A MELHOR INFORMAÇÃO

terça-feira, 30 de setembro de 2014

MAIS DE 200 MIL ELEITORES ESTÃO APTOS A VOTAR EM SANTARÉM.


CARTÓRIO DA 20ª ZONA ELEITORAL REVELA QUE APROXIMADAMENTE 20 MIL URNAS CHEGARAM PARA TODO O OESTE DO PARÁ.
 
Aproximadamente 20 mil urnas chegaram para todo o Oeste do Pará

A menos de 10 dias para as eleições em todo o Brasil, o Município de Santarém superou a marca de 200 mil eleitores, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Hoje, de acordo com o IBGE, são exatos 200.028 eleitores aptos a votar. Nas últimas semanas, os cartórios eleitorais no Município atenderam, por dia, mais de mil pessoas.

Dados do Cartório da 20ª Zona Eleitoral revelam que aproximadamente 20 mil urnas chegaram para todo o Oeste do Pará, no dia 09 deste mês. Parte delas foi enviada para as zonas eleitorais dos municípios da região, entre lês, Monte Alegre. Para a 20ª Zona serão 342 urnas, das quais 293 serão usadas nas sessões eleitorais, as restantes ficarão guardadas para possíveis substituições, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em caminhões, balsas, barcos e outros meios, dependendo do local.

Os convocados para trabalhar no dia da votação receberam instruções entre os dias 1 e 3 deste mês, sobre como agir com os eleitores no dia da votação. O Cartório de Santarém informou que treinou 400 pessoas, entre mesários e presidentes de secções. O voto é obrigatório a todos os brasileiros maiores de 18 e menos de 65 anos. Pessoas que nasceram em outros países e se naturalizaram brasileiras também são obrigadas a votar. No dia da votação será necessário ter o Título de Eleitor ou a Carteira de Identidade, documento oficial com foto.

Santarém é um das cidades que não será realizada identificação biométrica. Quem ainda não sabe o local de votação, deve ir ao Cartório da 20ª Zona Eleitoral, localizado na Avenida Mendonça Furtado, no bairro Aparecida, para receber orientação sobre a secção eleitoral. Os eleitores que estiverem fora de seu domicílio eleitoral no dia da votação podem votar em trânsito ou justificar a ausência.

Para quem perdeu ao prazo da justificativa, a Justiça Eleitoral esclarece que vai aplicar uma multa de aproximadamente R$ 3,00. Também quem deixar de votar e não justiçar por três votações seguidas terá o Título de Eleitor cancelado.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem uma ferramenta que permite a consulta dos números do Título, da Zona Eleitoral e o endereço da secção de votação. Quem não tiver o número do documento, precisa dar o nome completo, data de nascimento e o nome da mãe.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) informou que Santarém terá 33 pontos de transmissão via satélite nas eleições. O Pará é o segundo Estado com mais locais a receber esse tipo de tecnologia, serão ao todo 332 áreas, perdendo apenas para o estado do Amazonas que conta com mais de 380 áreas.

Esses satélites enviam os dados do pleito para o Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília, que identifica o Estado de origem e transfere o boletim de urna para o respectivo Tribunal Regional. O ponto de transmissão via satélite assegura maior confiabilidade, segurança e a celeridade no processo eleitoral de áreas distantes.

Os locais que contam com essa tecnologia foram escolhidos em virtude da distância, do difícil acesso e da escassez ou inexistência de sistemas capazes de promover comunicação rápida e de qualidade para a transferência de dados.

SEGURANÇA: Segundo Justiça Eleitoral, o esquema de segurança para as eleições de Santarém e alguns municípios da região contará com o efetivo de 600 policiais militares, no dia 5 de outubro, data da votação. A ação, coordenada pela Justiça Eleitoral, terá o apoio das polícias Federal e Civil, além de órgãos como Detran e Secretaria Municipal de Meio de Ambiente (SEMMA), tendo como meta coibir crimes eleitorais.

De acordo com o comandante do Batalhão da Polícia Militar (3º BPM), tenente coronel André Carlos, apesar do efetivo já ter sido definido, ainda será realizado o planejamento de como os militares devem atuar. “Vamos trabalhar com a prevenção de crimes, mas ainda teremos reunião com os juízes eleitorais para saber exatamente quais crimes vão coibir, e o principal, é a questão da ‘boca de urna’ que é um crime eleitoral”, afirma o TSE.

ALTERAÇÃO: A Justiça Eleitoral alterou nove secções que pertencem à 83ª Zona e funcionam na escola Frei Othmar, no bairro Santíssimo, em Santarém, devido à reforma que está sendo feita no estabelecimento de ensino. As pessoas que votam nas seções 86, 87, 88, 89, 90, 91, 92, 93 e 94 da escola Frei Othmar deverão, no dia da votação, se dirigir para a escola Madre Imaculada, localizada na Avenida Presidente Vargas, bairro Prainha, para onde as secções serão transferidas.

Nestas eleições, o eleitor vai votar na seguinte ordem: deputado estadual/distrital, deputado federal, senador, governador e por último, presidente da República. O voto é obrigatório para todos os brasileiros com mais de 18 anos e menos de 70.

Os eleitores tiveram até às 13h, de quinta-feira, 25, para emitir a segunda via do Título Eleitora. Os eleitores que perderam o prazo poderão votar desde que tenha um documento com foto, desde que saiba a seção de votação.

Por: Sabrine Dalazen (estagiária)


Fonte: RG 15/O Impacto

Nenhum comentário:

Postar um comentário