariaA POLÍCIA MILITAR INFORMOU QUE APROXIMADAMENTE 80 MIL PESSOAS PARTICIPARAM DA CAMINHADA
  


Caminhada de Fé com Maria

A 20ª Caminhada de Fé com Maria, que começou por volta de 19h, do último sábado, 29, reuniu aproximadamente 80 mil pessoas, segundo a Polícia Militar. A coordenação informou que os primeiros ônibus começaram a sair da frente da Igreja de Nossa Senhora Aparecida, em Santarém, por volta de 13h30, com o destino ao município de Mojuí dos Campos.

De acordo com a coordenadora, Socorro Gomes, foram disponibilizados cerca de 60 ônibus para levar os fiéis de Santarém a Mojuí dos Campos. As passagens foram cobradas no valor de R$ 3,00. A Caminhada de Fé com Maria faz parte das homenagens às festividades de Nossa Senhora da Conceição.

Por volta de 19h, aconteceu a missa de envio no Campo Nogueirão, em Mojuí dos Campos, celebrada pelo padre Auricélio Paulino, onde milhares de fiéis iniciaram a caminhada antes do término da celebração.

Depois de receber a bênção do padre Auricélio Paulino, em Mojuí dos Campos, os romeiros percorreram aproximadamente 40 quilômetros pelas rodovias PA-431 e BR-163 até a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Durante a caminhada houve momentos de superação para muitos fiéis, assim como orações de agradecimento e promessas durante o trajeto.

O membro do Movimento de Cursilho de Cristandade (MCC), Jadyson Félix, declarou que a Caminhada de Fé com Maria se consolida como um dos momentos mais esperados pelos devotos à Maria Santíssima, onde as pessoas fazem ou pagam as promessas e vão em busca de milagres nos 37 quilômetros. “Isso se chama fé, devoção e amor. Como não amar aquela que deu a luz ao nosso salvador? Maria é o atalho pra Jesus, e crendo nisso, milhares de pessoas caminham 37 quilômetros de Mojuí até a Praça da Matriz. em Santarém. É cansativo, tem momentos em que o cansaço bate, onde as pernas não agüentam, mas e daí? A fé é ver várias pessoas caminhando, se superando, dando forças para caminhar e chegar”, professou.

A estudante e devota de Nossa Senhora da Conceição, Valéria Dias, afirmou que sua fé em Nossa Senhora foi muito maior que as dores que sentiu durante a caminhada. “Foi um ato de muita devoção caminhar 37 quilômetros. Com alegria agradeci as bênçãos recebidas por intercessão de Nossa Senhora, Mãe de Jesus. Muitas vezes pensei em desistir por causa das dores, mas sempre lembrava das graças concedidas. Foi emocionante a saída e principalmente a chegada na Matriz”, jurou.

Para o romeiro Igor Augusto, quem caminha de Mojuí dos Campos até Santarém sente o quanto a fé tem uma força tremenda. “Quanto mais dores eu sentia mais pedia a Deus e a Nossa Senhora, que me ajudasse a concluir a caminhada. Estava acompanhado de dois amigos e que me ajudaram muito para concluir o trajeto de Mojuí dos campos ate Santarém”, relatou.

Segundo o Romeiro Wivis Branches, essa foi a sua oitava participação na Caminhada de Fé com Maria e, que neste ano sentiu mais dificuldade, do que nos anos anteriores. Para ele, as dificuldades devem ter surgido talvez devido ao despreparo, cansaço do dia-a-dia ou mesmo sedentarismo.

“Estava com quatro amigos e, por isso conversas e brincadeiras faziam por momentos esquecer as dores que sentia nos pés. O que sempre me fez feliz na Caminhada, é que todos os anos, pessoas de bom coração, de diferentes crenças, abrem mão da sua noite de sono para ajudar os caminhantes, com alimentos, bebidas e até mesmo mimos. Isso mesmo, mimos, pois ganhei uma rosa que possuía uma etiqueta com os dizeres: Tudo é possível para quem tem fé”, afirmou.

Wivis garantiu que os mimos lhe incentivaram a concluir o percurso. “Pensei por várias vezes em desistir, principalmente quando passei próximo à minha residência que fica perto do cruzamento da Cuiabá com a São Sebastião. Logo pensei no sono e no aliviar das dores. Mas, nem isso me fez desistir. Ao chegar à Igreja Matriz, esqueci totalmente as dores, por incrível que pareça, e a emoção tomou conta de mim. Ao tocar a Santa posta no altar, agradeci todas as bênçãos recebidas por mim, meus familiares e todos àqueles que percorreram o trajeto”, assumiu.

Fiéis reclamaram da segurança que a Polícia Militar fez durante o percurso da caminhada. Um romeiro falou que a Polícia só fez a segurança quando as pessoas começaram a chegar na BR-163. “No início da caminhada não se via uma viatura ou policiais por perto. E a quantidade de lixo que ficava para trás após a caminhada, deixou muita gente insatisfeita. As autoridades deveriam fazer um planejamento em relação a isso!”, exclamou o romeiro.

Por volta de 7h de domingo, 30, a procissão encerrou quando a imagem da Santa chegou à Catedral de Nossa Senhora da Conceição, na Praça da Matriz em Santarém. Durante a celebração da Santa Missa, fiéis e turistas se emocionaram. O trajeto foi longo e cansativo, mas a fé mobilizou os devotos Santarenos!

Por: Sabrine Dalazen (estagiária)

Fonte: Jornal O Impacto

Nenhum comentário:

Postar um comentário