A MELHOR INFORMAÇÃO

sábado, 6 de dezembro de 2014

EXPLORAÇÃO É COMBATIDA


EM BELÉM: MINISTÉRIO DO TURISMO DEBATE ENFRENTAMENTO À EXPLORAÇÃO SEXUAL

 No período de janeiro a novembro deste ano, o Pará registrou 193 denúncias de exploração sexual infantil, sendo que Belém é responsável por 38 registros. Os dados são da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e foram discutidos ontem, no ciclo de debates para discutir o enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes no Estado promovido pelo Ministério do Turismo em Belém. O evento foi realizado no Auditório Albano Franco, da Fiepa, e contou com a parceria do Serviço Social da Indústria (Sesi), através do programa ViraVida, iniciativa voltada ao processo socioeducativo e inclusão de adolescentes e jovens, de 16 a 21 anos, vítimas de violência sexual.

Vale ressaltar, no entanto, que o número de ligações não corresponde ao número de casos. A denúncia pode ser feita pelo Disque 100 ou pelo celular, por meio do aplicativo Proteja Brasil, desenvolvido pelo Unicef e o governo brasileiro. Disponível na Apple Store ou na Google Play, a ferramenta auxilia os usuários a identificar e denunciar as violações de direitos de crianças e adolescentes.

Durante o encontro de ontem, o público teve a oportunidade de conhecer a atuação conjunta dos programas Pronatec Turismo Social, do MTur, e ViraVida, do Sesi. Por meio de cursos técnicos, inserção no mercado de trabalho e profissional. Os projetos contribuem para a ressocialização de adolescentes e familiares que sofreram algum tipo de violência.

Segundo o coordenador geral de Proteção à Infância do Ministério do Turismo, Adelino Neto, evitar o crime de violência sexual contra crianças e adolescentes é garantir que direitos sejam cumpridos. “A meta é fazer novos investimentos para erradicar a exploração sexual e o trabalho infantil. Para isso, temos feito um trabalho conjunto e uma série de investimentos.




O Liberal Digital!

Nenhum comentário:

Postar um comentário