A MELHOR INFORMAÇÃO

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

RELEMBRANDO OS TRABALHO DO NOSSO DEPUTADO, CONSÓRCIO TAPAJÓS : E O PODER DE ARTICULAÇÃO DE ERALDO PIMENTA


Preparar os municípios para receber a construção do maior complexo hidrelétrico do Brasil e aproveitar o grande investimento para promover o desenvolvimento socioeconômico regional integrado. Este é o principal objetivo de um consórcio intermunicipal criado no ultimo dia , 22 de junho, na cidade de Rurópolis, oeste do Estado do Pará, pelos seis municípios localizados na área de influência do complexo de cinco hidrelétricas que será construído na bacia do Tapajós. O Consórcio Tapajós envolve os municípios de Rurópolis, Jacareacanga, Itaituba, Novo Progresso, Aveiro e Trairão e nasce com uma missão ousada: transformar a região num dos principais pólos de desenvolvimento do País.


A reunião que selou a criação do consórcio de municípios aconteceu nos últimos meses e reuniu os prefeitos de Rurópolis, Pablo Genuíno; de Itaituba, Eliene Nunes; de Jacareacanga, Raulien Queiroz; de Trairão, Danilo Miranda; de Aveiro, Olinaldo Barbosa (Fuzica); e de Novo Progresso, Osvaldo Romangnole. Também participaram do ato de criação do consórcio intermunicipal vereadores, secretários e lideranças dos seis municípios, lotando o prédio da Câmara Municipal de Rurópolis. A entidade terá personalidade jurídica e participará ativamente das discussões para a implantação do Complexo Hidrelétrico do Tapajós e de outros projetos previstos para a região, como uma rede de terminais portuários para o escoamento da produção de grãos.

Os seis prefeitos assinaram o documento de criação da entidade e já elegeram a diretoria do consórcio intermunicipal, que terá como presidente o prefeito de Jacareacanga, Raulien Queiroz, e como vice a prefeita do município Itaituba, Eliene Nunes. Os gestores municipais ainda anunciaram como secretário executivo do consórcio o ex-prefeito do município de Uruará, Eraldo Pimenta, destacando que o secretário dará grande contribuição aos municípios, pela experiência acumulada à frente do Consórcio Belo Monte, que reúne os municípios no entorno da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, na região do Xingu.

Os chefes dos executivos municipais foram unânimes em destacar a importância histórica da criação do Consórcio Tapajós, que une os municípios em torno de objetivos comuns com a proposta de lutar por melhorias para uma região que sofre com a distância dos grandes centros e com a dificuldade que o governo federal e estadual têm em marcar uma presença mais efetiva. Os prefeitos entendem que a região começou a ser vista com outros olhos pelo governo e pelo País e vai receber investimentos bilionários, o que exige um comprometimento firme das autoridades municipais para garantir que os problemas históricos sejam solucionados e que estes investimentos se traduzam em desenvolvimento com sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida da população.

Prefeitos destacam união em defesa do desenvolvimento regional

Para o anfitrião do evento, o prefeito de Rurópolis, Pablo Genuíno, os gestores municipais estão se adiantando à construção das hidrelétricas no Rio Tapajós, para garantir que este empreendimento possa também significar mais investimentos em saúde, educação, segurança pública, infraestrutura urbana e rural e nos potenciais econômicos regional, como a agricultura. “Fomos esquecidos durante muitos anos, mas esta região será a menina dos olhos do Brasil, pelo seu potencial para a geração de energia e pela localização estratégica para o escoamento da produção de grãos”, disse o prefeito, destacando que a oportunidade gerada com estes investimentos não será desperdiçada pelos gestores dos municípios localizados na região.

O presidente do Consórcio Tapajós, prefeito de Jacareacanga, Raulien Queiroz, agradeceu a confiança dos colegas e garantiu empenho e dedicação para que a entidade possa ganhar cada vez mais força para lutar por melhorias para os municípios da região. “Vai trazer melhores oportunidades para discutir o desenvolvimento da região. Vamos ser municípios fortalecidos e ter condições de conquistar melhorias para todo o nosso povo”, disse o prefeito. Raulien disse ainda que a região precisa se preparar para que os investimentos que serão feitos se traduzam não apenas em crescimento econômico, mas em desenvolvimento social com preservação do meio ambiente.

Vice-presidente do Consórcio, a prefeita de Itaituba, Eliene Nunes, destacou a posição estratégica da região, que vai receber grandes empreendimentos na área energética e no setor de portos e logística. “A construção dos portos e das usinas são importantes não apenas para a região, mas são saídas para o Brasil. Precisamos buscar novos recursos para o desenvolvimento regional e saber que desenvolver não é apenas crescer economicamente, mas trazer benefícios para o nosso povo”, discursou Eliene, acrescentando que a união dos seis municípios dá um peso político maior para a região, que terá melhores condições de implantar políticas públicas que beneficiem a população.

O prefeito de Trairão, Danilo Miranda, destacou o caráter apartidário do consórcio, que coloca a região em primeiro lugar acima de qualquer interesse partidário ou eleitoral. Ele ratificou que o objetivo da entidade é preparar os municípios para os grandes projetos e enalteceu a nomeação do ex-prefeito de Uruará, Eraldo Pimenta, para a secretaria executiva do Consórcio. “O Eraldo é a pessoa certa para nos ajudar, pela experiência acumulada com a hidrelétrica de Belo Monte e por ter as portas abertas no setor elétrico e no governo federal, o que vai contribuir para que possamos trazer os investimentos e recursos necessários para o nosso desenvolvimento”, disse.

Na avaliação do prefeito de Aveiro, Olinaldo Barbosa, os municípios da região estão travados, sem arrecadação própria e com poucos recursos, o que coloca os gestores municipais em situação difícil. “O consórcio vai ajudar a mudar esta situação e a buscar projetos a recursos. Se compararmos nossa região as outras vemos que somos esquecidos. Você anda no Sul do País e só ver asfalto, mas aqui temos estradas que são uma vergonha. Temos que exigir que seja feito aquilo que temos direito”, destacou o prefeito, acrescentando que a construção das hidrelétricas é uma oportunidade para mudar esta realidade.

Osvaldo Romangnole, prefeito de Novo Progresso, disse que a organização dos municípios em um consórcio é uma forma de fortalecer a luta por melhorias para a região. “Quem se organiza prospera, quem não se organiza fica para trás”, discursou, destacando que os municípios têm que estar preparados para mudar a história da região. “Tenho muito orgulho de participar deste consórcio e vamos juntos lutar por mais recursos e mostrar que a nossa região tem objetivos, tem metas e sabe exatamente o que quer. Vamos fazer chegar aqui as ações do governo federal e do governo estadual”, finalizou.

Momento histórico

O secretário executivo do Consórcio Tapajós, Eraldo Pimenta, classificou a data da criação da entidade como um momento histórico para a região. “Um dia histórico, quando se reuniram seis brilhantes prefeitos que entendem a importância dos investimentos que irão mudar a realidade desta região”, disse, acrescentando que o Consórcio Tapajós forma junto com o Consórcio Belo Monte um bloco de 17 municípios em uma área contígua, gerando uma grande força política.


“Tenho convicção que haverá o antes e o depois destes investimentos e temos que aproveitar esta oportunidade e transformar em realidade. A partir deste momento teremos força para lutar não apenas por mitigações para os impactos destes empreendimentos, mas cobrar ações dos governos federal e estadual”, disse Eraldo, que agradeceu a confiança dos gestores municipais e prometeu empenho e uso de toda a experiência que adquiriu à frente do Consórcio Belo Monte e o processo de implantação da usina no rio Xingu. “Já percorremos este caminho. Vamos copiar aquilo que deu certo e fazer diferente naquilo que erramos”, finalizou.



Fonte : http://www.amazoniasa.com

Por: Elias Junior Soledade

Nenhum comentário:

Postar um comentário