A MELHOR INFORMAÇÃO

sexta-feira, 25 de julho de 2014

GARIMPEIROS PODEM SER REINTEGRADOS

Os garimpeiros que estiverem fora do quadro de uma assembleia que aconteceu em 2009 e que porventura ficaram fora da Coomigasp (Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada) vão poder ser reintegrados ao quadro. Foi o que garantiu esta semana o interventor da Coomigasp, Marcos Alexandre Morais Mendes. Do dia 24 de julho até o dia 30 de agosto, os garimpeiros podem procurar a cooperativa e regularizar a sua situação para poder participar das próximas assembleias.

A intervenção judicial da Coomigasp, que termina no próximo dia 11 de agosto, pode ter mais alguns meses sob o comando de Mendes, adianta o interventor. Ela foi decretada no dia 11 de outubro de 2013 pelo juiz Danilo Alves, de Curionópolis, em resposta ao pedido feito pelo Ministério Público Estadual. O objetivo da ação, segundo o MPE, é que a “cooperativa seja profissionalmente e administrativamente gerida, intencionando ainda garantir a lisura, transparência e legitimidade nas eleições internas dos seus dirigentes, vislumbrando atingir seu objetivo precípuo, que é a distribuição dos lucros aos cooperados”.

Pelo menos duas assembleias estão agendadas, uma para o dia 10 de agosto, apenas em Curionópolis, e a outra para o dia 21 de setembro, para a eleição da nova diretoria, quando deve ocorrer de forma definitiva a intervenção. A única pendência, segundo Mendes, será o contrato com a empresa Colossus. Segundo ele, não houve disponibilidade para o fechamento de uma parceria.

POTENCIAL

Um novo processo de estudo de viabilidade será feito para se saber realmente qual o potencial de Serra Pelada, confirma Marcos Alexandre, informando que a Coomigasp não teve acesso aos estudos da empresa Colossus. “Se fala em 400 toneladas de ouro, se fala em 60 toneladas, e ninguém tem o estudo pelo menos aproximado”, disse ele. Marcos Alexandre mencionou ainda que até o fim do mês de agosto o estudo estará concluído.



Fonte: Diário do Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário