A MELHOR INFORMAÇÃO

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

EMATER INCENTIVA O CULTIVO DE HORTAS EM PEQUENOS ESPAÇOS NA EXPOFAC

Até o próximo domingo, 13, o público poderá ver na 46ª Exposição Feira Agropecuária de Castanhal (Expofac) como são desenvolvidas atividades que resultam na produção de alimentos como leite, farinha e mel, apresentadas pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) no Modelo Rural, espaço onde são mostradas a criação de abelhas, de peixes em cativeiro, de aves e cultivo de hortaliças. A Emater é parceira no evento, promovido pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Castanhal.


O Modelo Rural é uma espécie de minifazenda na qual o visitante vê como são desenvolvidas as atividades produtivas no meio rural e, ao mesmo tempo, também incentiva o desenvolvimento dessas atividades em pequenos espaços, seja em casas ou apartamentos. E para demonstrar isso, técnicos mostram como é possível produzir hortaliças e flores e montar projetos de paisagismo aproveitando espaços limitados. Esta última atividade, inclusive, pode ser desenvolvida utilizando plantas comestíveis e ervas medicinais.


O quiosque de hortas em pequenos espaços chamou a atenção de visitantes internacionais. Um grupo de 10 estudantes japoneses, companhado pelos professores Kenji Irie e Takayoshi Sato, da Universidade de Tóquio, mostrou grande interesse pela técnica de cultivo e a diversidade de espécies. “O grupo está no Pará em visita ao município de Tomé-Açu e regiões próximas, e aproveitaram para conhecer o Modelo Rural”, conta o engenheiro agrônomo da Emater, Ricardo Dohara.







Texto: Paula Portilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário