A MELHOR INFORMAÇÃO

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

IVEIGA: HELDER VENCERIA EM PRIMEIRO TURNO


IVeiga da vitória a Helder (PMDB) no primeiro turno

O final da semana que terminou ontem (28) trouxe duas pesquisas que sondaram a intenção de voto do eleitor na corrida ao governo do Pará: uma do iVeiga e outra do Ibope, que apresentaram resultados opostos.

O iVeiga, dirigido pelo professor de ciência política da Universidade Federal do Pará, em pesquisa realizada de 22 a 26 de setembro, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, aponta a vitória de Helder (PMDB), no primeiro turno da eleição.

> Espontânea
 Shot004
> Estimulada
Shot001

Como a soma dos demais candidatos (40,8%) é menor do que o percentual obtido por Helder (42,9%), a eleição se resolveria no primeiro turno. Não obstante, o iVeiga fez a simulação entre Helder e Jatene em um hipotético segundo turno.

Simulação de segundo turno
Shot006

Para o Senado, o iVeiga aponta Paulo Rocha (PT) liderando a corrida com 21,8% das intenções de voto, seguido por Jefferson Lima (PP), com 13% e Mário Couto (PSDB), com 12,4%.

A pesquisa iVeiga abrangeu estatisticamente todo o Pará e está registrada no TRE-PA 00034/2014.

> Ibope
Shot007

A pesquisa do Ibope, publicada em “O Liberal” na sua edição de sábado/domingo, está impugnada pelo Tribunal Regional Eleitoral, que entendeu, em sede de juízo monocrático, que há indícios de manipulação na aplicação dos formulários no campo pesquisado e por isso cominou multa de R$ 1 milhão a qualquer veículo que a publique.

“O Liberal” achou por bem pagar a multa e, desobedecendo a ordem judicial, publicou a pesquisa. Como eu não tenho a menor intenção de desembolsar R$ 1 milhão e ainda sujeitar-me a processo criminal por desobediência a ordem judicial, deixo de publicá-la aqui, como o maior prazer. Mas você já sabe o resultado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário